João Batista

O Batismo do arrependimento 

Imagem: www.absvida.com.br

Textos Base: 

Lucas 1:5-25 (Zacarias recebe a mensagem do anjo Gabriel)

Lucas 26 a 48 (Maria vai visitar Isabel) 

Lucas 57 a 70 (O nascimento de João)

Mateus 3 (João Batista prega o arrependimento e a vinda de Jesus)


Versículo para memorizar: (após a reflexão)

Mateus 3:2 " E ele dizia: arrependam-se pois o Reino do Céus está próximo!"

Para os professor: para a aula em que vai projetar o desenho sobre João Batista, primeiramente fale sobre o tema de hoje, depois passe o filme e só depois leia os textos e siga com a ordem do encontro.


Link do filme João Batista

https://www.youtube.com/watch?v=lUBIUWVxFHQ


Reflexão

Muito bem, crianças, como vocês puderam assistir no filme, João Batista foi escolhido por Deus antes mesmo do seu nascimento para preparar o caminho para a vinda de Jesus, o Messias prometido. Vamos fazer a leitura primeiramente de Lucas 1 de 5 a 25 onde relata como foi antes do nascimento de João Batista.

Vejam que extraordinário! Isabel e Zacarias já eram avançados em idade, isto lembra da história de quem? Abraão e Sara não é mesmo, mesmo sendo idosos tiveram um filho chamado Isaque como prometeu Deus a eles. Assim foi com os pais de João Batista, e Deus cumpriu sua promessa e o menino nasceu! Porém, houve outro menino que nasceu na mesma época de João Batista, alguém sabe quem foi? Isso mesmo, Jesus! Vamos confirmar lendo Lucas 1 de 26 a 48. Assim como Isabel e Zacarias, Maria e José também receberam a visita do Anjo Gabriel anunciando que eles teriam um filho e qual seria o propósito do nascimento de cada um deles!

E o nascimento de João foi assim, vamos ler em Lucas  de 57 a 70. Incrível não é crianças! Foi algo muito especial na vida desses pais e assim deve ser com todos os pais que tem seus filhos!

Em Mateus 3 relata um pouco a trajetória de João Batista, vamos ler para conhecermos a história do jeito certo.

João Batista recebeu o  nome de João por ordem do próprio Deus que quer dizer DEUS É MISERICORDIOSO ou DEUS PERDOA, e batista é uma referência pelo fato dele batizar com água as pessoas que que entendiam que eram de fato pecadores, que estavam longe do Deus vivo de Israel e que precisa de arrependimento.

João Batista foi preparado por Deus para anunciar aos israelitas que eram dominados pelo império romano e muitos tinham esquecido do Deus de Israel, o verdadeiro Deus, o nosso Deus! E, João batista, dizia que todos precisavam se arrepender e voltar seus corações para o senhor, pois o reino dele estava próximo. Quem sabe dizer o que era esta mensagem? João Batista na verdade estava anunciando a vinda de Cristo, estava anunciando que Jesus já estava entre eles conforme a profecia bíblica sobre a vinda do Messias. 

Nos dias de hoje, nós a igreja, fazemos o papel de João Batista, não é mesmo crianças? Nós anunciamos o evangelho de Cristo que é a salvação e libertação do pecado, pois sem Cristo ninguém poderá ver o reino de Deus, muito menos entrar nele. Deus nos chama para pregar sobre o arrependimento também, falar às pessoas que todos somos pecadores e que precisamos de Jesus que morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia para cumprir com o plano de salvação de Deus. E assim como João Batista fez batizando a todos que se arrependiam, também precisamos passar pelas águas do batismo, pois é uma confissão pública que recebemos Jesus como nosso Senhor e Salvador e que nos arrependemos de sermos pecadores. Tem um versículo que precisamos decorar e é muito fácil!


Versículo:

Mateus 3:2 " E ele dizia: arrependam-se pois o Reino do Céus está próximo!"

Vamos ouvir agora um testemunho sobre o que significou o batismo para essa pessoa e como ela entendeu que precisava entregar sua vida a Cristo por completo.

(Combine com um monitor ou outro adolescente da igreja para dar o testemunho.)

Crianças, o batismo significa morrer para o mundo e ressuscitar para Deus. O batismo é simbólico, é como se as águas nos purificasse dos nossos pecados, mas na verdade quem nos purifica é Jesus com sangue que foi vertido na cruz! O batismo é muito importante para nossa vida como cristãos, pois diante de todos ao nosso redor declaramos que deixamos de andar, pensar e falar como o mundo e passamos a andar, pensar e falar como Jesus ensina em Sua Palavra. 

Alguém quer fazer alguma pergunta sobre o que falamos sobre o batismo ou tem alguma dúvida?


Apelo:

Gostaria de perguntar se todos aqui já aceitaram Jesus como Senhor e Salvador e se gostaria de fazer isso hoje. (Orar com os que aceitarem fazendo a oração e pedindo para repetirem).

Depois perguntar se quem já aceitou Jesus gostaria de passar pelas águas do batismo confessando publicamente que é um pecador arrependido e quer viver sua vida seguindo e servindo a Deus. (Orar pelos que desejam se batizar.) Falar sobre o CTM 1 que é a classe de preparação para o Batismo. 

Para o professor: se não houver ninguém que manifestou o desejo de batizar e já está na idade acima de 11 anos, procurar conversar em separado com este, pois pode ser que tenha ficado com vergonha perante os outros.


Atividade:

Montar um mapa de ideias sobre o plano de salvação. Veja dois modelos: 1. Mapa, 2. Livro sem palavras.

Imagem: Google - Facebook.bbrotherbibliaarte

Imagem: blogdatiarebeka.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário