DIA DOS PAIS


Base Bíblica: Efésios 6:1-3; Lucas 2:41-52; Gênesis 37:12-36; Mateus 21:28-32
.
Versículo para memorizar: “Filhos, obedecei aos vossos pais!” Efésios 6:1

OBJETIVO: Que a criança compreenda que ser obediente aos pais é obedecer a Deus também, pois Ele é o nosso pai celestial.

1- ORAÇÃO: Orar com as crianças pedindo a Deus que as ajude a serem bons filhos e a honrarem seus pais como está escrito na Bíblia.

2- CÂNTICOS:

3- QUEBRA GELO:

Chamar alguns pais (uns 6 pais) presentes no culto, os quais os filhos estejam também presentes no infantil.
Pedir para os filhos, os quais os pais estejam ali, para cobrir os olhos com um tecido de modo que não consigam ver nada. Em seguida, colocar os filhos com os olhos vendados um do lado do outro com um espaço entre eles, depois colocar os pais trocados na frente dos filhos. Perguntar filho por filho se aquele que está na frente dele é o pai dele (pode tocar na pessoa). O filho deve dizer que não é o pai dele, pois está trocado.
Quando acabar filho por filho, misturar os pais novamente e pedir para todos os filhos ao mesmo tempo ir procurar o seu pai, e quando achar, ficar ao lado do pai.
Ao término da procura dos pais, pedir para os filhos tirarem as vendas e explicar que todos ali conhecem bem os seus pais, pois mesmo de olhos vendados conseguiram distinguir qual era o seu pai verdadeiro, pois todos tem um relacionamento com o seu respectivo pai, tem contato com ele, conhece as características do pai. Assim é Deus com a gente, Ele é nosso pai celestial e devemos conhecer todas as características dele que é bondoso, amoroso, grande e poderoso e que nos ama tanto que enviou seu primeiro filho para morrer pelos nossos pecados. Devemos ter intimidade com nosso pai celestial assim como temos com o nosso pai aqui na terra, devemos conversar com ele, contar os nossos medos e nossas alegrias também, pois Ele nos ama e fica feliz quando nos aproximamos dele.

4- REFLEXÃO:
Como hoje é dia dos pais, então vamos falar um pouquinho sobre como devemos tratar os nossos pais.
Talvez seu pai goste de te abraçar, contar histórias, levar para passear, colocar no colo, brincar com você... Se ele for crente, provavelmente lê a Bíblia e ora com você, te leva para a igreja e te ensina muitas coisas maravilhosas sobre Jesus.
Com certeza os seus papais trabalham bastante para alimentar vocês, compram suas roupas, material da escola, enfim eles dão o que vocês precisam, não é mesmo? E, muitas vezes dão até o que vocês não precisam, só para agradá-los, pois os pais gostam de ver os seus filhos felizes.
E vocês? O que fazem para agradar aos seus pais?
A Bíblia diz que os filhos devem honrar e obedecer aos pais (está escrito em Efésios 6:2 e 3). Honrar é mais do que obedecer. É fazer o melhor pelo pai.
Jesus foi um menino obediente. Seu pai trabalhava numa carpintaria e Jesus o ajudava. Jesus nunca desobedeceu. Ele era obediente ao seu pai (está escrito em Lucas 2:41-52).
José do Egito também era um filho muito obediente. Certa vez, seu pai lhe mandou levar comida aos irmãos e ver como eles estavam. Prontamente, José obedeceu não importando a distância que ele teria de andar sozinho. José obedeceu na hora em que seu pai deu aquela ordem.
Em uma parábola que Jesus contou, um homem tinha dois filhos. Disse então ao primeiro, filho vai trabalhar na vinha. Porém, o filho respondeu: não! Mais tarde se arrependeu e foi. O pai fez o mesmo pedido ao segundo filho. Este respondeu que iria, mas não foi.
Qual dos dois filhos obedeceu ao pai? Foi o primeiro filho, pois mesmo dizendo que não iria, se arrependeu do que disse e foi, pois preferiu ser obediente (está escrito em Mateus 21:28-32).
Assim, nós também devemos obedecer aos nossos pais.
Portanto, se você não tem um pai, ou tem um pai ruim, não fique triste, pois a Bíblia fala de um pai perfeito que te ama muito e cuida de você. Ele nunca erra e está sempre conosco. Você sabe quem é? Ele é Deus! Isso mesmo, Deus é o nosso pai celestial! Porém, para se tornar filho dele é necessário você se arrepender dos seus pecados e aceitar o amor de Jesus em seu coração.
A Bíblia ensina que todos nós somos pecadores e que devemos nos arrepender dos nossos pecados, crer que Jesus é o filho de Deus e que devemos convidá-lo para entrar em nosso coração e nos ajudar a sermos filhos obedientes ao nosso Pai celestial que é o melhor pai do mundo!.

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA:
Deve ser difícil para alguém que não tem ou não vive com o pai, entender como obedecê-lo se ele não existe ou mora em outro lugar, mas, com certeza, existe outra pessoa na vida de vocês que não tem pai, que faz o papel de pai, e esta outra pessoa pode ser a própria mãe, um tio, um avô ou avó, etc. O mais importante em suas vidas, é que vocês sejam bons filhos, bons sobrinhos ou bons netos, pois isso agrada muito a Deus!

6 – APELO:
Perguntar se alguma criança ainda não convidou Jesus para entrar em seu coração e fazer a oração junto com a mesma. Orar por aqueles que não tem ou não moram com o pai.

7 – DESAFIO:
Nesta semana, numa noite antes de ir dormir, peça para o papai ler para vocês ,na Bíblia, uma história que fale sobre família.


8 – ATIVIDADE:

Sugestão 1: Dobradura - Montar uma camisa de papel.
Material: Papel sulfite, papel de presente e cola.
Montagem: Ver fotos.
(Dentro da camisa pronta terá um cartão, o qual cada criança vai escrever uma mensagem para o seu pai.) Sugestão 2: cartões . https://www.facebook.com/673283106147611/posts/1550894408386472/










Nenhum comentário:

Postar um comentário