Balaão

 

Imagem: ministerioindantilsementinha.blogspot.com



Texto Base: Números 22

Objetivo: que a criança aprenda que quando Deus dá uma ordem devemos
obedecer sem interesse pessoal,  e que o que Deus abençoou ninguém pode amaldiçoar.

Recursos Visuais: No almoxarifado tem uma cabeça de jumenta no cabo de vassoura caso queira fazer uma encenação!

Para aula com vídeo segue o link:
A jumentinha de Balaão - Midinho



Versículo para memorizar: João 14:15

" Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos."


Oração:

Cânticos:

Reflexão:
    Muito bem crianças, hoje iremos aprender sobre Balaão, alguém já ouviu falar? Não né? Pois bem, a história de Balaão está no Livro de Números do Antigo Testamento, pois é muito mais antiga que a história de Jesus. Em Números 22 em diante conta um pouco da participação de Balaão na história do povo de Deus, o povo de Israel.
    Balaão era midianita, ele não era descendente daquelas tribos que saíram do Egito para entrarem na terra prometida de Canaã. Porém, para chegar em Canaã, o povo de Israel teriam que passar por um lugar chamado Moabe o qual tinha um rei muito mal chamado Balaque. Este rei então vendo que o povo de Israel, aquele que tinha saído do Egito guiado por Moisés, vendo que estavam se aproximando de suas terras, enviou alguns de seus homens para procurar um tal de Balaão para que este fosse até lá e amaldiçoasse o povo de Deus. 
    Aí vocês vão me perguntar: mas porque Balaão poderia maldiçoar alguém? Afinal ele tinha algum poder?
    Pois bem, vou explicar, Balaão era considerado um profeta de Deus naquele tempo mesmo não pertencendo a nenhuma das 12 tribos de Israel, pois Deus tinha escolhido ele para ser profeta e falar aos outros sobre o poder do Deus de Israel. Ele pertencia a um povo pagão, isto é, um povo que não reconhecia o Deus de Israel como sendo o deus verdadeiro para eles, porém Balaão em algum momento de sua vida passou a acreditar em Deus e Deus o usou para sua obra.
    Muito bem, Balaão respondeu aqueles homens enviados do Rei Balaque que não poderia fazer o que ele pedia porque tinha que consultar ao Deus de Israel e falou para eles ficarem lá aquela noite. Isso aconteceu duas vezes e na segunda vez, Deus falou com Balaão para ir com aqueles homens, mas na verdade Deus estava testando Balaão, pois da primeira vez Ele já havia dito para Balaão não ir amaldiçoar o povo de Israel, pois este povo era muito abençoado por Ele.
    Balaão então se preparou, montou em sua jumenta, ou mula e seguiu viagem com aqueles homens enviados por Balaque, lembrando que o Rei Balaque havia prometido riquezas a Balaão se ele fosse até Moabe e amaldiçoasse o povo de Israel. No entanto, no meio do caminho aconteceu algo extraordinário. A Bíblia diz que Deus ficou irado com a atitude de Balaão de ir imediatamente com aqueles homens para Moabe mesmo tendo a ordem de não fazer nada contra o povo de Israel. Mas por que será que Deus ficou bravo com ele? Ficou bravo porque Deus conhecia o coração de Balaão que estava muito interessado nas riquezas que o Rei Balaque prometeu a ele. Simm, Deus sabia das intenções de Balaão e foi quando um anjo apareceu na frente da mula e ela se assustou e mudou de direção! E Balaão bateu nela, assim aconteceu por 3 vezes até que Deus abriu a boca da mula e ela falou claramente com Balalão perguntando por que ele tinha batido nela. Depois disso Deus abriu os olhos de Balaão e ele pode enxergar o anjo do Senhor que fez a mesma pergunta que a mula fez. E mais, o anjo disse que só não matou Balaão por causa da mula! Balaão se tocou do seu pecado e se arrependeu e tentou voltar pra casa, mas o anjo disse pra ele continuar e falar com o Rei Balaque somente aquilo que Deus o mandar dizer.
    Chegando lá, O Rei Balaque o levou para um lugar onde dava para avistar todo o povo de Israel acampado em direção a Moabe e pediu para Balaão amaldiçoar aquele povo. Porém Balaão voltou a dizer que só poderia falar aquilo que Deus mandasse e então começou a abençoar o povo de Israel ao invés de amaldiçoar e mais, ele disse que não há magia e nem encantamento que funcione contra o povo de Israel e Deus mandou ele falar tudo o que iria acontecer com os moabitas no futuro que seria a destruição deles. 

Contextualizando:
    Alguém aqui já teve uma experiência de ir fazer algo errado e não deu certo no meio do caminho?
    Por exemplo, você queria fazer uma brincadeira perigosa com seu irmão ou amigo, mas no fim quem se deu mal foi você mesmo, pois quando estava montando a brincadeira a coisa toda se voltou contra você mesmo.
    Assim foi com Balaão, ele poderia ter sido um homem muito usado por Deus daquele momento em diante, mas ele voltou a praticar coisas erradas que fazia no passado que era adivinhar o futuro das pessoas, mas eles usava magias. Como sabemos disso? Sabemos porque lá no Novo Testamento, depois de Jesus, alguns discípulos alertaram a igreja contra falsos profetas e lembraram do que Balaão fez contra o povo de Israel que foi orientar o Rei Balaque atrair os israelitas com adorações ao deus dele Baal.
    Hoje, crianças, quando recebemos uma ordem de Deus, seja através da Bíblia, ou através de um líder como o nosso pastor, devemos guardar em nosso coração e colocar em prática somente aquilo que Deus ordenou para sermos abençoados e para abençoar outras pessoas. Conferir em 2 Pedro.
    Nunca usem a igreja ou a palavra de Deus por interesse, pois senão podemos cometer o mesmo erro de Balaão e Caim, lembram? Caim só queria receber algo de Deus, não tinha interesse em ter amizade do nosso Senhor, por isso seu coração era mau. 
    Também não devemos temer às magias que os feiticeiros fazem contra nós que estamos debaixo da bênção de Deus, pois o que Deus abençoou, ninguém pode amaldiçoar. Mas lembrem-se, precisamos estar sempre debaixo da benção de Deus.

Apelo:

Desafio:

Atividade 1: Usar um prendedor de varal e um desenho da cabeça da mula.
Recortar a boca da mula e colar as duas partes nas partes do prendedor, assim quando abrir o prendedor a boca da mula vai abrir e fechar.





Imagem: bloguinhovania.blogspot.com

    

Atividade 2: montar a mula com papel e as patas de prendedor de varal.

Imagem: freefuneaster.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário