O Espírito Santo

 Um Grande Amigo

Imagem: depositphotos.com

Base Bíblica: Mateus 3:16

"Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele."

Recursos Visuais:
Usar pomba, chama de fogo e vento para mostrar na Bíblia os versículos que mencionam a manifestação do E.Santo.

Reflexão:
    Muito bem, crianças, hoje iremos falar sobre o Espírito Santo! Quem sabe dizer quem é o Espírito Santo na nossa vida? Ele é o nosso amigo, assim como Jesus, correto?! 
    Vocês lembram que aprendemos sobre Deus e como Ele criou todas as coisas e em especial as pessoas quando criou Adão e Eva, não é? E lá no Jardim do Éden Deus tinha um relacionamento de Pai e filhos com o casal não é mesmo? Deus se manifestava na pessoa de Pai para eles, até que o pecado entrou no mundo através da desobediência deles e todas as pessoas que nasceram e nascem até hoje são pecadoras, isto é, estão separadas de Deus. Então, Deus na sua infinita bondade e amor pelas pessoas enviou seu Filho Jesus para a terra nascendo de uma mulher e quando cresceu e se tornou homem com 30 anos foi batizado e recebeu o Espirito Santo em forma de pomba para que fosse testemunhado por todos que estavam ali. Sendo assim o Espírito Santo se manifestou na terra vindo sobre Jesus o Santo de Deus. Vamos ler na Bíblia os textos que falam sobre a manifestação do Espírito Santo Novo Testamento.
    
1. Quando Jesus foi batizado - Mateus 3:16 diz: Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.
Aqui menciona o Espírito Santo como Espírito de Deus em forma de pomba vindo sobre Jesus! Foi assim para que todos que estavam ali presenciasse a manifestação de Deus como Pai sobre o Filho Jesus, pois mais pra frente todos que aceitassem Jesus receberiam também o Espírito Santo em suas vidas.
    
2. Após a ida de Jesus para o céu -  Atos 1:5 - Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo. Esta foi a promessa de Jesus para os apóstolos e todos que haviam se convertido ao Evangelho. 
Depois aconteceu em Atos 2:1-3: 1 Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. 2 De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. 3 E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.

Aqui mostra como foi a descida do Espírito Santo pela primeira vez sobre a igreja, pois diz que todos que estavam naquele lugar viram e receberam o Espírito Santo primeiro como um vento forte e depois em forma de línguas de fogo que pousou sobre cada um e no mesmo instante começaram a falar em diversas línguas diferentes.
Que maravilhoso deve ter sido esse dia não é mesmo crianças? Deus se manifestou na pessoa do Espírito Santo vindo sobre cada um e enchendo a vida daquelas pessoas da sua presença gloriosa ao ponto de começarem a falar línguas estranhas. 
A partir desse dia o Espírito Santo habitou entre nós, Ele vem sobre nós quando aceitamos Jesus! Porém, nem sempre as pessoas que recebem Jesus como Salvador começam a falar em línguas estranhas, mas sabemos quando uma pessoa realmente aceitou Jesus porque o Espírito Santo passa a fazer parte da vida dela e muitas coisas vão mudando dentro dessa pessoa, por exemplo a maneira de falar, de pensar e de agir, pois uma pessoa só muda quando o Espírito Santo a ajuda seguir e servir a Jesus com santidade e amor.
    
    Entenderam por que o Espírito Santo é nosso Amigo? Porque Ele está presente em nós para nos ajudar a obedecer a Palavra de Deus e todos os ensinamentos de Jesus. E foi Jesus mesmo quem disse que enviaria outro consolador aos seus discípulos, vamos ler -  João 14:16 - Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

    Viram? O Espírito Santo foi enviado por Deus para ser o nosso conselheiro e consolador até a volta de Jesus, pois neste dia todos os que receberam Jesus como Senhor e Salvador e creram que Ele é o Filho de Deus , serão todos arrebatados para viverem eternamente com Ele num lugar muito especial.
 
    Em outras aulas nós iremos aprender sobre os dons espirituais, pois é Deus quem nos concede dons através do Espírito Santo.

Apelo:
Pergunte se todos receberam o amor de Jesus no coração, depois pergunte se alguém deseja receber o Espírito Santo de maneira especial em sua vida.

Desafio:
Nesta semana, em suas orações, peça ao Espírito Santo que se manifeste para vocês de maneira especial.

Atividade: 
Sugestão 1: Cópias da imagem para as crianças pintarem e fazerem uma colagem das línguas de fogo feitas com E.V.A.

Imagem: blogtiale.blogspot.com


Imagem: ignatiana.blog
Sugestão 2:
Montar a pomba.
  

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário