A Criação - Lições 1 a 6

 

Imagem: Autor Dirceu Veiga - site: ibfsinfantil.blogspot.com


AULA 1 - Gênesis 1:1-13
Dias 1, 2 e 3 da Criação – Luz, Firmamento e Vegetação.

Imagem: Pinterest/moldesedecoracao.blogspot.com

OBJETIVO - Que a criança entenda que quando Deus disse haja luz, Ele estava dizendo que a luz apareça! Que Ele é  a nossa luz que está em Jesus. Explique lendo o texto na Bíblia: João 8:12 - Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. NVI. Que Deus construiu a casa antes de criar os moradores que viveriam nela.

ORAÇÃO
- Orar com as crianças agradecendo a Deus pela luz, pela água e pela natureza.

CÂNTICOS – Te Agradeço e Autor da Criação – Diante do Trono

MATERIAL DE APOIO – Painel de parede com paisagem da natureza e figuras que representam cada dia da Criação e o Dia do Descanso (Este material é em TNT). Ou usar os visuais de disco de Vinil e EVA. Usar até o 3º. Dia.

Quebra gelo: Luz e escuridão
Diga para as crianças que irá apagar as luzes do salão e que logo irá acender. Combine antes do quebra gelo com alguém para falar na hora que estiver tudo escuro: HAJA LUZ! Neste momento acenda as luzes deixando tudo clarinho. Fale com as crianças para imaginarem como seria o mundo sem luz! Apague a luz novamente e depois acenda. Pergunte para alguns como se sentiram com as luzes apagadas. E depois quando acendeu a luz. Com certeza vão dizer que na luz é muito melhor, pois  a escuridão dá um pouco de medo. 

Hoje começaremos a aprender sobre a história da criação. Bastante gente já ouviu, mas vamos aprender mais detalhes dessa história muito importante que está escrito na Bíblia. Vamos ler:


História:
Ler o texto na Bíblia de Gênesis 1:1-5 - 1º. Dia
Usar o material de apoio

Ler o texto na Bíblia de Gênesis 1:6-8 - 2º. Dia
Usar o material de apoio.

Ler o texto na Bíblia de Gênesis 1:9-13 - 3º. Dia
Usar o material de apoio

Contextualizando a história:
Qual a importância de Deus ter criado primeiro a luz, depois a separação das águas e o céu, e a vegetação? (Aguarde a participação das crianças)

Como acabamos de ler, tudo estava um caos na terra, ela era sem forma, vazia e havia só escuridão, isto quer dizer que Deus estava trazendo ordem em algo sem forma e sem organização, pois estava sendo criado todas as coisas com ordem até que tudo ficasse pronto, 
então antes de criar qualquer coisa na terra, Deus disse Haja Luz! Isso para mostrar que Ele é a nossa luz como está escrito em João 8:12 - E disse Jesus, Eu sou a luz do mundo e quem me segue nunca andará em trevas e terá a luz eterna. 
Por isso Deus fez separação da luz com as trevas, pois precisamos da luz que é Jesus para nos tirar das trevas. 

Por fim,  crianças, desde o início da Criação, Deus nos ensina que Jesus é a nossa luz,  que Ele é Deus e quem ilumina nossa vida.

Depois explique que Deus estava preparando a casa primeiro antes de criar os moradores dela. Fale sobre a importância da água.

Por que Deus criou tantas plantas e frutos diferentes? (Aguarde a participação das crianças)
Quais as frutas você gosta mais? Depois das participações explique que cada planta e cada fruto tem propriedades importantes para nossa saúde e que algumas dessas propriedades são as vitaminas para ficarmos fortes e saudáveis.

Que legal, né crianças? Deus fez todas as coisas pensando em nós! E tudo o que Ele pensou colocou em prática criando a terra e o universo. Devemos sempre lembrar disso quando ouvirmos na escola ou alguém falando que tudo aconteceu por acaso, que tudo aconteceu depois de uma explosão e de uma célula apenas começou a surgir as plantas, os animais e inclusive o homem, pois há uma teoria que se chama Teoria da Evolução que diz que nós viemos de um animal, especificamente do macaco, que o macaco evoluiu e o ser humano surgiu daí. Mas pela Bíblia foi Deus quem criou todas as coisas, principalmente a humanidade, não tem nada a ver com evolução. Quem espalhou sobre a teoria da evolução foi Charles Darwin, mas na história conta que ele se arrependeu de ter falado isso e morreu abraçado com uma Bíblia.

APELO - Perguntar se a criança já aceitou o amor de Jesus no coração. Se alguma criança aceitar Jesus, faça a oração junto com a mesma.

DESAFIO – Entregue um bilhete para cada criança dizendo para trazer na próxima aula uma fruta para compartilhar com os outros amiguinhos.

ATIVIDADE: Criar uma paisagem com colagens.

Material: A Professora vai levar cópias da imagem abaixo para que cada criança comece a montar seu móbile.
Imagem CristianPreschoolPrintables


AULA 2 - Gênesis 1:14-19
Dia 4 da Criação – Luminares.
Imagem: Pinterest/moldesedecoracao.blogspot.com

OBJETIVO - Que a criança aprenda que tudo que existe no universo foi criado por Deus e que devemos ser gratos e nunca reclamar do dia, da noite, do sol, da chuva, do frio, do calor, etc. Que o sol e a lua além de separar o dia da noite, marcam o tempo como os dias, as semanas, os meses e os anos.

ORAÇÃO – Orar agradecendo a Deus pelo Sol que ilumina o dia e pela Lua que ilumina a noite.

CÂNTICOS: Autor da Criação – Diante do Trono e Nosso Deus – Comunidade da Penha

MATERIAL DE APOIO – Painel de parede com paisagem da natureza e figuras que representam cada dia da Criação e o Dia do Descanso. Ou usar os Visuais de disco de Vinil e EVA. Usar até o 4º. Dia.

Quebra gelo: Fui no espaço e levei...
Fazer uma roda e diga que vai fazer uma brincadeira que se chama Fui no espaço e levei... Diga que vai iniciar dizendo o que tem na sua sacola (leve uma sacola grande com frutas dentro - pegue as frutas no almoxarifado, são de E.V.A.) Pegue uma fruta e diga que foi no espaço e levou uma Banana e que levou mais coisas que começam com a letra B, aí cada criança deverá dizer algo que comece com letra B que ela possa levar para o espaço. Não pode demorar, comece a contar até 10, se a criança não souber fica fora da brincadeira ou imita um macaco por exemplo! 

Muito bem, crianças, essa dinâmica foi só para quebrar o gelo mesmo, pois hoje iremos continuar aprendendo sobre a criação.

REFLEXÃO
:
Vamos relembrar os dias 1, 2 e 3. (Mostre na paisagem)
Explicar (mostrando a figura) que Deus começou a enfeitar o planeta para os próximos moradores. Que era importante a criação de cada coisa, pois tudo teria um propósito e seria para o bem estar de toda a humanidade.
Como foi falado na aula anterior, Deus criou todo o universo e começou a organizar a terra, a casa dos futuros moradores,  primeiro. Tudo estava sem ordem e só havia água.  Deus disse haja luz e a luz apareceu, Ele disse haja separação das trevas com a luz, haja separação das águas com o céu! Haja separação das águas com terra seca! Que maravilha! Até aqui então foi 3 dias. Vamos ler sobre o 4o. Dia:
Gênesis 1:14-19


Contextualizando a história:
Para que serve o Sol e a Lua? (Aguardar participações) 
Explique sobre os dias, as semanas, os meses e os anos. 
Que o Sol aparece pela manhã em uma lado do planeta enquanto do outro lado é noite, por isso é escuro. O Sol aquece a terra que muda de lugar para identificarmos a manhã e o fim do dia. 
A Lua é o astro que ilumina a noite e que muda de fase para mostrar as semanas, vamos conhecer as fases da lua: lua minguante (levar ou desenhar uma imagem da lua minguante;  lua nova; lua crescente e lua cheia. Cada semana é uma lua diferente, então, crianças, para sabermos que uma semana já passou, devemos olhar a lua, pois era assim que antigamente se sabia quantos dias já havia se passado. 
Vamos pensar, quando aparece o sol e depois escurece até sair o sol novamente, quer dizer que se passou um dia e um dia tem 24 horas! 
Quando aparece uma lua e depois ela muda, quer dizer que se passou uma semana, isto é 7 dias! 
Quando já apareceu no céu todas as 4 fases da lua, quer dizer que se passou um mês, isto é 30 dias. 
Quando isso acontece 12 vezes, quer dizer que se passou 1 ano, isto é 365 dias!! 
Que legal né gente!! Deus pensou em tudo quando criou o mundo! E tudo que Deus fez era perfeito e bom!

APELO - Perguntar se a criança já aceitou o amor de Jesus no coração. Se alguma criança aceitar Jesus, faça a oração junto com a mesma.

DESAFIO – Em uma noite qualquer desta semana, olhe para o céu estrelado e conte quantas estrelas puder e anote, traga para a próxima aula para vermos o número de estrelas que cada um conseguiu contar.

ATIVIDADE: Sugestão 1: Montagem de um móbile com os luminares Sol, Lua e Estrelas. 

Material: A professora vai levar os luminares cortados duas vezes de cada em papel color set e papel laminado; linha de bordar, cola branca, canetinhas, olhinhos. Unir as duas partes colando a linha entre elas. Moldes nas últimas páginas. Ou podem desenhar e pintar com guache e depois recortar e montar.

As crianças vão fazer rostinhos nas figuras se quiserem.



ATIVIDADE: Sugestão 2: Levar apenas imagem do dia 4. Pode usar estrelinhas, glitter ou lantejoula para preencher.

Imagem CristianPreschoolPrintables



AULA 3 - Gênesis 1:20-23
Dia 5 da Criação – Aves, Peixes e Répteis


Imagem: Pinterest/moldesedecoracao.blogspot.com


OBJETIVO - Que a criança aprenda que é importante respeitar a natureza e os pequenos animais e que Deus os fez porque também achou importante e viu que era muito bom.

ORAÇÃO – Orar agradecendo a Deus pelas aves, pelos animais marinhos e os répteis.

CÂNTICOS: Autor da Criação – Diante do Trono e Deus fez os peixinhos – 3 Palavrinhas.

MATERIAL DE APOIO – Painel de parede com paisagem da natureza e figuras que representam cada dia da Criação e o Dia do Descanso. Ou usar o visual de disco de vinil e EVA. Usar até o 5º. Dia.

Quebra gelo: Será na Contextualização! Ver abaixo.

Olá, crianças vamos continuar com a história da criação! Quem lembra o que aconteceu até o quarto dia?
Muito bem, hoje vamos ler o texto na Bíblia de Gênesis 1:20-23  sobre o 5º. Dia.

História:
Deus fez os animais aquáticos porque achou importante para o meio ambiente, principalmente para nosso alimento. Tem uma variedade muito grande de animais que vivem nos rios e mares e Deus fez questão de criá-los cada um de um jeito. Também criou neste dia todas as aves e pássaros! Alguns voam, mas vivem no chão como as galinhas!!

Contextualizando a história:
Alguém sabe dizer qual a importância dos pássaros? (Aguarde participações) Uma das coisas é que eles pegam as sementinhas de uma árvore e deixam cair no solo para nascer outra plantinha. Quem lembra o que as abelhas fazem? Tem também algumas aves que servem para nosso alimento, alguém lembra de alguma? Então vamos fazer uma brincadeira: tenho aqui nesta casinha várias imagens de animais e cada um vai pegar uma sem olhar, e terá que imitar o animal que pegar. (Pegar a casinha azul no almoxarifado e colocar dentro animais de e.v.a.).

Que legal né crianças! Deus disse que tudo era muito bom!

APELO - Perguntar se a criança já aceitou o amor de Jesus no coração. Se alguma criança aceitar Jesus, faça a oração junto com a mesma.

DESAFIO – Para a próxima aula cada criança vai trazer de casa anotações sobre a importância de um tipo de ave, um tipo de peixe e um tipo de réptil.

ATIVIDADE: Confecção de bichos feitos com material reciclável – rolo de papel higiênico, fundo de garrafa pet e tampinha de garrafa pet. Lembrando que são os bichos do dia 5.

Material: A professora vai levar o material reciclado. Usar guache, canetinhas, papéis coloridos e cola. Pintar o dia 5. 

Imagem CristianPreschoolPrinta

Imagem: artesanatoreciclavel.com.br

Imagem: poplembrancinhas.com.br

                                                                       Imagem: professorajuce.blogspot.com



AULA 4 - Gênesis 1:24-31
Dia 6 da Criação – Animais e Seres Humanos


Imagem: Pinterest/moldesedecoracao.blogspot.com

OBJETIVO
Que a criança entenda que Deus fez os seres humanos para viverem em família, com filhos biológicos ou de criação, mas que todos vivessem em paz e união. Que Deus ama as pessoas acima de tudo o que Ele criou.
Que  entenda o valor de cada animal e que Deus fez as pessoas diferentes umas das outras, mas que todas são especiais para ele de modo igual.

ORAÇÃO
– Orar agradecendo a Deus pelos animais e pelo bichinho de estimação e também por Deus ter criado as pessoas.

CÂNTICOS: Autor da Criação – Diante do Trono e Deus lhe tem amor – 3 Palavrinhas.

MATERIAL DE APOIO – Painel de parede com paisagem da natureza e figuras que representam cada dia da Criação e o Dia do Descanso. Ou usar o visual de disco de vinil e EVA. Usar até o 6º. Dia.

Quebra gelo: Preciso de ajuda
Combine com uma pessoa para fazer várias coisas ao mesmo tempo. Por exemplo, alguém vai ficar falando de tempos em tempos que a pessoa tem fazer isso, depois aquilo e depois aquilo outro. A pessoa vai ficando frustrada, pois a cada comando pára de fazer uma coisa e começa a fazer outra e diz em voz alta "Eu preciso de ajuda!"

Moral da história: Diga que todos nós precisamos de ajuda com algumas tarefas. Até dá para fazer algumas coisas sozinha, mas que com ajuda fica muito mais fácil e rápido.
Esta dinâmica foi para falar do 6o. dia da criação! Vamos relembrar até o dia 5... Agora vamos ler o texto na Bíblia de Gênesis 1:24-31:

Reflexão:
Puxa, como Deus é bom né crianças?! Ele fez tanta coisa legal e agora Ele fez os animais e as pessoas! Todos são moradores da Terra. Fez alguns animais para termos em casa como cachorro, gato, galinha, tartaruga, peixes, etc, mas também fez animais ferozes para viverem nas florestas e proteger o lugar de habitação deles, não é mesmo? Por isso ele preparou os outros dias primeiro! 

Deus criou o homem (Adão) e depois a mulher (Eva), e disse que não era bom que o homem estivesse só e fez uma ajudadora, isso mesmo, Eva era ajudadora, companheira de Adão! 

Só depois de algum tempo que a mulher teve filhos e a família cresceu. Através desta família foram surgindo outras famílias e assim a população foi crescendo, crescendo até encher a Terra de gente, pois Deus quis que fosse assim.

Os seres humanos foram feitos a imagem e semelhança de Deus conforme lemos em Gênesis. Deus fez as pessoas por amor, pois quando ele imaginou criar as pessoas, quis fazer parecidas com Ele. Não quer dizer que somos iguais a Deus, mas somos semelhantes, pois temos mente para pensar, olhos para ver e ouvidos para ouvir, e assim por diante. 

Deus não tem corpo como nós, mas quando Ele enviou Jesus a terra, ele teve um corpo igual ao nosso, então como Jesus é Deus, então somos parecidos com Ele na aparência.

Contextualizando a história:
Quem tem um animalzinho de estimação? (Aguardar participações) Você tem medo de algum animal? Você sabia que Deus também gosta dos animais? Sim, Deus gosta dos animais e espera que os seres humanos cuidem bem deles conforme cada espécie.

Quem aqui faz parte de uma família? Vocês sabem quem são as pessoas da sua família? (Aguardar participações) Explicar que mesmo que a criança não tenha mãe ou pai, ou seja criada pela avó, ela também faz parte de uma família. 

Qual outra família que todos nós fazemos parte? (Aguardar participações) Nós temos a família na Fé, isto é, as pessoas da igreja são nossa família na fé, por isso chamamos uns aos outros de irmãos, pois somos filhos do mesmo Pai, que é Deus, O Nosso Pai Celestial.

Você se acha importante para Deus? (Aguardar participações) Saibam que cada um de vocês são muito importantes para Deus e por isso Ele fez cada um de um jeitinho especial – uns com cabelos diferentes, cor da pele diferente, com um jeito de falar diferente, mas todos são muito especiais para Deus. Deus nos fez por amor como já falei antes e Ele espera que a gente se ame e ame uns aos outros como Ele nos amou primeiro!

APELO - Perguntar se a criança já aceitou o amor de Jesus no coração. Se alguma criança aceitar Jesus, faça a oração junto com a mesma.

DESAFIO – Para a próxima aula a professora vai mandar um bilhete para que cada criança traga uma foto perto de algum animal e
 com a família.

ATIVIDADE: Sugestão 1: Confecção de um quadrinho com a imagem desenhada de próprio punho por cada criança com o seu bichinho de estimação ou animal preferido.

Material: Cartolina cortada em tamanho A4 branca, retalhos de EVA, cola, lápis de escrever, canetinhas, lápis de cor e fita dupla face. O EVA será para a borda do quadrinho.

ATIVIDADE: Sugestão 2: Confeccionar a família com palitos de sorvete. Pegar no almoxarifado. Veja exemplo:

Imagem: grupomaocriativa.wordpress.com

Levar a imagem do dia 6. Pintar com tinta.

Imagem CristianPreschoolPrinta

AULA 5 - Gênesis 2:2,3,9,16,17 e 3:1,6-8
Dia do Descanso e Adão e Eva pecaram

Imagem: Autor Dirceu Veiga - site: ibfsinfantil.blogspot.com

OBJETIVO - Que a criança entenda que Deus fez o dia do descanso pensando em todos. Que Adão e Eva podiam comer de todas as árvores do jardim, inclusive da árvore da vida, mas que não podiam comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, 
que o fruto proibido não tinha nenhuma propriedade que fazia mal, mas que o ato de agir contra a ordem de Deus é que trouxe consequências para Adão e Eva.

ORAÇÃO – Orar pedindo a Deus que nos perdoe por às vezes fazermos algo contra a vontade dEle. Agradecer pelo dia de descanso.

CÂNTICOS: Autor da Criação e Obedecer é mais que importante - Diante do Trono.

MATERIAL DE APOIO – Painel de parede com paisagem da natureza e figuras que representam cada dia da Criação e o Dia do Descanso. Ou usar o visual de disco de vinil e EVA. Usar até o 7º. Dia.

Quebra gelo: Tô cansado
Coloque duas cadeiras no palco e e deite e diga para todos que vai descansar. Combine com alguém para entrar e começar a mexer com você para levantar e ir fazer alguma coisa. Você diz está cansada e precisa descansar. A pessoa insiste i diz que tem coisas que precisam ser feitas hoje! Aí vc se levanta e diz que não precisa não, pois já fez todo o serviço do dia e que por isso vai descansar para estar bem para o outro dia!

Moral da história: Diga que todos precisam descansar e que tem coisas que podemos deixar para o outro dia, pois quando ficamos muito cansados nem conseguimos fazer uma tarefa direito.

Pois bem, crianças, estamos falando sobre o descanso porque depois que Deus criou todas as coisas em 6 dias Ele descansou! Vamos Ler na Bíblia em Gênesis 2:2 e 3, 9, 16 e 17, 3:1,6-19 o que aconteceu:

História:
E viu Deus que tudo que tinha feito era muito bom e no sétimo dia tinha terminado de fazer todas as coisas e por isso descansou. 

Deus disse para Adão e Eva comer de todas as árvores frutíferas que tinham no jardim, mas que não comesse especificamente de uma que ficava no meio desse jardim que era a árvore do conhecimento do bem e do mal, pois isso traria coisas ruins para a vida deles. 

Deus queria provar a obediência destes primeiros humanos, então fez um teste com eles, mas infelizmente eles não conseguiram passar por esse teste por causa da árvore que tinha frutos muito vistosos e saborosos. Por conta disso eles foram expulsos do paraíso que era o jardim onde eles moravam. Deus colocou um anjo para proteger a árvore da vida, pois eles não poderiam mais comer desse fruto. A árvore da vida ficava no jardim também, e é provável que eles comiam dela diariamente.

Então, depois de Adão e Eva terem recebido a ordem de não comerem e nem tocarem no fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, eles desobedeceram e comeram, em seguida perceberam que estavam nús e sentiram vergonha, rapidamente procuraram se esconder de Deus.

Depois disso Deus procurou por eles e perguntou por quê comeram daquele fruto proibido. Adão colocou a culpa em Eva e Eva colocou a culpa na serpente, pois foi enganada pelo animal.

Então, Deus amaldiçoou a serpente por ter enganado Eva e ela passou a rastejar pelo chão. A partir daquele dia tudo mudou na vida de Adão e Eva, pois Adão teria que trabalhar na terra para comer e Eva teria filhos, porém teria muitas dores.


Contextualizando a história:
Qual o dia da semana que você costuma descansar? Por que devemos descansar? (Aguardar participações)

Quem aqui obedece a mamãe, o papai e a professora quando algum deles dá uma ordem? (Aguardar participações) É importante que sejamos obedientes aos nossos pais e aos nossos professores, pois eles só querem nos ensinar coisas boas e isso é muito agradável a Deus.

Quem sabe o que é pecado? Isso mesmo, tudo o que pensamos, falamos e fazemos que desagrada a Deus! O pecado nos afasta de Deus como foi com Adão e Eva.
E se alguém pecar o que acontece? O pecado trás consequências, por exemplo: quando vocês desobedecem aos pais, na maioria das vezes recebem um castigo, não é mesmo? Esse castigo é ruim, mas é para lembrar que você fez algo errado e da próxima vez vai fazer você lembrar que não deve desobedecer. 
Assim é com o pecado, ele trás coisas desagradáveis para nossa vida, mas Jesus ensina em Sua Palavra que devemos nos arrepender dos nossos pecados para que Deus nos perdoe e nos livre do mal como está escrito em 1 João, capítulo 1, verso 9: Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

Lembram da árvore da vida? Pois bem, Jesus é nossa árvore da vida hoje em dia, pois é através Dele que alcançamos a vida eterna com Deus, é através de Jesus que nós podemos nos aproximar de Deus novamente!

Viram, crianças? Deus é fiel e justo para nos perdoar. Sempre lembrem que é por causa de Jesus que Deus nos perdoa, então devemos entregar as nossas vidas a Ele.

APELO – Perguntar se a criança já aceitou o amor de Jesus no coração. Se alguma criança aceitar Jesus, faça a oração junto com a mesma.

DESAFIO – Contar a história da criação para uma pessoa.

ATIVIDADE: Fazer as árvores da vida e do conhecimento do bem e do mal. As crianças irão pintar a mão de tinta e carimbar a folha para fazer uma árvore, depois com os dedos farão as frutas; Usar o pincel para pintar os dedos.

Material: Tinta guache, toalhas de papel ou pano, pincéis e lápis de cor. Ver exemplo:

Imagem: dessiral.blogspot.com

Levar a imagem do dia 7 e montar o móbile.

AULA 6 - Gênesis 4:3 a 15
Caim e  Abel

Imagem: materialgospel.com.br

Versículo para memorizar: Colossenses 3:23
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.


Objetivo: que as crianças aprendam a diferença entre ofertar a Deus com amor e devoção e ofertar a Deus por obrigação ou interesse pessoal.


Recursos Visuais: Coração cinza, coração vermelho, altar de pedra, fogo, fumaça e as palavras amor, alegria, fidelidade, bondade, humildade, honestidade, fé, raiva, ódio, mentira, bagunça, desinteresse, egoísmo e descrença em E.V.A.. Usar o imãtógrafo.


Oração:


Cânticos:


Quebra-gelo: pedir para cada criança desenhar algo para Jesus como se fosse um presente. Depois peça para cada um mostrar o seu desenho e contar como se sentiu desenhando algo para Jesus. (Se não tiver muito tempo, pergunte apenas quem gostaria de mostrar e falar sobre a experiência.) Explique que Deus fica feliz quando ofertamos e adoramos a Ele, isso mesmo, quando adoramos a Ele também é como uma oferta, pois na adoração dizemos o quanto Ele bom, amoroso, poderoso e único Deus que existe! No versículo para memorizar de hoje diz que tudo o que fizermos, fazermos como se fosse para Deus e não para as pessoas. Então crianças é importante entendermos que a nossa vida deve ser toda de entrega a Deus, assim viveremos em paz nesta terra.


História:

Muito bem, crianças, por falar em ofertar a Deus, hoje vamos conhecer um pouco da história de Caim e Abel. Quem já ouviu falar deles? Isso mesmo, são os filhos de Adão e Eva, primeiro nasceu Caim e depois nasceu o Abel e os pais ficaram muito felizes com seus primeiros filhos! Lembram de Adão e Eva né? Eles pecaram e foram expulsos do Jardim do Eden e depois disso tiveram que plantar e cuidar dos animais com as próprias mãos, pois antes de pecarem não precisavam fazer assim.

A Bíblia diz que Caim era agricultor e que Abel era cuidador de ovelhas. Vamos ler o que aconteceu na vida desses irmãos. (Ler Gênesis 4-3-15)

No versículos 3, 4 e 5 diz que os irmãos resolveram dar uma oferta a Deus, isto é, como se fosse um presente. Pensem bem, Adão e Eva se afastaram de Deus e nunca mais o Senhor tinha falado com eles (pelo menos não que a gente saiba, pois a Bíblia não conta), então provavelmente os irmãos tiveram essa ideia de tentar se aproximar de Deus novamente, aí prepararam um altar para colocar ali um presente para Deus, uma oferta! Caim por sua vez foi pegou alguns vegetais e ofereceu a Deus e depois Abel foi e escolheu a melhor ovelha e ofereceu a Deus as melhores partes, ele não foi egoísta e mesquinho, pegou o melhor e ofereceu ao Senhor, por isso Deus aceitou a oferta dele, mas não aceitou a oferta de Caim, será por quê?

Caim só queria conhecer a Deus para lhe pedir coisas, creio que ele não acreditava muito naquela história que os pais contaram sobre como Deus era amigo deles, então ele deu uma oferta por interesse em receber algo em troca caso Deus existisse mesmo! Ao contrário de Abel que com fé tinha esperança de Deus ser amigo deles novamente, de que Deus pudesse até perdoá-los. A Bíblia não fala, mas é provável que Abel queria pedir a Deus que perdoasse o pecado dos seus pais Adão e Eva.

E vejam que interessante, nos versículos 6 e 7 Deus falou com Caim, mas foi para perguntar porque ele estava com o rosto cheio de raiva. Deus aproveitou e alertou Caim sobre o que estava no coração dele que era fazer mal para o próprio irmão. Assim aconteceu, Caim chamou Abel para passear e aproveitou e machucou Abel, machucou tanto que Abel não sobreviveu aquele ataque de ódio do próprio irmão.

Deus novamente falou com Caim perguntando de Abel, e ele furioso ainda respondeu mal ao Senhor e mentiu dizendo que não sabia do irmão. Foi então que Deus colocou uma marca em Caim que não sabemos direito o que é, esta marca era para que todos soubessem que Caim pecou contra Deus e que ninguém poderia tocar nele, senão seria castigado 7 vezes mais que Caim foi castigado, pois Deus expulsou Caim daquelas terras e ele viveu a vida dele fugindo e mudando de lugar e tudo que ele tentasse plantar não iria frutificar!


Contextualizando a história:
Que triste a história de Caim e Abel não é crianças? Quem aqui já ficou com muita raiva do irmão? Pois saibam que ter raiva, ódio e querer o mal de alguém é pecado, então não devemos deixar de jeito nenhum que esses sentimentos dominem a gente, pois foi isso que Deus falou para Caim, não deixe o pecado que está em seu coração te dominar.

Olha que interessante né crianças, Abel queria se aproximar de Deus novamente oferecendo a Ele uma oferta de amor, enquanto Caim era egoísta e só pensava nele mesmo. É interessante porque Adão e Eva foram expulsos do Jardim porque tinham pecado e não se arrependeram e Caim foi expulso daquelas terras porque deixou que o mesmo pecado dos pais o dominasse e o afastasse pra sempre Deus também.

Hoje em dia é assim também vocês sabiam? Quem continuar pecando e desobedecendo a Deus será expulso da presença dEle e correrá o risco de nunca ir morar no céu com nosso Senhor Jesus.

Por isso estejam sempre em oração e peçam sempre perdão pelos seus erros, assim o coração de vocês será sempre bom.



Apelo: 


Desafio


Atividade - Usar os recursos visuais para mostrar. 
Tire cópias do impresso abaixo para que cada criança pinte ou faça colagens com o seu. As palavras que foram usadas nos recursos visuais deverão ser as mesmas para que a criança coloque na parte de cima de cada altar o que representa. Pode levar as palavras impressas ou peça para escreverem na hora. 
Palavras: alegria, fidelidade, bondade, humildade, honestidade, fé, raiva, ódio, mentira, bagunça, desinteresse, egoísmo e descrença.
No altar do coração cinza não terá fogo, pois Deus não aceitou a aferta de Caim. No altar do coração vermelho terá fogo desenhado ou colado pela criança, pois a oferta foi aceita por Deus.




    


Nenhum comentário:

Postar um comentário