O FILHO PRÓDIGO

                                                       


BASE BÍBLICA: Lucas 15:11-24.

Versículo para memorizar: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados “ 1 João 1:9

OBJETIVO:
-Levar a criança a RECONHECER a necessidade de arrependimento verdadeiro para poder alcançar o perdão de Deus.
-Levar a criança a CONFESSAR suas faltas para ser perdoada.
-Levar a criança a MUDAR suas atitudes que entristecem a Deus e as pessoas.
-Levar a criança a COMPREENDER o tamanho do amor de Deus que perdoa nossas falhas e está disposto a nos amar de verdade apesar de nossas falhas.
-Levar a criança a SER GRATA e obediente a família que Deus deu a ela.

1-ORAÇÃO:

2-CÂNTICOS: fazer o “alongamento do amor de Deus” .

3-QUEBRA GELO: encenação breve.
Separe duas pessoas (monitores por exemplo) para representarem dois personagens.
1-Um dos personagens é uma criança moradora de rua. Ela pede dinheiro aos motoristas no sinaleiro e comida na porta de bares e lanchonetes. Esta criança fugiu de casa e mora nas ruas. Sua família era desestruturada, o pai era bêbado e batia nos filhos, além disso passava fome em casa e ainda era obrigada a sair as ruas para pedir dinheiro e trazer o mesmo para casa. Acabou escolhendo morar nas ruas por saber que é mais seguro viver na rua do que dentro de sua própria casa.
2-O outro personagem é um jovem que tem tudo em casa: amor, conforto e carinho. Mas por causa das regras que tem dentro de sua casa e da curiosidade em conhecer um mundo novo decidiu ir embora de casa.
Professor: crie um diálogo para os personagens acima para representar essas duas situações.
Após a encenação, reserve um tempo para um diálogo com as crianças. Pergunte se é compreensível o fato do primeiro personagem ter saído de casa para morar nas ruas. E quanto ao segundo personagem? É possível um jovem que tem uma família amável e estruturada querer sair de casa para viver uma aventura longe do lar. Como se sentiriam os pais deste jovem diante da atitude do filho?
Hoje iremos contar uma história da Bíblia bem parecida com esta última. Está escrita em Lucas 15:11-24 (esteja com a Bíblia na mão para eles verem de onde saiu a história).

4- REFLEXÃO:
Para o professor: Jesus contou a história do Filho Pródigo para ensinar o amor de Deus aos pecadores. Aquele filho ingrato que representa a natureza humana, cujas inclinações naturais conduzem a fazer a vontade da Carne . Assim como o pai não recriminou nem condenou o procedimento do filho, que, ao voltar arrependido, foi recebido com grande alegria, Deus também perdoa o pecador ARREPENDIDO. Observe o versículo 24, o qual expressa o estado do pecador condenado e, depois de arrependido, SALVO.
Estude a história várias vezes em sua Bíblia e peça direção ao Espirito Santo.

Dica: para contar a história você pode usar o recurso dos “copos descartáveis “ (veja vídeo anexo https://www.youtube.com/watch?v=ZtI4QplSvyY ) ou então use sapatos para representar os personagens. As crianças gostam muito quando variamos os recursos. Sapato Social (pai), sapatenis (filho mais velho) e tênis (filho mais novo-pródigo ). Quando ele pedir a herança para o pai, coloque moedas dentro do tênis e à medida que ele vai gastando o dinheiro vá tirando as moedas de dentro do tênis e no final mostre o tênis vazio.
Etapas a serem compartilhas com as crianças:
1-Um pai amoroso e sábio tinha dois filhos e cuidava deles com muita dedicação. Verso 11
2-O filho mais novo mesmo tendo todo conforto e amor não estava satisfeito e resolveu “viver a vida de verdade” junto com seus amigos. Ele queria aproveitar os prazeres da vida, conhecer lugares e pessoas novas. Então pediu ao pai a parte da herança para que pudesse ir em busca da vida que ele desejava . Verso 12
3- O pai, certamente , ficou chocado com tal decisão do filho. Provavelmente tentou convencê-lo a desistir da ideia, tentou mostrá-lo o quanto ele era feliz em casa. Mas percebendo que seus conselhos de nada adiantavam, mesmo contrariado, resolveu deixar o filho ter suas próprias experiências. Ele certamente sabia que aquilo não iria terminar bem. Verso 12
4-O filho parte para longe de sua casa e começa a aproveitar a vida com seus novos amigos. Ele tinha dinheiro, assim não era difícil encontrar “amigos” e mulheres para beber, festejar. Ele certamente pensava : “isso é que é vida .... tenho dinheiro, não tem ninguém para me colocar regras, não tenho hora para dormir, nem levantar. Como as coisas que quero, vivo sem regras e cheio de amigos.... Verso 13
5- Ele não sabia cuidar bem de seu dinheiro, gastou tudo na farra. Acabou perdendo tudo. E agora? Onde estão os tais amigos? Foram embora, só estavam interessados em se divertir. Na hora da dificuldade o rapaz se viu sozinho e pior: sem ter o que comer. Verso 14
6-O rapaz que tinha tudo na casa do pai teve que ir atrás de emprego para não morrer de fome. O único lugar que encontrou emprego foi de cuidador de porcos. Verso 15
7-Como só receberia o salário depois de um mês , como fazer para ter dinheiro até lá para poder comprar comida . O jeito foi comer comida dos porcos. Verso 16
8-Ele então RECONHECE (ver os objetivos acima) sua condição miserável e se lembra do pai e dos empregados dele. Verso 17
9-Ele toma a atitude de CONFISSÃO (ver objetivos acima) primeiramente diante de Deus. Verso 18 e 19.
10-O filho decide MUDAR (ver objetivos acima) a história de sua vida indo ao encontro de seu pai. Verso 20
11-O pai amoroso já estava esperando por sua volta desde o dia em que ele havia saído de casa e o recebe com amor (ver objetivos acima). Verso 20.
12-O filho confessa seu erro ao pai. Verso 21.
13-O pai vendo o arrependimento verdadeiro daquele filho e também porque o amava demais resolveu recebê-lo de volta com grande alegria dando a ele nova oportunidade. Verso 22 a 24. ” Há muita alegria e festa quando um pecador se arrepende”. Lucas 15:7

5-CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA:
Muitas vezes nós parecemos com o filho mais novo da história. Temos tudo em nossa casa, mas vivemos a reclamar e a desejar viver a vida de outra maneira. Precisamos ser mais gratos com a vida que temos. Apesar de sermos ingratos, reclamões, Deus nos ama e quer nos ajudar. Quer que a gente se arrependa das coisas erradas que fazemos, ele está pronto a nos perdoar. Mas ele deseja que a gente mude de vida. Pode ser que você não deseje ir embora de casa, mas talvez faça muitas coisas que entristecem a Deus e as pessoas a sua volta (mentira, briga, preguiça.....). Isso traz muitos prejuízos para você.

6-APELO: Levar as crianças a reconhecerem seus erros e confessarem seus pecados. Cuidado para não “expor ou envergonhar “ ninguém. Mostre o quanto Deus a ama e quer que ela viva a melhor vida que Ele preparou.

7-DESAFIO: Ser mais agradecido esta semana.
Quando errar deve reconhecer o erro e pedir perdão e mudar de atitude.

8-ATIVIDADE:
1-Memorizar o versículo: escreva o versículo na lousa e vá apagando as partes até eles memorizarem por completo.
2-Encenação: as crianças podem encenar a história, recontá-la usando bonecos.
3-Brincadeira “Perto de Deus – Vitória” / “Longe de Deus – Derrota “.
4- Atividade manual: O boneco representando o filho que sai de casa deverá ser impresso duas vezes. As crianças devem pintar um lado bem bonito e o outro lado bem sujo, rasgado representando o filho quando perdeu tudo. Mesmo longe do pai, ele estava ligado a ele através do amor (cordão).
http://atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com/...
5-Brincadeira: Escolha uma criança para sair da sala (representando o filho mais novo que vai embora). Quando ele estiver fora da sala, escolha uma das crianças para representar o filho mais velho (este será o líder da brincadeira). Quando o mais novo voltar verá as crianças realizando atividades do tipo: pular, bater palma, fazer caretas, etc, encomendada pelo líder (filho mais velho) sem que o filho mais novo perceba quem está dando os comandos. Quando ele descobrir quem é que está dando as ordens (filho mais velho) , este sairá da sala tornando-se o filho mais novo. Outra criança será escolhida para dar os comandos ..... E assim a brincadeira segue.
OBS: Figura da Socep Editora . Outras figuras: são antigas, não tenho a referencia.

























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