Os 12 Apóstolos



Base Bíblica: Mateus 10: 2-4“2. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
3. Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;
4. Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu.
Versículo para memorizar: Mateus 10:7
“Por onde forem, preguem esta mensagem: ‘O Reino dos céus está próximo’.

OBJETIVO: fazer os discípulos de Jesus conhecidos por algumas de suas características pessoais e ministeriais.

1- ORAÇÃO: Orar pedindo a Deus que sejamos parecidos com os discípulos de Jesus que pregavam o evangelho com ousadia e alegria.

2- CÂNTICOS: Foram 12 Apóstolos

3- QUEBRA GELO: Garrafa com água, copo de plástico, copo bem bonito de vidro. Comece a dinâmica dizendo que vai servir água para algumas crianças. Para a primeira criança sirva a água diretamente na boca (sem encostar), derrame um gole de água, depois sirva água para outra criança no copo descartável, por último sirva água para a terceira criança no copo bonito de vidro. Depois explique que serviu a mesma coisa de formas diferentes para aquelas três crianças, faça a pergunta: qual forma de servir a água foi a melhor? Com certeza vão falar que foi no copo bonito de vidro, explique que desta maneira realmente foi a melhor forma de servir a água, pois houve uma dedicação maior em servir a terceira criança num copo mais bonito. Assim devemos ser para servir a Jesus, por exemplo, qual a melhor maneira de recebermos pessoas na nossa célula? Enfeitando o local, colocando uma faixa de “seja bem vindo”, servindo o lanche para a pessoa com atenção e cuidado, etc. Assim foi com os discípulos de Jesus, havia vários discípulos e dentre eles, Jesus escolheu 12 para ensinar mais de perto como deveriam tratar as pessoas e como ensinar os outros como servir a Deus conforme Ele deseja.

4- REFLEXÃO:
Para o professor: Vamos aprender um pouco sobre como eram os discípulos de Jesus, os doze. Dentre várias opções, Jesus escolheu aqueles homens que eram pessoas comuns, que trabalhavam, tinham família para serem seus discípulos, e futuramente seriam chamados de apóstolos, que quer dizer aqueles que seriam enviados para evangelizar e discipular outras pessoas. Alguns eram pescadores, viviam na Galiléia, local de trabalho deles, tinha cobrador de impostos e outros não sabemos exatamente o que faziam, e todos deixaram o que faziam para seguir a Jesus. Agora vamos conhecer os doze conforme Mateus 10:2-4:
1.O primeiro, Simão, chamado Pedro,
2.e André, seu irmão;
3.Tiago, filho de Zebedeu,
4.e João, seu irmão;
5.Filipe
6.e Bartolomeu;
7.Tomé
8.e Mateus, o publicano;
9.Tiago, filho de Alfeu,
10.Tadeu;
11.Simão, o Zelote,
12.e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.”
Agora vamos conhecer melhor algumas características pessoais e ministeriais de cada um:
Simão chamado Pedro – Pescador, casado, era impulsivo e explosivo, mas era amoroso e tímido, tinha um pouco de dificuldade de entender os ensinamentos de Jesus no começo, depois se tornou um grande líder e em quem Jesus deu autoridade sobre a igreja, chamando-o de pedra ou rocha, por isso o nome Pedro. Escreveu as epístolas de Pedro e foi morto crucificado de cabeça para baixo a pedido dele, pois não se achava digno ser morto como o Mestre Jesus.
André, irmão de Pedro – Pescador, foi quem apresentou Pedro a Jesus, muito dedicado e zeloso com a obra de Deus.
Tiago, irmão de João - Também era pescador, era ambicioso e tinha personalidade forte, isto é, marcante. Depois tornou-se mais íntimo de Jesus, juntamente com seu irmão João.
João, irmão de Tiago – Pescador, era um pouco indisciplinado e exaltado, depois também ficou íntimo de Jesus, autor do Evangelho de João, das epístolas com o seu nome(onde falava e se expressava carinhosamente nos escritos) e do Apocalipse. Foi o último dos doze a morrer e já era idoso quando faleceu de morte natural.
Filipe – Provavelmente também era pescador, tímido e a princípio um pouco incrédulo, mas depois se tornou um grande evangelista e realizou grandes sinais e maravilhas em Samaria (Atos 8:5-7). Filipe é aquele em que o Espírito do Senhor, talvez um anjo, o levou do lugar onde estava batizando o eunuco para outro lugar para falar de Jesus (Atos 8:49).
Bartolomeu – Muito honesto, uma pessoa que não cometia erros. É provável que seu ministério foi na India.
Tomé – Pescador, determinado, mas não creu na ressurreição de Jesus e queria ver para crer. Como os outros foi perseguido por causa do evangelho e morto.
Mateus – Era cobrador de impostos, chamado de publicano, todos não gostavam dele por causa da sua profissão, mas era uma pessoa humilde. Escreveu o Evangelho de Mateus, também foi muito usado por Deus realizando milagres e sinais.
Tiago, filho de Alfeu - Era o mais jovem dos discípulos e escreveu a epístola que leva o seu nome. Pregou na Palestina e Egito.
Judas, o Tadeu – Era temeroso e um pouco incrédulo, escreveu a epístola que leva o seu nome, pregou na Siria e Arábia.
Judas Iscariotes - Também conhecido como traidor, era ambicioso e egoísta, e exercia a função de tesoureiro do grupo. Após trair Jesus, cometeu suicídio.

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA:
A importância de conhecermos como eram os discípulos de Jesus é porque eles eram pessoas comuns como nós, pois trabalhavam, cuidavam de suas famílias assim como as pessoas fazem hoje em dia. Eles tinham qualidades, mas também tinham defeitos, mas o tempo que tiveram andando com Jesus, cada um foi sendo moldado e O Espírito Santo os transformaram em homens com muita fé, amor, dedicação e obediência aos ensinamentos do Mestre Jesus. Esses ensinamentos estão todos gravados na Palavra de Deus, a Bíblia, onde devemos buscar e praticar cada dia para conhecer a vontade do Senhor para nós. Cada um de vocês tem qualidades e defeitos, as qualidades vocês devem manter, porém, os defeitos, Jesus ensina através dos discípulos como podemos mudar, como podemos melhorar nossas atitudes orando mais, lendo mais a Bíblia, participando das células, dos cultos, etc.

6- APELO:
Perguntar se alguém ainda não recebeu o amor de Jesus no coração.

7- DESAFIO:
Orar a Deus pedindo que ajude com aqueles defeitos para que possa ser como os discípulos.

8- ATIVIDADE

Sugestão 1: Montar o relógio dos 12 apóstolos. Usar um pratinho ou um círculo de cartolina. Tirar xerox dos números. Cada criança vai colorir os números com os rostos dos discípulos. Também tirar xerox da imagem de Jesus e colar no meio do relógio.
Sugestão 2: fazer 12 peixes de EVA e montar um chaveiro para cada criança. Cada peixe representa um discípulo . As crianças devem enfeitar os peixes. Cada um dos peixes representa um discípulo. Aplicação : Cada um de nós deve cumprir sua missão tornando -se um pescador de homens.



Imagem: Pinterest




Nenhum comentário:

Postar um comentário