Base Bíblica: Gênesis 11:1 a 9
Objetivo: que as crianças conheçam de onde surgiram várias línguas diferentes no mundo, e que os nossos planos devem estar de acordo com a vontade de Deus.
Oração:
Cânticos:
Quebra-gelo: A confusão
Link da dinâmica - A torre de Babel | Pra quem gosta de história
Duas pessoas sentam em uma mesa na frente das crianças para contar uma história. Pegam vários copos e começam a contar a história da torre de babel, mas não dão a dica que é uma história bíblica. Falam que havia um povo muito, mas muito antigo que falavam todos a mesma língua onde moravam e alguém teve a ideia de começar a construir uma cidade bem diferente de tudo que já havia existido. Ficaram tão animados que começaram até fabricar tijolos. (espalhem os copos no centro da mesa como se fossem casas. ) Mas ainda não estavam satisfeitos, pois já haviam construído em uma grande área e queriam construir pra cima!! Isso mesmo eles queriam construir pra cima como é hoje em dia, será que conseguiram? Eles começaram a colocar os tijolos um em cima do outro de maneira que as paredes começaram a ficar cada vez mais altas e eles ficaram muito animados, pois se entendiam e conseguiam sempre entrar em acordo sobre aquela construção e... (neste momento uma das pessoas começa a falar enrolado e a outra pessoa da dupla não consegue entender.) O que você está falando fulano? Vamos continuar a contar a história e foi assim gente... (é interrompida pelo ajudante falando uma lingua estranha e ela começa a ficar nervosa e falar que não está entendendo e que aquilo não estava dando certo.) Por fim eles desistem e um deixa as coisas lá e sai falando uma lingua estranha e o outro derruba algumas peças da torre e diz que vai parar de contar a história porque o fulano estragou tudo.
Moral da história: explique que essa dinâmica tem tudo a ver com a história de hoje que está no Livro de Gênesis capítulo 11.
Reflexão:
Muito bem, crianças, hoje nós iremos basicamente continuar com a história da família de Noé! Depois que Noé morreu, seus filhos tiveram muitos filhos e os filhos deles também tiveram muitos filhos e o povo da terra estava cada vez aumentando mais. Deus mandou que eles se multiplicassem e enchessem a terra.
Vamos ler Gênesis 11 de1 ao 9:
Viram o que aconteceu? Algumas pessoas lideradas por um tal de Ninrode combinaram de fazer uma cidade grande e lá começaram a edificar uma torre bem alta para que de longe fosse avistada e todos soubessem quem morava ali. Será que eles queriam tocar o céu? Será que tinham medo de outro dilúvio?
Pois bem, seja o que for, a Bíblia diz que Deus até desceu na terra para ver o que estava acontecendo e logo deu um jeito naquela situação, pois não se agradou do que estavam fazendo, pois estavam fazendo o contrário do que Deus ordenou, pois eram para se espalhar pela terra. Foi quando Deus fez com que as línguas deles ficassem confusas e começaram a falar em línguas diferentes e uma confusão aconteceu a a torre caiu e só aí começaram a se espalhar pela terra! Uau, que doidera né gente?!!
Contextualizando a história:
Quem sabe como é uma torre? Uma torre é um prédio alto construído para ser visto de longe, por exemplo uma torre de transmissão de TV, elas ficam em lugares bem altos para que a transmissão vá o mais longe possível, pois tem um satélite lá no espaço o qual manda sinal para que as torres de transmissão funcionem!
Vamos descobrir o que significa Babel - Babel vem da palavra Bavel que significa Portão de Deus e torre vem de migdol que significa Torre de Vigia, então aquele povo estava querendo dizer que Babel era a torre de vigia de Deus? Mas quem disse para eles construírem aquela torre? Ninguém! Deus não mandou que fizessem aquilo!
Hoje em dia muitas pessoas constroem torres, isto é, constroem suas vidas baseado em suas próprias vontades e vivem do jeito que bem desejam viver que é longe de Deus e Jesus.
Alguns até fazem altares em casa, constroem capela como se ali fosse o lugar onde Deus vai atender os pedidos deles, mas não é assim né crianças?
Deus é o único Deus e para nos aproximarmos Dele não precisamos construir casas e nem altares, mas sim aceitar Jesus como nosso Salvador e passar a cumprir o que está escrito na Bíblia.
Nunca podemos construir algo e dizer que Deus mora ali ou que Ele vai aparecer ali, ou construir por medo de ir para o inferno. De jeito nenhum! Deus se agrada de termos um coração puro, ensinável e bom, aí sim, no coração, podemos levantar um altar de adoração ao Senhor e fazer com que Ele esteja sempre perto de nós.
Apelo:
Desafio:
Atividade 1: Montar a torre de babel. Tirar cópias do desenho, separa a torre da imagem. As crianças irão colorir, depois precisa fazer um corte no meio da imagem e pelo corte é onde a torra vai crescer e diminuir. Ver modelo:
Atividade 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário