As Bem Aventuranças - Lições 1 a 5

 


Imagem: caminhandocomjesus.blogspot.com.br

AULA 1/5

Bem aventurados os pobres de espírito e os que choram

Base Bíblica: Mateus 5:1-4 (NVI)

1. Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2.
e ele começou a ensiná-los, dizendo:
3.
"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
4.
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.



Versículo para memorizar:
“Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus...” Mateus 5:12a (Versão NVI)

OBJETIVO: Que a criança compreenda que ser pobre em espírito é ser uma pessoa quebrantada, que reconhece suas fraquezas e que deixa Deus preencher a vida dela com a presença dEle e não com coisas deste mundo.  E tamnbém saiba que somos consolados pelo Espírito Santo de Deus!

RECURSOS VISUAIS: Cartaz com As Bem Aventuranças;  Fichas redondas; Moldura vazada  para tirarem fotos;

1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS: Meu coração 3 Palavrinhas

https://www.youtube.com/watch?v=1iH8qa7h4LM

3- QUEBRA GELO: Caixinha da Felicidade

Material: Utilizar duas caixas de sapato, uma toda preta por fora e por dentro; a outra toda colorida por fora e por dentro. Fazer uma abertura na tampa de cada caixa que dê para inserir um pedaço de papel dobrado. Na caixa preta, dentro dela, fazer um compartimento secreto, tipo um fundo falso de modo que dê para esconder os papéis que serão inseridos nela.

Entregar dois pedaços de papel para cada criança. Explicar que é para escreverem em um dos papéis algo que a deixa triste e, no outro papel, algo que a deixa muito feliz. Pedir para dobrarem ambos os papéis e colocar o papel sobre algo triste na caixa preta e o papel sobre algo feliz na caixa colorida. (Antes da explicação, use o fundo falso da caixa preta para esconder os papéis.)

Em seguida abra a caixa colorida e mostre que todos os papéis estão lá dentro, logo mostre a caixa preta onde todos os papéis estarão escondidos para que não vejam.

Explique que tudo aquilo que deixa a gente triste, fica com Deus, pois Ele é o nosso consolador, então Ele vai cuidar de nós.

E, tudo aquilo que nos deixa feliz, Deus quer que a gente compartilhe com as outras pessoas, pois é a vontade dEle que façamos o bem a todos. Em seguida peça para cada criança tirar um papel de dentro da caixa colorida e leia em voz alta. Diga que tudo o que é bom para nós, devemos desejar para os outros também.

4- REFLEXÃO:

Introdução: (Ver texto Mateus 4:12 e 13 e 23 a 25)

Quando Jesus soube da prisão de João Batista, foi morar em Cafarnaum, pois até então vivia em Nazaré, onde foi criado. Começa então o ministério de Jesus que era de pregar o Reino de Deus. Antes era João Batista que pregava sobre o arrependimento e quando este foi preso, Jesus começou a andar por toda a região da Galiléia para pregar o evangelho. As multidões seguiam Jesus por onde Ele andava, as pessoas eram curadas de enfermidades e de outros males. Além de ensinar, Jesus também curava a todos que vinham até Ele.

Hoje, iniciaremos uma série de lições sobre os ensinamentos de Jesus! Isso mesmo, vamos aprender com o próprio Jesus sobre as verdades da Palavra de Deus. Ele começou falando sobre a verdadeira felicidade, mais conhecida como As Bem Aventuranças, então vamos ler na Bíblia o que Jesus ensinou sobre as duas primeiras bem-aventuranças.

Mt. 5:3 - "Bem-aventurados (Felizes são) os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.

Jesus ensina que devemos ser vazios de nós mesmos, isto é, devemos abrir mão das nossas vontades e desejos para fazermos a vontade de Deus, que não devemos ser apegados às coisas materiais. Também ensina que quem recebe a Jesus com humildade e com o coração quebrantado é feliz e abençoado. . Esta é a vida que agrada a Deus, sermos obedientes e esperarmos sempre pela sua ação, por isso Ele diz que o reino do céu é deles, isto quer dizer que quando uma pessoa reconhece suas fraquezas e entrega sua vida a Cristo, ela passa a viver uma vida espiritual onde estará mais próxima de Deus tanto aqui nesta vida, nesta terra, quanto no céu, na vida eterna.

Segunda Bem-aventurança:

Mt. 5:4 – Bem-aventurados  (Felizes são) os que choram, pois serão consolados.

Jesus ensina que teremos aflições neste mundo, mas que o próprio Deus nos consolará. Quem sabe dizer de que maneira Deus nos consola? (Aguardar participações) Deus nos consola através do Espírito Santo, pois Ele é o nosso Consolador, nosso ajudador (ver João 14:16). Também ensina que lá no céu, não teremos mais sofrimentos, nem sentiremos mais nenhuma dor, não derramaremos mais nenhuma lágrima, pois já estaremos com o nosso Deus, o nosso consolador (ver Apocalipse 21:4).

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA:

Hoje em dia é muito comum as pessoas usarem a expressão ser pobre de espírito para demonstrar uma pessoa rebelde, triste e brava, sendo que na verdade, ser pobre de espírito é ser uma pessoa humilde e mansa, que agrada a Deus com suas atitudes e palavras. 

Vocês tem alegrado a Deus com suas atitudes e palavras? (Aguardar participações) Nem sempre agradamos a Deus com nossas atitudes e palavras, mas o mais importante é cada um de nós reconhecermos nossas fraquezas e falhas para o Senhor, reconhecer que não somos nada sem Ele.

Vocês pedem conselhos quando precisam de ajuda? Assim deve ser com Deus, pois Ele é o nosso consolador e conselheiro, porque de vez em quando passaremos por aflições ao ponto de chorarmos para Deus sobre o nosso sofrimento e, Ele com todo o seu amor e bondade, derrama em nossos corações seu consolo, dando alívio, e é quando sentimos uma paz que nem sabemos explicar. Este é o consolo de Deus!

6 – APELO: Perguntar se tem alguma criança que ainda não entendeu o plano de salvação e orar junto com a mesma. Orar com alguma criança que se sente triste.

7 – DESAFIO: Escreva uma cartinha para um(a) amigo(a) que esteja passando por um momento triste. Escreva palavras de amor e incentivo. Não esqueça de dizer no final – JESUS TE AMA E EU TAMBÉM!

8 – ATIVIDADE:

Sugestão 1: Montar um rosto triste/feliz com molde de acetato.

Material: Papel sulfite, lápis de cor e canetinhas.

Cada criança vai transferir a silhueta de um rosto para o sulfite e vai desenhar os olhos o nariz, os cabelos e uma boca triste. Abaixo do rosto, vai desenhar uma boca sorrindo, depois vai dobrar a folha de modo que o rosto ficará com o semblante feliz, e quando abrir a folha, aparecerá o rosto triste.




                                         Folha aberta                  Folha fechada

                                                             💚💙💛💖


                                       Imagem: caminhandocomjesus.blogspot.com.br

AULA 2/5

Bem aventurados os humildes e os que tem fome e sede de justiça

Base Bíblica: Mateus 5:1 a 6

1. Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2.
e ele começou a ensiná-los, dizendo:
3.
"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
4.
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.

5. Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.

6. Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.

Versículo para memorizar: ...Deus resiste aos soberbos, porém dá graça aos humildes. Tiago 4:6

OBJETIVO: Que a criança aprenda que ser humilde é ter um coração ensinável e que ter fome e sede de justiça é querer sempre fazer a coisa certa, principalmente para com as outras pessoas.

1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS: Fico Feliz – Aline Barros; Este é o dia que o Senhor já fez – Diante do Trono

3- QUEBRA GELO: ORGULHO E HUMILDADE

Se houver 20 crianças, escrever 10 frases que representam uma pessoa orgulhosa e 10 frases que representam uma pessoa humilde. Cada criança vai retirar uma frase de um recipiente e aguardar todas tirarem. Separe os dois tipos de frases. Quando todos tirarem, peça para uma criança ler a frase que tirou e em seguida peça para a criança que tirou a frase oposta ler também.

O objetivo da dinâmica é diferenciar a atitude de uma pessoa orgulhosa e a atitude de uma pessoa humilde. Fazer perguntas sobre como cada criança se sentiu ao ler aquela frase e no final leia o versículo: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Tiago 4:6b

4- REFLEXÃO:

Introdução: (Ver texto Mateus 4:12 e 13 e 23 a 25) Quando Jesus soube da prisão de João Batista, foi morar em Cafarnaum, pois até então vivia em Nazaré, onde foi criado. Começa então o ministério de Jesus que era de pregar o Reino de Deus. Antes era João Batista que pregava sobre o arrependimento e quando este foi preso, Jesus começou a andar por toda a região da Galileia para pregar o evangelho. As multidões seguiam Jesus por onde Ele andava, as pessoas eram curadas de enfermidades e de outros males. Além de ensinar, Jesus também curava a todos que vinham até Ele.

Hoje, continuaremos a aprender sobre os ensinamentos de Jesus! Isso mesmo, vamos aprender com o próprio Jesus sobre as verdades da Palavra de Deus. Ele começou falando sobre a verdadeira felicidade, mais conhecida como As Bem-aventuranças, então vamos relembrar as primeiras e ler na Bíblia o que Jesus ensinou sobre a terceira e a quarta bem-aventuranças (ler o texto na Bíblia na versão Linguagem de Hoje – Mateus 5:3 a 6).

Terceira Bem Aventurança

Mt. 5:5 – Bem-aventurados (Felizes são) os humildes, pois eles receberão a terra por herança.

Jesus ensina sobre a humildade que é o contrário de orgulho. Deus não se agrada dos orgulhosos, pois são egoístas e acham que não precisam dEle (ver Tiago 4:6). Devemos aprender a ser humildes com o próprio Jesus, pois sendo filho de Deus, andou e viveu nesta terra como uma pessoa simples, aprendendo através dos seus pais terrenos e seu Pai Celestial, como deveria se comportar e tratar todas as pessoas. Uma pessoa humilde, é uma pessoa que tem um coração ensinável, isto é, aprende com paciência os ensinamentos de Deus, assim receberão do Senhor tudo o que Ele tem prometido.

Quarta Bem Aventurança

Mt. 5:6 – Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.

Jesus ensina sobre a justiça de Deus e sobre a vontade dEle para cada um de nós. Todos os que desejam fazer a vontade de Deus e praticam a justiça dEle, serão completamente satisfeitos, isto é, serão cheios da graça do Senhor, receberão dEle tudo o que precisam e um pouco mais se assim Ele o desejar fazer.

A justiça de Deus é diferente da justiça dos homens, pois a justiça dos homens é falha e tem a tendência egoísta e acaba prejudicando quem realmente precisa de ajuda.

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA:

Quem aqui está sempre com fome e sede? Eu também sempre estou com fome e sede!! Se alimentar e tomar água é bom para a nossa saúde, não é mesmo? Já pensaram em ficar sem comer um dia inteirinho? Nossa, eu ficaria até com dor de cabeça e sentiria fraqueza!

Pois então, assim como sentimos fome de comida e sede de água, também devemos ter fome e sede de fazer a vontade de Deus que sempre será boa para nós. Devemos desejar cumprir com os mandamentos do Senhor, observando tudo o que Jesus ensinou e praticou. Quando desejamos a justiça de Deus, aprendemos a ser pessoas mais pacientes e bondosas; também aprendemos a ser pessoas humildes, mansas e generosas.

6 – APELO: Perguntar se tem alguma criança que ainda não entendeu o plano da salvação e orar junto com a mesma.

7 – DESAFIO: Nesta semana ajude uma pessoa, seja generoso(a), doe alguma coisa a esta pessoa!

8 – ATIVIDADE:

Sugestão 1: Fazer um desenho usando estêncil (pegar no almoxarifado).

Material: Estêncil de animais e natureza, tinta guache, pedaços de espuma e sulfite.

Montagem: Em uma folha de sulfite cada criança vai montar uma paisagem usando os estênceis e tinta guache colorida pintando com espuma. Escrever Bem-aventurados os humildes, pois receberão a terra por herança.

Imagem extraída do site magazineluiza.com

Desenho apenas para ilustrar.

                                                               💚💙💛💖

                                         Imagem: caminhandocomjesus.blogspot.com.br
AULA 3/5

Bem aventurados os misericordiosos e os limpos de coração

Base Bíblica: Mateus 5:1-8 (NVI)

1. Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2.
e ele começou a ensiná-los, dizendo:
3.
"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
4.
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.

5. Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.

6. Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.

7. Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
8. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.

Versículo para memorizar: 

Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Meteus 5:8

OBJETIVO: Que a criança aprenda que ser misericordioso é quando temos compaixão pelas pessoas de modo a querer ajudá-las e ter um coração puro é evitar o pecado e não guardar sentimentos ruins dentro dele.

1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS: O Sabão; Meu Coração era sujo

3- QUEBRA GELO: A misericórdia de Deus (assistir o vídeo)

https://www.youtube.com/watch?v=sf5vqMVzQM4

Pegar dois copos de vidro do mesmo tamanho e que tenha a mesma medida nas bordas dos copos.

Cortar um pedaço de papel cartão ou usar um cartão que seja firme e maior que as bordas dos copos (não muito maior, um dedo maior mais ou menos).

Colocar água até a metade de um dos copos. Explicar que o cartão significa o pecado que afasta o homem de Deus; que o copo com água significa Deus cheio de misericórdia e o copo vazio é o homem sem Deus.

Pegar o copo com água e tampar com o cartão, em seguida coloque o copo vazio com a boca para baixo por cima do cartão e do outro copo. Cuidadosamente vire os copos, segurando firme, até que o copo vazio fique por baixo, o cartão no meio e o copo cheio por cima, tomar cuidado para que a água não derrame fora do copo.

Explicar que o pecado afasta o homem de Deus, impede que se aproxime dEle. Aos poucos vá retirando o cartão que está entre os copos de maneira que água vá escorrendo para dentro do copo vazio, explique que a misericórdia de Deus afasta o pecado do homem e ele fica cheio da graça e do amor do Senhor.

4- REFLEXÃO:

Introdução: (Ver texto Mateus 4:12 e 13 e 23 a 25) Quando Jesus soube da prisão de João Batista, foi morar em Cafarnaum, pois até então vivia em Nazaré, onde foi criado. Começa então o ministério de Jesus que era de pregar o Reino de Deus. Antes era João Batista que pregava sobre o arrependimento e quando este foi preso, Jesus começou a andar por toda a região da Galileia para pregar o evangelho. As multidões seguiam Jesus por onde Ele andava, as pessoas eram curadas de enfermidades e de outros males. Além de ensinar, Jesus também curava a todos que vinham até Ele.

Hoje, continuaremos a aprender sobre os ensinamentos de Jesus! Isso mesmo, vamos aprender com o próprio Jesus sobre as verdades da Palavra de Deus. Ele começou falando sobre a verdadeira felicidade, mais conhecida como As Bem-aventuranças, então vamos relembrar as primeiras e ler na Bíblia o que Jesus ensinou sobre a quinta e a sexta bem-aventuranças (ler o texto na Bíblia na versão Linguagem de Hoje – Mateus 5:3 a 8).

Quinta Bem Aventurança

Mt. 5:7 – Bem-aventurados (Felizes são) os misericordiosos, pois obterão misericórdia.

Jesus ensina que na mesma medida que tratarmos os outros, Deus nos tratará também, por isso Ele ensinou sobre a misericórdia que é ter compaixão, consideração e ter amor ao próximo, do contrário, Deus não terá misericórdia de nós. Se uma pessoa errar, devemos perdoar e ajudar esta pessoa a consertar o erro e a não errar novamente, fazendo assim, cumprimos com a vontade de Deus. Se alguém precisa de ajuda, também devemos estender a mão, pois se não ajudarmos, não fazemos a vontade de Deus e nos tornamos pessoas ruins e Deus não se agradará de nós.

Sexta Bem Aventurança

Mt. 5:8 – Bem-aventurados (Felizes são) os puros de coração, pois verão a Deus.

Jesus ensina que ter um coração puro é ser uma pessoa sem malícia, uma pessoa que não pensa e nem faz o mal contra alguém, pois o pensamento negativo gera um sentimento contrário a vontade de Deus, e isto leva a pessoa a fazer coisas erradas, então quer dizer que esta pessoa não tem o coração puro, logo não poderá ver Deus. Nossa esperança como cristãos é um dia ver Deus pessoalmente, mas se não tivermos um coração que agrade a Ele, será impossível chegar se quer perto dEle. Portanto, devemos deixar o Senhor transformar as nossas vidas, para termos um coração limpo.

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA:

Quem aqui tem um animalzinho de estimação? Você cuida bem dele? (Aguardar participações) É comum cuidarmos dos nossos bichos de estimação, não é mesmo? Damos comida, água, banho, levamos para passear, etc. Quando seu animalzinho está doente ou está perdido, você não fica triste e faz de tudo para que ele fique bom e seja encontrado? Pois bem, isso é ter misericórdia, é ter compaixão! Uma pessoa misericordiosa, é uma pessoa sensível ao outro, ela sempre procura dar amor e atenção a alguém que é menos favorecido do que ela, por exemplo, um morador de rua é uma pessoa menos favorecida que nós, pois nós temos casa, comida e conforto, algo que alguém que vive na rua não tem, então esta pessoa espera sempre que alguém tenha misericórdia dela e a ajude para que sua situação melhore. Portanto, devemos sempre ser misericordiosos com os outros.

Ser uma pessoa misericordiosa, sensível e boa, é ser uma pessoa que tem um coração puro, é alguém que antes de julgar o erro de outra pessoa, pensa assim: “aquela pessoa errou, mas eu não devo julgá-la, devo tentar ajudá-la, pois se eu estivesse no lugar dela, também gostaria que os outros não me julgassem e tentassem me ajudar!”

Também, ter um coração puro, é não guardar mágoa e nem rancor por alguém, pois estes sentimentos mancham o nosso coração e colocam dúvidas em nossa mente e sempre vamos achar que Deus não nos ama. Por isso, devemos procurar sempre ter um coração puro, limpo, sem manchas e cheio de amor, para vermos Deus face a face.

6 – APELO: Perguntar se tem alguma criança que ainda não entendeu o plano de salvação e orar junto com a mesma. Perguntar se alguma criança tem dificuldade em sentir compaixão por alguém que não conhece.

7 – DESAFIO: Faça o bem nesta semana, ajude alguém menos favorecido que você.

8 – ATIVIDADE:

Sugestão 1: Origami coração marca página

https://www.youtube.com/watch?v=x-kZx7Fn1oQ



Sugestão 2: Origami coração inflável

https://www.youtube.com/watch?v=vWMTRHbiWEs


                                                              💙💚💛💖

                                     Imagem: caminhandocomjesus.blogspot.com.br

AULA 4/5 

Bem aventurados os pacificadores

Base Bíblica: Mateus 5:1-12

1. Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2.
e ele começou a ensiná-los, dizendo:
3.
"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
4.
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.

5. Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.

6. Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.

7. Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
8. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
9. Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.

Versículo para memorizar: Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Mateus 5:9

OBJETIVOS:

CONHECER – que a criança aprenda que a paz em Jesus é diferente da paz que o mundo oferece.

SENTIR – que a criança sinta o desejo de ser um filho da paz.

AGIR – que a criança seja um agente da paz colocando em prática no dia a dia.


1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOSFico Feliz – Aline Barros; Este é o dia que o Senhor já fez – Diante do Trono

3- QUEBRA GELO: AGENTE DA PAZ E GERADOR DE CONFLITOS

Será feita um encenação com 4 pessoas. 1ª pessoa (Fulano), 2ª pessoa (Beltrano), 3ª pessoa (AGENTE DA PAZ), 4ª pessoa (GERADOR DE CONFLITOS)

Entram as duas primeiras pessoas discutindo sobre um assunto qualquer. Depois de um tempo, sai o Fulano da discussão e entra a 4ª pessoa (com uma placa pendurada escrito GERADOR DE CONFLITOS), este começa a incentivar o outro a continuar a discussão com argumentos negativos. Em seguida, o gerador de conflitos sai e entra novamente O Fulano e o Beltrano continua defendendo sua opinião sobre aquele assunto, aí o Fulano desiste e sai de cena e entra a 3ª pessoa (com uma placa escrito AGENTE DA PAZ) e começa a apaziguar o brigão usando argumentos bíblicos até convencê-lo a pedir perdão e ser humilde. O agente da paz sai de cena e entra o Fulano novamente, o brigão, agora apaziguado, pede desculpas e tenta convencer o outro a perdoá-lo, mostrando arrependimento.

Conclusão: Faça perguntas sobre o Gerador de Conflitos e o Agente da Paz, qual dos dois cumpriu com a Palavra de Deus. Você é um agente da paz ou um gerador de conflitos? Entrar na lição.


4- REFLEXÃO (CONHECER):

Introdução: (Ver texto Mateus 4:12 e 13 e 23 a 25) Quando Jesus soube da prisão de João Batista, foi morar em Cafarnaum, pois até então vivia em Nazaré, onde foi criado. Começa então o ministério de Jesus que era de pregar o Reino de Deus. Antes era João Batista que pregava sobre o arrependimento e quando este foi preso, Jesus começou a andar por toda a região da Galileia para pregar o evangelho. As multidões seguiam Jesus por onde Ele andava, as pessoas eram curadas de enfermidades e de outros males. Além de ensinar, Jesus também curava a todos que vinham até Ele.

Hoje, continuaremos a aprender sobre os ensinamentos de Jesus! Isso mesmo, vamos aprender com o próprio Jesus sobre as verdades da Palavra de Deus. Ele começou falando sobre a verdadeira felicidade, mais conhecida como As Bem-aventuranças, então vamos relembrar as primeiras e ler na Bíblia o que Jesus ensinou sobre a sétima bem-aventurança (ler o texto na Bíblia na versão Linguagem de Hoje – Mateus 5:3 a 9).

Sétima Bem Aventurança

Mt. 5:9 – Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.

Jesus ensina que quem não trabalha pela paz, isto é, quem não pratica a paz entre as pessoas, não será tratado como filho de Deus, pois Ele trata como filhos, aqueles que são da paz, que vivem e pregam a paz na terra, são os pacificadores.

Em João 14:27, Jesus diz: “Deixo-vos a paz, a minha vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá” - Ele ensina que no mundo, fora da presença de Deus, há conflitos, há guerras, há todo o tipo de ações negativas que afastam o homem de Deus cada vez mais, que a paz que o mundo oferece é tipo uma trégua, não é verdadeiramente acabar com a guerra! 

O pacificador é aquele que em meio aos conflitos não foge da responsabilidade de promover o bem estar, a paz e a comunhão entre as pessoas, sendo assim, é nossa responsabilidade como cristãos, sermos embaixadores da paz, isto é, sermos aqueles que a qualquer preço, onde estivermos, promoveremos e anunciaremos o evangelho da paz que é a Palavra de Deus, para transformar e salvar as pessoas do pecado e da morte eterna.

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA (SENTIR):

Vocês sabem o que é ser um pacificador? Quem aqui é um agente da paz? (Aguardar participações)

Hoje em dia, cada vez mais, o que vemos são pessoas e nações em conflito, em guerra, sabem por quê? Por que o homem (pessoas) está sempre em conflito consigo mesmo, está sempre em conflito com Deus e com as outras pessoas, e isto é falta de paz.

Como você tem conflito com você mesmo? (Aguardar participações) Temos conflito com nós mesmos porque somos pessoas indecisas, orgulhosas, invejosas, ciumentas, etc, e, por causa disso, há uma briga dentro de nós entre os nossos pensamentos e os nossos sentimentos.

Como você tem conflito com Deus? (Aguardar participações) Temos conflito com Deus porque conhecemos a verdade, mas nem sempre a praticamos, aí o Espírito Santo incomoda o nosso espírito para que façamos o que aprendemos com Jesus.

Como você tem conflito com as outras pessoas? (Aguardar participações) Temos conflitos com as outras pessoas, porque na maioria das vezes discordamos delas, não aceitamos o que elas fazem ou falam, aí tentamos impor a nossa vontade, é onde geram brigas e discussões, e isto é falta de paz.

Quando somos pacificadores, fazemos o possível para manter a paz e a união entre as pessoas, não quer dizer que você nunca pode gerar conflitos, pelo contrário, há conflitos que serão necessários para que a paz seja estabelecida, o importante é mantermos um coração puro e termos uma atitude de amor ao próximo como ensinou o nosso Jesus, por isso Ele disse que os pacificadores serão chamados e tratados como filhos, pois para ser filho do Deus da paz, precisa ser um filho da paz!

6 – APELO:

Perguntar se tem alguma criança que ainda não entendeu o plano de salvação e orar junto com a mesma. Orar pelas crianças que vivem conflitos em seus lares.

7 – DESAFIO (AGIR):

Nesta semana seja um pacificador, um filho da paz! Se estiver diante de um conflito, seja aquele que trará uma palavra ou uma atitude de paz.

8 – ATIVIDADE:

Sugestão 1: Montar uma pomba com a palma da mão.

Montagem: Fazer o contorno da mão no papel e montar uma pomba – desenhar o rosto e as penas.

Sugestão 2: Montar uma pomba de papel.

Montagem: Fazer o corpo da pomba com um molde redondo. Dobrar ao meio. Com um pedaço de papel quadrado, dobrar em forma de sanfona para fazer as asas. Furar o corpo da pomba para encaixar as asas. Fazer o bico com um papel amarelo. Desenhar os olhos.

Sugestão 3: Origami - pomba

https://www.youtube.com/watch?v=6saiDCiVE3c

💚💙💛💖

Imagem: pequeninosdejesus.com

AULA 5/5

Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça

Base Bíblica: Mateus 5:1-12

1. Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2.
e ele começou a ensiná-los, dizendo:
3.
"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
4.
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.

5. Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.

6. Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.

7. Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
8. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
9. Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.

10. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.
11. Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.
12. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".


Versículo para memorizar: Mateus 5:12

Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".

OBJETIVOS:

CONHECER – que a criança aprenda que sofrer por amor a Jesus, é a maior prova da nossa fidelidade para com Deus.

SENTIR – que a criança sinta o desejo de ser um cristão autêntico, verdadeiro.

AGIR – que a criança reconheça Jesus como único Senhor e Salvador da vida dela.


1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS:

Fico Feliz – Aline Barros; Este é o dia que o Senhor já fez – Diante do Trono

3- QUEBRA GELO: O VALOR DA DOR

Pegar uma folha de papel sulfite e uma nota de 50 Reais.

Primeiro, pegue a folha de papel sulfite e diga que vai causar dor nas crianças com esta folha. Vá até uma criança e diga – eu vou causar dor em você, quer ver? Na frente da criança, rasgue um pouco a folha e pergunte – você sentiu dor? A criança vai responder que não. Faça o procedimento com todas as crianças.

Explique que a folha de sulfite não tinha valor, então ninguém ligou que ela foi rasgada, mas a nota de 50 Reais, sim, tinha valor, então rasgá-la, de alguma forma traria algum sofrimento, e nós reagimos a esse sofrimento, não queremos sentir dor nem sofrimento.

Hoje, nós aprenderemos sobre sofrer por causa de Jesus, pois sofrer por causa do evangelho tem muito valor para nós.

4- REFLEXÃO: (CONHECER)

Introdução: (Ver texto Mateus 4:12 e 13 e 23 a 25) Quando Jesus soube da prisão de João Batista, foi morar em Cafarnaum, pois até então vivia em Nazaré, onde foi criado. Começa então o ministério de Jesus que era de pregar o Reino de Deus. Antes era João Batista que pregava sobre o arrependimento e quando este foi preso, Jesus começou a andar por toda a região da Galileia para pregar o evangelho. As multidões seguiam Jesus por onde Ele andava, as pessoas eram curadas de enfermidades e de outros males. Além de ensinar, Jesus também curava a todos que vinham até Ele.

Hoje, continuaremos a aprender sobre os ensinamentos de Jesus! Isso mesmo, vamos aprender com o próprio Jesus sobre as verdades da Palavra de Deus. Ele começou falando sobre a verdadeira felicidade, mais conhecida como As Bem-aventuranças, então vamos relembrar as primeiras e ler na Bíblia o que Jesus ensinou sobre as últimas bem-aventuranças (ler o texto na Bíblia na versão Linguagem de Hoje – Mateus 5:3 a 12).

(Professora, leve cópias de uma folha com todas as Bem Aventuranças para que as crianças completem conforme está no texto, por exemplo: Felizes são aqueles que choram, pois serão ………………... As crianças vão completar a parte que falta, assim eles vão memorizando cada bem-aventurança relacionando uma atitude com um benefício de Deus. Ver anexo no link abaixo. Conforme for lendo cada versículo, já explique cada bem-aventurança.) (VER ATIVIDADE)

Oitava Bem Aventurança

Mt. 5:10, 11 e 12 – 10. Felizes os que sofrem perseguição por fazer a vontade de Deus, pois o Reino do céu é deles. 11. Felizes os que sofrerem  Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores.12. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês

Jesus ensina mais uma vez sobre o Reino do céu que é a mesma coisa de o Reino de Deus, então quando alguém sofre por causa do evangelho e por ser cristão, já conquistou a vida eterna. Sofrer perseguição por causa de Jesus é a maior prova de fidelidade que Deus espera de nós, então se algum de vocês já foram xingados ou mal tratados porque são crentes, então devem ser pacientes e defender o evangelho, pois é a verdade que liberta todo o pecador da morte. Saiba que Deus reconhece tudo o que você enfrenta por causa de ser um cristão e Ele te recompensará por isso. Lembrem-se, a vida eterna com Deus é a nossa maior recompensa!

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (SENTIR)

Quem aqui já sofreu algum tipo de perseguição ou calúnia (mentira)? (Aguardar participações)

Aprendemos hoje, com as últimas bem-aventuranças, que felizes são aqueles que sofrem perseguição e calúnia por fazer a vontade de Deus, por praticar o que é justo perante a Bíblia, então, como podemos nos alegrar, se estamos sofrendo algum tipo de perseguição ou calúnia? (Aguardar participações)

Nos alegramos, não por causa do sofrimento, mas pelo motivo do sofrimento, e este motivo é Cristo, pois se sofremos porque somos cristãos, porque somos seguidores de Jesus, então sofremos a mesma perseguição que os discípulos dEle também sofreram, pois não negaram a Jesus e continuaram a pregar o evangelho mesmo diante das dificuldades.

Se alguém ofender vocês porque são crentes, dizendo que vocês são falsos e mentirosos, não fiquem desanimados ou tristes, orem por esta pessoa e peça que Deus a perdoe e se puderem falem do amor de Cristo para ela. Digam que Jesus ama o pecador e espera que todos se arrependam para que possam alcançar também a vida eterna com Deus.

6 – APELO: Perguntar se tem alguma criança que ainda não entendeu o plano de salvação e orar junto com a mesma.

7 – DESAFIO: (AGIR)

Nesta semana, dê um testemunho para algum amigo(a), ou familiar, sobre como é ser um cristão verdadeiro, como é seguir a

8 – ATIVIDADE:

Sugestão 1: Montar caderninho das bem aventuranças.

Material: Cópias das folhas com as bem aventuranças para completar emontar o caderno. Folha de papel colorido para fazer a capa. Fita decorativa, cola, lápis de cor e canetinhas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário