Elias e a Pequena Nuvem

 


Imagem: ailtonjoseoficial.wordpress.com

Texto Base:I Reis 18:41-45
E Elias disse a Acabe: "Vá comer e beber, pois já ouço o barulho de chuva pesada".
Então Acabe foi comer e beber, mas Elias subiu até o alto do Carmelo, dobrou-se até o chão e pôs o rosto entre os joelhos.
"Vá e olhe na direção do mar", disse ao seu servo. E ele foi e olhou. "Não há nada lá", disse ele. Sete vezes Elias mandou: "Volte para ver".

Na sétima vez o servo disse: "Uma nuvem tão pequena quanto a mão de um homem está se levantando do mar". Então Elias disse: "Vá dizer a Acabe: Prepare o seu carro e desça, antes que a chuva o impeça".
Enquanto isso, nuvens escuras apareceram no céu, começou a ventar e começou a chover forte, e Acabe partiu de carro para Jezreel.

Objetivo: que a criança reconheça que o poder que estava em Elias vinha de Deus e que ele era uma pessoa comum como todos nós, porém era obediente por causa da sua fé!

    Hoje, iremos conhecer um pouco sobre a fé e obediência do profeta Elias que viveu no tempo do Rei Acabe o qual se afastou dos mandamentos de Deus e era um homem desobediente e adorava deuses falsos. Vamos ler na Bíblia o que diz sobre a história de hoje: (Ler I Reis 18:41-45)

    Era uma época de muita seca, pois o mesmo Elias obedecendo ao que Deus lhe ordenara, tinha orado para não chover e não choveu por 3 anos naquele lugar. Era um período muito difícil para o povo de Israel, pois eles também estavam cultuando a deuses falsos. Inclusive este mesmo rei Acabe havia mandado matar todos os profetas de Deus de Israel, mas alguns se esconderam e não foram mortos.

    Foi quando Deus ordenou que Elias fosse dizer ao Rei Acabe que iria chover sobre a terra e mesmo sabendo que aquele rei havia mandado matar todos os profetas, Elias foi dar o recado de Deus ao rei.

    Depois que Elias falou com o Rei Acabe este não duvidou e se preparou para fugir dali, pois Deus tinha ordenado que ele saísse de lá por causa da grande tempestade que estava a caminho.

    Então Elias e seu servo subiram num monte e ficaram olhando para o horizonte em direção ao mar para ver se a chuva estava a caminho. Elias mandou o seu servo ir olhar e o mesmo foi e voltou e disse que não via nada, e Elias mandou ele ir ver de novo, e ele foi sete vezes até que na sétima vez ele disse "vejo uma nuvem do tamanho da mão de um homem" e Elias entendeu que era o sinal de que a grande chuva enviada dos céus estava a caminho, então Elias e seu servo saíram dali rapidinho!

    Que história incrível não é mesmo, crianças? Tinha um rei mau e desobediente e um homem bom e temente a Deus o qual era muito usado realizando milagres naquela época tão difícil.

    O apóstolo Tiago diz  (ler o texto abaixo):

Tiago 5:15-18

E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.
Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.
Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.
Orou outra vez, e o céu enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos.

    Aqui o apóstolo Tiago bem depois daquela época de Elias confirmou o que tinha acontecido no passado com o povo de Israel e com os profetas daquela época e disse que Elias era uma pessoa como qualquer um de nós, isto é, ele era sujeito a errar e cometer pecados, mas escolheu servir e obedecer somente a Deus e era um homem de muita fé ao ponto de crer, orar e o poder de Deus vir sobre ele e mandar chuva sobre a terra seca. E mesmo vendo uma pequena nuvem ao longe, creu que era o sinal que a chuva estava próxima! Tiago diz que devemos colocar nossa fé em ação através da oração, orar pelo doente e pelos pecadores para que sejam curados e perdoados os pecados.

    Hoje estamos vivendo um tempo difícil como no tempo de Elias, tem lugares no Brasil que quase não chove trazendo muitos problemas aos moradores. Mas também há muito pecado no mundo, muita violência, muita maldade e a maioria das pessoas não querem saber de Deus!! Por isso, nos dias de hoje também devemos orar como Elias orou pedindo chuva sobre a terra e também devemos orar a Deus pedindo cura aos doentes e orar por aqueles que ainda não conhecem a Jesus, pois quanto mais pessoas aceitarem Jesus no coração, mais amor haverá entre as pessoas.

    Vocês sabiam que a oração é uma ordem de Deus? Até Jesus orava bastante quando estava aqui na Terra, mesmo sendo Deus Ele orava o tempo todo para dar exemplo aos discípulos de que devemos sempre buscar a Deus através da oração. E não devemos desistir até que Deus mande um sinal como no tempo de Elias, mas o sinal hoje em dia é a resposta de Deus para nossa oração, ou Ele vai realizar o que pedimos, isso se for da vontade dele, ou vai dizer não de alguma forma, ou vai mostrar que devemos esperar mais um pouco, mas tudo não quer dizer que devemos parar de ter fé e não orar mais, pelo contrário, devemos orar sempre até Jesus voltar!!

    Vocês oram todos os dias? Agradecem pelo tempo, por todas as coisas que Deus faz por nós? Oram pedindo em favor de outra pessoa? Se vocês não oram precisam começar a orar diariamente. Pode ser de manhã quando acorda, depois agradecer a comida no almoço e janta e depois quando forem dormir, orar agradecendo pela proteção de Deus.

Atividade: montar um guarda chuva com papel colorido. Vai precisar de pedaços de papel colorido, tesoura e cola. segue o link:


Nenhum comentário:

Postar um comentário