HALLOWEEN

 AULA 1 / 2 - 27/10/2019


Halloween não é brincadeira!



BASE BÍBLICA: 
Deuteronômio 18:9-14

9. Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam.
10. 
Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria
11. 
ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos.
12. 
O Senhor têm repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês.
13. 
Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus.
14. 
As nações que vocês vão expulsar dão ouvidos aos que praticam magia e adivinhação. Mas, a vocês, o Senhor, o seu Deus, não permitiu tais práticas.



👉Versículo para memorizar:  I Tessalonicensses 5:22
"Afastem-se de toda forma de mal."

ORIENTAÇÕES: Para a classe dos maiores (8 a 11 anos), é possível se aprofundar mais no assunto e passar todas as informações contidas nesta aula. Para os (5 a 7 anos), talvez seja necessário resumir mais o assunto, mas precisa deixar claro que como cristãos evangélicos, não celebramos o Halloween.

RECURSOS VISUAIS:
CARTÕES do Halloween – Em cada cartão há uma figura das quais mais representa o Halloween e o seu significado.
Figuras: abóbora, fantasma, morcego, bruxa, morte).
Atrás da figura terá a explicação daquele símbolo. Conforme for explicando cada símbolo, coloque um X feito de E.V.A. ou TNT, por cima da figura indicando que aquilo não agrada a Deus e leia o versículo que fala sobre aquele assunto. Veja a seguir o significado de cada símbolo:

ABÓBORA COM ROSTO - Originou-se da lenda de um homem chamado Jack. Ele morreu, mas foi lhe negado a entrada tanto no céu, como no inferno. Então, condenado a viver perambulando pela terra como uma alma penada, ele colocou uma brasa brilhante num grande nabo oco, para iluminar o seu caminho à noite. Este talismã virou a abóbora que simboliza Jack.
TEXTO BÍBLICO: Lucas 16:26, 30 e 31 – Parábola do rico e Lázaro – Os dois morreram, o rico foi para o hades, lugar dos mortos, e Lázaro, o mendigo que comia das migalhas dos cães da casa do rico, foi para o lugar onde os salvos aguardam a ressurreição. O rico lá do hades viu Lázaro ao lado de Abraão e pediu para que ele levasse água para ele, mas Abraão disse que ninguém poderia passar de um lugar para o outro, então o rico pediu para que Abraão enviasse Lázaro na casa dos pais dele para os alertar sobre aquele sofrimento, mas Abraão mais uma vez disse, que mesmo que alguém ressuscitasse, não conseguiria convencê-los dos seus pecados. Nesta parábola fica claro que nenhum morto tem autorização para perambular nem no mundo dos mortos e nem no mundo dos vivos, pois teria que ressuscitar para isso.


FANTASMAS – dizem de almas que morreram e voltam para assustar as pessoas.
TEXTO BÍBLICO: O mesmo citado no cartão da abóbora. As almas das pessoas que morreram não podem voltar a este mundo. 


BRUXAS - As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.
TEXTO BÍBLICO: Deuteronômio 18:10 (texto da lição) Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria
OBS.: Hoje em dia existem milhares de bruxos e bruxas; no dia a dia não se vestem como as bruxas do Halloween, mas possivelmente nos encontros entre eles, devem se caracterizar com roupas pretas e chapéus grandes. Eles pregam que são bons e que só fazem coisas boas para as outras pessoas, mas entendemos que fazer feitiços está ligado ao ocultismo, que são obras das trevas.


MORCEGOS - simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas. Na tradição Celta, acendiam-se fogueiras nos montes para afastar os maus espíritos, por isso os morcegos vinham aos montes atraídos pela luz.
TEXTO BÍBLICO: Deuteronômio 18:9 - Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam


MORTE – no século XI (11), os papas Silvestre II, João VII e Leão IX, obrigaram a comunidade (os cristãos católicos) a dedicar um dia aos mortos. No século XIII (13) esse dia passou a ser comemorado em 02 de novembro porque 01 de novembro é a Festa de todos os Santos, tudo originou~se nos rituais celtas que invocavam e homenageavam os mortos e, por medo e por falta de conhecimento, passaram a rezar pelas almas dos falecidos. (Extraído do Site: portalcm7.com)
Nós evangélicos não temos esta prática.
TEXTO BÍBLICO: Deuteronômio 18:11 - ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos.

OBJETIVOS:
1. CONHECER: que a criança compreenda o significado de cada símbolo do Halloween associando-os com festas pagãs e contestados pela Bíblia.
2. SENTIR: que a criança reconheça que a festa do Halloween não agrada a Deus e que a Bíblia condena práticas e festas que celebram a morte.
3. AGIR: que a criança coloque em prática o que aprendeu sobre o halloween e diga para os pais e responsáveis que não irá participar desta comemoração porque isso desagrada a Deus. Também vão pesquisar sobre a importância do dia 31 de outubro para os cristãos evangélicos.

1- ORAÇÃO: 
Fazer um momento de oração onde as crianças participem com frases ou palavras de agradecimento e louvor a Deus.

2- CÂNTICOS: 
Halloween, tô fora! - Rose Nascimento

3- QUEBRA GELO: SIM OU NÃO?
Fazer vários cartões com letras grandes com algumas questões sobre o que devemos e não devemos fazer. Usar dois potes escritos – SIM (com carinha feliz) e NÃO (com carinha brava).
Cada criança vai pegar um cartão, por exemplo - FESTA que celebra a morte (terá um versículo sobre o que a Bíblia diz sobre isso), depois pergunte a criança, podemos ou não podemos celebrar esse tipo de festa? A criança deve colocar o cartão no pote escrito NÃO! E assim por diante…
Quando acabar os cartões, explique que tem coisas e festas que não devemos celebrar, pois não agradam a Deus, e que mesmo que falem que a igreja tal faz, então podemos fazer também, não devemos fazer.
Material para a dinâmica:















4- REFLEXÃO: (Conhecer)
Nós somos um povo que celebra a vida, amém? 
Amém e Glória a Deus por isso, não é mesmo? 
Pois foi Deus quem nos deu a vida e vida eterna!!
Depois que a morte, que é a separação do homem e Deus, alcançou a humanidade através do pecado de Adão, Deus, o nosso criador, através de um plano perfeito, enviou ao mundo o seu único filho para morrer na cruz em nosso lugar, este, ao terceiro dia, ressuscitou, e venceu a morte e trouxe vida novamente para o homem arrependido de seus pecados, esta vida é eterna, então, mesmo que o nosso corpo que é material perecer, morrer, nosso espírito viverá para sempre com Deus, pois com Jesus nós alcançamos a vida eterna.

Hoje, nós iremos aprender por que a festa do Halloween não deve ser comemorada pelos cristãos, vamos lá?
Primeiro vamos ver o que significa os principais símbolos desta festa. 
(Usar os cartões do Halloween – recursos visuais)

➽PARA O PROFESSOR: (Nos cartões constam a explicação de cada símbolo, quando terminar de ler, continue com a aula.)

Agora, prestem bastante atenção, pois nós vamos aprender de onde surgiu a festa do Halloween, e qual o significado desse nome.

(Texto extraído do site significados.com.br)
O termo tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.
Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos, comemorada anualmente no dia 31 de outubro pelos americanos.
A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde a data é considerada feriado.
Acredita-se que a maioria das tradições do Halloween tenham se originado nos antigos festivais celtas chamados Samhaim, que marcavam a passagem de ano e a chegada do inverno. Para os celtas, o início do inverno representava a aproximação entre o mundo e o “Outro Mundo”, onde vivem os mortos. Era uma época sombria e escura.
Os celtas acreditavam que no início do inverno os mortos regressavam para visitar suas casas e que assombrações surgiam para amaldiçoar seus animais e suas colheitas. Todos os símbolos que hoje são característicos do Halloween eram formas utilizadas pelos celtas para afastar esses maus espíritos.
Embora de origem pagã, o Halloween recebeu esse nome após ser cristianizado pela Igreja Católica, que passou a defini-lo como véspera do Dia de Todos os Santos que é comemorado dia 01/11.
A maioria dos símbolos característicos do Halloween possuem origem nos primórdios da tradição, enquanto outros foram agregados com o tempo. Entre os principais estão:
As cores laranja e preto: O Halloween é associado com as cores laranja e preto pois o festival do Samhaim era comemorado no início do outono, quando as folhas se tornam laranjas e os dias são mais escuros.
Máscaras e fantasias: os celtas acreditavam que no dia do Samhaim, máscaras e fantasias ajudavam a enganar os espíritos, que não reconheciam os humanos e continuavam vagando pelo mundo sem incomodar.
Atualmente, o Halloween é fortemente marcado por festas à fantasia que geralmente seguem a temática sombria de bruxas, zumbis, esqueletos, etc. No entanto, em países onde a tradição não é tão seguida (a exemplo do Brasil), as festas costumam envolver qualquer tipo de fantasia.
Esqueletos e fantasmas: para os celtas, os mortos assumiam, entre outras formas, a de esqueletos e fantasmas.
Gostosuras e travessuras: do inglês trick or treat, teve origem na Grã-Bretanha mas foi popularizado nos Estados Unidos nos anos 50. A atividade é voltada para crianças que, fantasiadas, batem de porta em porta perguntando “gostosuras ou travessuras?”. Caso a pessoa não dê algum brinde como doces ou dinheiro, as crianças fazem alguma travessura na sua casa.
No Samhaim, os celtas colocavam comidas e doces nas portas para agradar os espíritos e se alguma casa não tivesse os doces, os espíritos faziam algum mal para aquela família.

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (Sentir)
Quem aqui gosta ou comemora o Halloween? Por quê? (Aguardar participações)
É muito comum ouvirmos pessoas dizendo que fazem certas coisas porque a igreja do fulano de tal faz, então eu posso fazer também, ou outro exemplo, o pastor Zezinho disse que podemos fazer porque Deus gosta de ver o seu povo feliz! Humm, acho que não é bem assim, infelizmente, nem sempre determinados pastores ensinam corretamente suas igrejas sobre o que realmente agrada a Deus, pois confundem suas opiniões com a verdade da Palavra de Deus.
O melhor jeito de sabermos se o que ouvimos de um pastor ou de um líder da igreja está de acordo com a Bíblia, é estudarmos e procurarmos os textos bíblicos onde possam nos mostrar o que Deus falou e ensinou ao seu povo sobre determinadas práticas e costumes. Um exemplo é o que a Bíblia ensina sobre a morte, no Livro de Apocalipse, capítulo 20 e versículo 14 diz: “Então a morte e o mundo dos mortos foram jogados no lago de fogo. Esse lago de fogo é a segunda morte.” - Aqui vemos o destino da morte, pois a morte é obra do diabo, ele trouxe a morte através do pecado na vida do homem (Adão e Eva), então, já sabemos que o pecado gera a morte, que é a separação do homem e Deus, e no fim de todas as coisas, no fim do mundo, virá a segunda morte, que é a morte eterna, onde o homem pecador (que não se arrependeu), o diabo, os demônios e a morte, serão lançados no lago de fogo eterno!
Outro versículo que demonstra a insatisfação de Deus quando se trata da morte é:
Todos os que me aborrecem amam a morte.” (Provérbios 8:36) Neste versículo, Deus está claramente dizendo que quem anda conforme suas vontades e conforme o que o mundo ensina, aborrece ao senhor e isso traz consequência que é a morte, a separação de Deus, e demonstra que os que praticam as obras ruins, amam a morte, amam tais práticas, é o que também está escrito em Efésios 5:11 a 12 - “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe (errado), isto é, até o que fazem tais obras das trevas em oculto, quando é revelado é mal, é ruim, é errado.
Resumindo, não devemos celebrar o Halloween, primeiro, é uma festa que celebra a morte, segundo, o Halloween antecede o dia de todos os santos, nós, cristãos evangélicos não celebramos nenhum santo, terceiro, também não celebramos o dia dos finados, pelo contrário, ficamos tristes neste dia que é 02/11, e não rezamos pelas almas dos que já morreram, pois entendemos que depois da morte não há mais como se arrepender.
Nós, cristãos evangélicos, somos chamados de protestantes, e, no dia 31/10, celebramos o dia da Reforma Protestante, mas vamos aprender sobre isso na próxima aula!

6 – APELO:  
Perguntar se alguém ficou com alguma dúvida ou não entendeu a explicação da lição de hoje. Aproveite para esclarecer as dúvidas e confirmar em cada um a salvação em Cristo Jesus.

7 – DESAFIO: (Agir) 
Nesta semana, cada um de vocês irá pesquisar na internet sobre o que realmente os cristãos evangélicos comemoram na data de 31 de Outubro. Também vão assumir o compromisso de não participar de nenhuma festa do halloween, a não ser que seja algo para tirar nota em alguma matéria na escola, mas deixe deixe claro para o professor que você é cristão e que não tem o costume de celebrar festas que não são bíblicas.
(PROFESSOR, se possível, entregue uma folha escrito – PESQUISA SOBRE REFORMA PROTESTANTE para cada criança e explique para trazerem no próximo domingo.)

8 – ATIVIDADE:
Sugestão 1: Montar uma casa de papel
Material: tesoura, lápis de cor e canetinhas
Montagem: Pegar uma folha de sulfite e usar o lado maior dobrando as laterais e uní-las no centro; depois dobrar uma das extremidades formando um triângulo que será a parte do telhado; fazer uma dobra onde separa o telhado e a casa do lado contrário da folha aberta. Depois virar a folha na parte aberta e recortar onde foi dobrado, assim o telhado abre. Com o telhado pronto, cada criança vai desenhar a frente da casa, o telhado e a família na parte de dentro da casa. Ver sequências de fotos. Na parte de trás da casa escrever a frase - Nesta casa não celebramos o Halloween. Quando abrir a casa estará escrito - Nesta casa celebramos a Jesus! Cada criança vai desenhar sua família dentro da casa.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário