Emoções

A N S I E D A D E

Imagem: YouTube - enviado por TV ZYN - Série Sentimentos e Emoções


Adaptação da lição de Mara Melnik

Base Bíblica: Prov. 15:3;  Mt. 4:4;  Is. 59:1; Sl. 56:3

Provérbios 15:3 - Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.

Mateus 4:4 - Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’".

Isaías 59:1 - Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.

Salmos 56:3 NTLH - Quando estou com medo, eu confio em ti, ó Deus Todo-Poderoso.

Provérbios 17:22 NTLH. A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos

Salmos 37:8 NTLH. Não fique com raiva, não fique furioso. Não se aborreça, pois isso será pior para você.

Filipenses 4:4 NTLH. Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!

Objetivo: que as crianças compreendam que os sentimentos e as emoções quando estão em conflito dentro delas é quando surge a ansiedade, mas a Bíblia nos ensina a confiar em Deus para nos ajudar nos momentos difíceis.

Oração: antes de orar perguntar sobre os pedidos de oração e orar por aqueles que estão agitados.

Material de apoio: usar os bonecos Tomas e Ágatha para representar as crianças. Levar fitas longas nas cores: Vermelha, Azul, Verde, Roxa e Amarela. (Use os bonecos da seguinte forma - na hora da reflexão, deixe os bonecos pendurados em 2 pessoas e vá colocando em volta deles as fitas de acordo como for falando das emoções - medo, tristeza, raiva e alegria) Vai ficar um emaranhado de fitas enroladas nos bonecos, a intenção é demonstrar como as emoções ficam confusas dentro de nós e por isso precisamos de calma - que é a cor Verde para controlar nossos sentimentos. Pode usar outras cores também.

Vídeo como material de apoio que explica o que é ansiedade:

https://www.youtube.com/watch?v=Y8bw1ahAV44


Quebra gelo: Fique calmo!

Para o professor: Pegar um pote transparente com água dentro. Nesta dinâmica vamos tratar das nossas emoções. Por exemplo, quando estamos muito agitados, nervosos, apressados, não conseguimos pensar direito, aí surgem várias emoções ao mesmo tempo fazendo com que a gente não consiga resolver as coisas com calma e com clareza, e é muito comum ficar emburrado e triste e não conseguir explicar o que está acontecendo.

Vejam este pote com água, imaginem que o pote somos nós e a água é o nosso cérebro. Agora vamos acrescentar alguns sentimentos e algumas emoções. Pensem num dia em que tudo parece confuso e estranho (vá colocando dentro do pote aos poucos glitter de cores diferentes e vá falando o que cada cor significa - vermelho raiva, azul pressa, amarelo expectativa, verde desânimo, etc. Na medida que for colocando, vá sempre misturando com uma colher ou palito para que todas as cores vão se misturando. (Se fizer a dinâmica na igreja, use um pote grande para ser bem visualizado.) Vá falando como as emoções e os sentimentos vão se misturando dentro da nossa mente ao ponto de não mais conseguirmos separar nenhum deles, esta é a hora que queremos jogar tudo pro alto e gritar, ou é aquela hora que dá uma angústia e dá vontade de chorar que nem bebê. Muito bem, é agora que precisamos de calma (pare de mexer a água), é agora que precisamos parar, deixar as coisas se assentarem para dar clareza aos nossos pensamentos novamente. Relaxe (peça para as crianças ficarem a vontade nas suas cadeiras, podem tirar os sapatos, fechar os olhos, deixar os ombros e braços relaxados e respirar pelo nariz bem devagar e soltar o ar pela boca também devagar, sem pressa) peça para fazerem o processo de respirar umas 5 vezes, depois esperem um pouco e lembrem de como é bom ficar feliz e fazer coisas que as deixam felizes. Peça para abrirem os olhos e mostre como ficou o pote, todas as cores se assentaram no fundo do pote deixando a água limpa de novo. Diga como foi importante parar e deixar as coisas ficarem mais calmas dentro de nós para podermos pensar direito, para podermos tomar decisões com clareza e firmeza.

Mostrar vídeo para as crianças antes da Palavra - Link vídeo curto sobre ansiedade.

https://youtu.be/2uBzCm-0X-c

Reflexão:

Para o professor: após fazer o quebra gelo e mostrar o vídeo, fale que iremos aprender um pouco sobre como não andar ansiosos, como confiar em Deus em todas as situações e de como Deus, sabendo de tudo o que acontece com a gente, já preparou alguns textos para nos ajudar. Então vamos lá!

Muito bem, crianças, já aprendemos o que é ansiedade e porque ela nos afeta. Agora vamos aprender como Deus nos ensina na Palavra dEle como lidar com as nossas emoções. (mostrar a figura do presente)

Imagem: Pinterest

Olhem que maravilhoso o que Deus deu para nós! Um presente, isso mesmo, Deus deu para nós um presente muito, mas muito especial mesmo! O que será? (mostre a imagem da Bíblia)

Imagem: Pinterest

A Bíblia! Que maravilhoso este presente que Deus nos deu, não é mesmo? Por que será que Deus deu este presente para nós? Alguém sabe? Isso mesmo, para falar conosco, para sabermos tudo o que Ele pensa e quer para nós! Para conhecer Deus, é preciso conhecermos o que Ele fala na Bíblia.

Agora vamos ler alguns textos importantes para hoje:

1. Olhos - Assim como Deus sabe todas as coisas, os olhos Dele estão em todo lugar, isso mesmo, Deus está olhando para nós agora e sabe o que estamos pensando. (mostre a figura dos olhos)

Imagem - Pinterest

Vamos ler o que diz na Bíblia sobre os olhos de Deus - Provérbios 15:3 - Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.

Deus pode ver tudo o que fazemos, e Ele está atento ao que poderá nos acontecer mesmo a gente não sabendo. Por isso, precisamos confiar que Ele sabe o que é melhor para nós, principalmente sobre o futuro. (Releia o texto.)

2. Boca - Deus também fala na Palavra Dele que devemos confiar que Ele é nosso provedor, que Ele não vai deixar faltar o que é necessário para nós, por isso devemos sempre ter em primeiro lugar a palavra de Deus, pois é da boca dEle que vem toda a verdade. (mostrar a figura da boca) Vamos ler o que fala sobre a boca de Deus: Mateus 4:4 - Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’".

Imagem: Banco de imagens Panthermedia

Sendo assim, crianças, tudo o que Deus fala na Bíblia é a verdade que precisamos para liberar as cosas boas na nossa vida.

3. Mão - A Bíblia diz que Deus também é o nosso provedor. (mostrar figura da mão) Ler primeira parte do versículo: Isaías 59:1a - Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar;
Imagem: o-corpo-humano.colorir.com
Deus estende a mão em todo o tempo, Ele está sempre pronto a nos abençoar a e a nos amar, a gente não vê, mas ele cuida de nós como uma mãe quando pega o filhinho no colo para acalmá-lo.
Deus também nos ouve quando falamos com ele. (mostrar a figura do ouvido)
Imagem: tudodesenhos.com
4. Ouvido - Vamos continuar lendo Isaías 59 versículo 1 a parte b: nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. 
Viram? Deus não encolhe a mão para nos ajudar e nem é surdo que não possa nos ouvir, por isso, crianças, sempre oramos a Deus, sempre colocamos diante Dele as nossas necessidades, assim como os nossos agradecimentos.

Agora que aprendemos como Deus age em nosso favor, vamos aprender como  Deus age em nós tratando as nossas emoções: (mostre a figura do medo - usar o emociômetro)
Imagem: tudodesenhos.com

Primeiro vamos falar sobre o medo. Todos nós em algum momento sentimos medo, não é mesmo? Também costumamos ter medo de alguma coisa específica, correto? Mas é pecado sentir medo? Não, não é! Porém, não é bom sentirmos medo o tempo todo, ok? Vamos ler o que diz na Bíblia sobre o medo: 
Salmos 56:3 NTLH - Quando estou com medo, eu confio em ti, ó Deus Todo-Poderoso. 
Aqui, o salmista, que era o Rei Davi, ele sentiu medo, mas logo lembrou de como Deus o amava e o ajudava em todas as batalhas que ele havia enfrentado, sabem por quê? O Rei Davi teve que guerrear com muitos povos inimigos, ele não deixava de lutar pelo povo de Deus ficando com medo, lembram de como ele matou o gigante Golias? Isso mesmo, ele confiava sempre em Deus e Deus cada vez mais colocava no coração de Davi muita coragem e confiança. (tenha um coração de Eva para mostrar).
Imagem: comoaprenderdesenhar.com.br

Segundo vamos falar sobre a tristeza. (mostrar figura triste)
Imagem: tudodesenhos.com

Assim como o medo, nós sentimos tristeza também. Ficamos tristes por vários motivos e isso não é errado, pois Deus foi quem nos deu sentimentos, mas também nos ensina a lidar com cada um deles. Olha o que diz na Bíblia sobre como deve estar o nosso coração: 
Provérbios 17:22 NTLH. A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos. 
Estar sempre triste é morrer aos poucos, por isso, crianças, não podemos deixar a tristeza permanecer, podemos ficar tristes, mas devemos evitar de  deixar a tristeza morar em nós. O bom é se livrar dela o quanto antes! 

Em terceiro, iremos falar sobre a raiva. (mostrar figura raiva) 
Imagem: tudodesenhos.com
Também é algo que sentimos de vez em quando, não é verdade? Sentir raiva é pecado? Hum, vamos ver! Vou explicar. Sentir raiva é quando algo ruim acontece, pode ser quando erramos um chute na bola, quando erramos uma atividade da escola, quando alguém xinga a gente, quando a mãe proíbe de fazer algo como castigo. Tudo isso e outras coisas fazem a gente sentir raiva. Mas o que é a raiva? Raiva é um sentimento ruim, é quando ficamos excessivamente nervosos e, como a tristeza, devemos deixar ela ir embora o mais rápido possível, pois se ela ficar é quando fazemos algo ruim e isso é pecado, por isso ser dominado pela raiva é sim pecado. Vamos ler o que a Bíblia diz:
Salmos 37:8 NTLH. Não fique com raiva, não fique furioso. Não se aborreça, pois isso será pior para você.
Viram? Se a gente se deixar dominar pela raiva, pelo nervoso, vamos acabar fazendo algo ruim que irá prejudicar a nós mesmos.

Em quarto vamos falar sobre a alegria. (mostrar a figura alegria)
Imagem: tudodesenhos.com

Professor: (comece a cantar - A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus...) sentir alegria é tão bom que a gente logo começa a cantar, não é verdade? Sentir alegria é umas das melhores emoções! É claro que você não precisa ficar o tempo todo dando risada, mas é bom quando nos sentimos bem. Vamos ler na Bíblia sobre a alegria: 
Filipenses 4:4 NTLH. Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!
Esta palavra foi o apóstolo Paulo quem disse e sabe para quem? Para a igreja! Isso mesmo, ele falou para os cristãos daquela época e serve para nós hoje também! Ele disse isso não é porque não tinham problemas, pelo contrário, eles tinham muitos problemas, mas se alegrar no Senhor é reconhecer que é Ele quem nos protege, nos ajuda e nos dá o que precisamos através de outras pessoas.

Contextualizando:
Muito bem, crianças! Já falamos sobre como Deus age para nos abençoar e como são as emoções, mas o assunto de hoje é sobre ansiedade. Diante de tudo que falamos e aprendemos, o que é ansiedade?
é uma mistura de sentimentos que nos leva a ter sensações ruins e pessimistas, não é verdade? Então, como podemos controlar a nossa ansiedade?
Um - quando você sentir muito agitado, com as mãos suando e o coração acelerado, e acalme e comece a respirar mais devagar. Faça assim: imagine que em uma mão você tenha uma flor e vai cheira-la e na outra mão você terá uma vela e vai soprá-la. Vamos tentar? Cheire a flor e depois sopre a vela devagar, controle sua respiração. Faça isso quantas vezes for necessário até você começar a se sentir melhor.
Dois - Faça uma oração e fale com Deus o que está sentindo. Peça a ajuda Dele para que você se sinta melhor e passe a confiar Nele.
Três - Faça algo que você goste, algo que te deixe feliz - pode ser desenhar e pintar, jogar bola, montar um quebra-cabeça, etc. Estas coisas nos distrai e deixa a gente mais relaxado, sabia? Ler também é muito bom! 

A ansiedade então precisa ser controlada, pois é comum sentir alguma ansiedade, mas quando fica excessiva e sem controle, começamos a passar mal e não conseguimos explicar o por quê.

Depois que estiver mais calmo tente conversar com um adulto, pode ser um dos pais, alguma professora, ou um amigo de confiança, pois falar e colocar para fora os sentimentos é importante para aprendermos a lidar com eles.

Apelo: Ore pelas crianças. Pergunte quem tem tido problemas de ansiedade, nervoso excessivo do nada, e medo sem saber o por quê.
(coloque um louvor calmo, apague uma parte das luzes) 
Se houver mais pessoas do Kids, peça para orar por uma criança também. Ore individualmente com as crianças. Se puder peça para se ajoelharem no momento em que receberem a oração. Se alguma criança se abrir e se emocionar, ore até ela se sentir bem, se precisar, use um local separado. Após este momento, cante um louvor com eles.
DICA: Na hora do apelo, use as seguintes cores para orar especificamente:
Vermelho: Raiva
Azul: Tristeza
Roxo: Medo
Laranja: Ansiedade
Se houver 4 pessoas para orar, cada pessoa vai segurar uma cor e vai orar especificamente pelo que representa a cor. Explique para as crianças que irão orar e que é para cada uma ir até a pessoa que representa a cor do que ela está sentindo ou costuma sentir no dia a dia. Se alguma criança disser que são duas ao mesmo tempo, então será no laranja ansiedade.

Atividade:
Organizar os sentimentos e as emoções. 
Leve cópias para cada criança organizar o seu. 
Usar eva recortado para mosaico de cada cor para as crianças colarem nos potes (tem no almoxarifado). Veja modelo:
Obs.: Não é para encher os potes, apenas cada criança irá colocar a quantidade conforme ela está se sentindo. Se alguém estiver sentindo ou costuma sentir muito medo, preenche o pote roxo de acordo com o que a criança achar o ideal. Leve um pronto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário