Noé - Lições 1 a 6

 

Imagem: br.freepik.com


Aula 1
Noé – Um Homem Justo, filho de Lameque e neto de Matusalém

Imagem: br.freepik.com

Base Bíblica: Gênesis 5:21-32 e 6:9

OBJETIVO - Que a criança conheça os antecedentes de Noé – seu pai Lameque (homem temente a Deus) e seu avô Matusalém que foi o homem quem mais viveu na terra. Que reconheçam que Noé era um homem justo.

ORAÇÃO -
Orar com as crianças agradecendo a Deus por seus familiares e pela conversão dos que ainda não são cristãos. (Aproveite este momento e peça para cada criança escrever os nomes de pessoas da família que elas lembram que ainda  não aceitaram a Jesus.)

CÂNTICOS – Quando nasce uma criança e Um homem legal – Diante do Trono

MATERIAL DE APOIO – Bonecos que representem os familiares de Noé (Seu avô Matusalém, seu pai Lameque, sua esposa, seus 3 filhos, suas 3 noras, o próprio Noé e alguns animais de estimação, cãozinho, ovelha, etc.); usar um fundo de natureza. (Todo material encontra-se no almoxarifado.)

Para o professor: nesta aula procure valorizar a importância da família toda ser salva por Jesus. De como devemos manter a fé e esperança em Deus mesmo em situações muito difíceis.  Que devemos orar sempre por todos os familiares. 


Quebra gelo: Há esperança

Combine com uma dupla para encenarem uma pessoa mostrando para a outra um animalzinho de estimação que vai dar para o filho porque ele está muito triste por conta da pandemia, pois não pode sair, ver os amigos, os parentes e ir brincar no parque. 

A outra pessoa comenta sobre aquele gesto de amor que com certeza irá deixar o filho contente: - realmente são tempos difíceis, as pessoas estão com medo, algumas não se importam e as coisas ruins continuam acontecendo, mas devemos ter fé e esperança em Deus, pois sabemos pela Palavra Dele que no fim dos tempos coisas muito ruins iriam acontecer, mas há esperança em tempos melhores até que Jesus volte para buscar a igreja.

Se despedem.

 (Pegue um brinquedo no berçário pra simbolizar o animalzinho)

Conclusão:

Estamos vivendo tempos muito difíceis, não é mesmo,  crianças? No começo da pandemia foi assustador, mas continuamos tendo fé em Deus que tudo iria melhorar. Hoje melhorou um pouco e devemos continuar crendo que Deus tem o melhor para nós em qualquer situação e nunca devemos perder a esperança assim como na história que iremos conhecer hoje. Por isso prestem bastante atenção!


Reflexão:

Hoje vamos começar a aprender sobre a história de Noé, mas antes vamos relembrar o que aconteceu na história da criação. 
Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden por causa do pecado e tiveram filhos. Lembram de Caim e Abel? Caim infelizmente com ódio do seu irmão acabou tirando a vida de Abel e Deus expulsou Caim das terras dos seus pais e ele viveu fugindo. Caim se casou e teve um filho chamado Enoque e ele construiu uma cidade e colocou o nome nela de Enoque também. Porém, as pessoas que viviam lá eram todas pecadoras e faziam coisas más e horríveis as quais desagradavam muito a Deus. 
Mas Adão e Eva tiveram outros filhos e o principal deles chama-se Sete, isso mesmo, Sete!! E é da descendência de Sete que vem a família de Noé!

Vamos Ler o texto na Bíblia de Gênesis 5:21-32:

Vejam como o avô de Noé era bem velhinho, ele foi o homem mais velho da terra sabiam?  Ele morreu com 969 anos! Naquela época as pessoas viviam centenas de anos! 
O pai de Noé chamava-se Lameque e ele era um homem temente a Deus e quando Noé nasceu ele sentiu muita alegria e disse: vamos ler  - E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho, A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou.
Ele disse estas coisas por causa dos tempos difíceis que viviam naquela época, porém ele tinha esperança que Deus traria paz e alegria na terra novamente!

Vamos Ler o texto na Bíblia de Gênesis 6:7 e 9:

Deus não estava contente com a humanidade por conta de tanta coisa errada que estavam fazendo, pois o pecado havia afastado as pessoas de Deus! Então, Ele decidiu destruir tuuudo! Mas viu que havia um homem justo com sua família  e que confiavam em Deus, este homem era Noé! Ele tinha uma esposa, três filhos e três noras – esposas dos seus filhos.


Contextualizando a história:

Quem aqui tem vovô e vovó? Eles são cristãos? (Aguardar participações) Tem pessoas que não têm mais os avós, pois eles já morreram, mas aqueles que ainda tem os avós devem ficar contentes, pois eles sempre ensinam como a gente deve se comportar, assim como os pais nos ensinam! Os nossos avós, são os pais dos nossos pais e eles ensinaram coisas boas aos nossos pais, então quem tem avós cristãos, eles ensinaram aos filhos tudo sobre Deus. Quem em casa ouve coisas boas sobre Deus? Não é bom ouvir que Deus é bom e deseja o nosso bem? Se alguém aqui não ouve coisas boas sobre Deus em casa, deve orar ao Senhor pra que Ele mude essa situação. 
Quando cada um de vocês nasceram, seus pais desejaram coisas boas para vocês! O pai de Noé desejou que ele andasse com Deus e assim como Noé, devemos aprender com nossos pais a sermos boas pessoas e obedecermos a Deus! 
Se alguém não tem avós cristãos, devem orar para Deus colocar o amor dEle no coração dos avós e também devem orar por todos os familiares – irmãos, tios, tias, primos que ainda não tem o amor de Jesus no coração! É muito importante falarmos do amor de Jesus para as pessoas da nossa família que ainda não acreditam nele assim como a gente adredita, por isso devemos orar por elas.

APELO - Perguntar se a criança já aceitou o amor de Jesus no coração. Se alguma criança aceitar Jesus, faça a oração junto com a mesma.

DESAFIO – Entregue um bilhete para cada criança dizendo para trazer por escrito na próxima aula uma história divertida contada por um dos avós ou um dos pais que aconteceu com eles quando eram crianças.


ATIVIDADE
Colorir da família de Noé.
Material: Lápis várias cores, cola, canetinhas. A professora vai tirar cópias dos personagens (já tem). Deixar uma margem para qdo recortar os personagens. 
Coloque o nome da criança na folha, não precisa recortar nesta aula, mas precisa guardar para a próxima aula.
Obs. Tirar xerox  dos personagens. Pegar arquivo no Kids.


Imagens: pinterest.com/piper43


Aula 2
Deus manda Noé construir a Arca e faz uma aliança com ele



Imagem: br.freepik.com

Base Bíblica: Gênesis 6:12-18, 22

OBJETIVO - Que a criança aprenda que Deus só não destruiu todos os moradores da terra por causa de Noé, pois ele tinha um bom coração, sabia que ele era obediente e que iria fazer o que Ele mandasse. Ensinar que a aliança que Deus fez com Noé é eterna e que Jesus faz parte desta aliança por toda a eternidade. Deus já estava pensando no futuro da próxima geração que recomeçou com a família de Noé.

ORAÇÃO - Orar com as crianças agradecendo a Deus por proteger nossas vidas e por nos livrar do mal através de Jesus.

CÂNTICOS – Obedecer - Diante do Trono

Quebra gelo: Faça desse jeito!
Crie uma cena entre duas pessoas, um será o patrão e o outro o empregado. O patrão chega para o empregado e diz que tem um projeto bem grande para ele e que iria demorar um pouco para ele construir e que durante a construção ele teria todo o suporte necessário para o trabalho e que o pagamento seria o melhor de todos! E o patrão entregou para o empregado todo o planejamento da obra, pois teria que ser feito daquele jeito. O empregado muito respeitoso disse sim ao patrão e sem questionar pegou o planejamento e começou a estudar como seria feito. (Pedir para alguém passar com uma placa escrito "ALGUNS MESES DEPOIS!") O patrão entra e parabeniza o empregado pelo trabalho e disse que sabia que seria difícil, mas que confiava nele, aí o patrão deu o pagamento para o empregado que ficou muito contente e agradecido.

Moral da história: como deve ser legal quando alguém confia em nós, né crianças? Esse empregado fez tudo certinho sem questionar e recebeu com justiça por todo o seu trabalho. O patrão também agiu corretamente, pois cumpriu com o que prometeu que era um bom pagamento!

Agora vamos para a história de hoje que tem tudo a ver com essa dinâmica! Muito bem, crianças! Hoje iremos continuar falando  sobre a história de Noé! 


Reflexão:
Ler Gênesis 6:12-18, 22
Puxa, como Deus ficou triste de ver a terra corrompida pelo pecado! As pessoas ficaram tão más que não se importavam umas com as outras, então Deus, o criador de todas as coisas, decidiu destruir a terra e todos os seres viventes, mas por causa de Noé, Deus mandou ele fazer uma arca, um grande barco que abrigaria uma grande quantidade de animais e a família de Noé. Assim, Deus fez uma aliança com Noé, isto é, Deus fez uma promessa a ele. (ler versículo 18 novamente). Noé e sua família foram salvos porque eram tementes a Deus, eles eram obedientes e tinham fé em Deus. 

Deus se importa com as pessoas que confiam nEle. Por isso, sempre devemos confiar em Deus mesmo que pareça que as coisas não estão indo muito bem, pois Deus sabe do que precisamos e está sempre pronto a nos atender.

A Arca representa lugar de salvação porque abrigou a família de Noé e um montão de animais quando houve o dilúvio. Deus sabia que podia contar com Noé para construir a arca mesmo parecendo algo impossível e difícil, Noé começou a construir o grande barco conforme as instruções de Deus.


Contextualizando a história:

Você recebe ordem da mamãe ou da professora para fazer alguma coisa? Que tipo de ordem elas costumam dar? (Aguardar participações) O que você acha dessas ordens? Essas ordens são importantes para sua vida? (Aguardar participações) 
Alguém sabe onde podemos encontrar as ordens e as promessas de Deus para nós? É na Bíblia! Na Bíblia, Deus manda que sejamos pessoas boas, honestas e que ajudemos uns aos outros, e também manda pregar a todos que Jesus é o Salvador do mundo (Ler Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.) e que Jesus é a aliança eterna que Deus fez com a humanidade. 
Vocês sabem o que é uma aliança? Por que a Bíblia fala sobre a aliança? Uma aliança é um anel o qual os noivos quando se casam colocam um no dedo do outro simbolizando que estão unidos pelo casamento para sempre, ao menos era para ser pra sempre, mas infelizmente alguns casais se separam. A aliança é um circulo infinito, isto é, ela não tem começo e nem fim, por isso Deus fez uma aliança com Noé dizendo a ele que toda sua família seria salva do dilúvio isto era uma promessa para toda vida dele. 

Qual a última vez em que você foi obediente? (Aguardar participações) Você já recebeu um presente de alguém por ter feito algo bom? Por exemplo, você tirou notas boas e ganhou um presente por ter sido um bom aluno. Fazer coisas boas e ter um bom coração nos aproxima de Deus, ter um coração ruim nos afasta de Deus. Você sabe como são as pessoas que tem um coração ruim? O que vai acontecer com estas pessoas se elas não mudarem de atitude? (Aguardar participações) 
Explique que estas pessoas correm o risco de morrerem sem Deus e com isso não poderão morar no Céu com Jesus igual aconteceu com aquelas pessoas que viviam na terra no tempo de Noé, eles não acreditavam mais em Deus e fizeram coisas muito más que desagradaram bastante ao Senhor. Quem faz coisas erradas e nunca se arrepende não entrará no céu, mas quem faz as coisas certas e é obediente a Deus vai ganhar de presente a vida eterna com Ele no céu!

APELO
- Perguntar se a criança já aceitou o amor de Jesus no coração. Se alguma criança aceitar Jesus, faça a oração junto com a mesma.

DESAFIO – Entregue um bilhete para cada criança dizendo para pesquisar na Bíblia, no livro de Gênesis, uma ordem e uma promessa que Deus deu para alguém especial e se for possível, trazer na próxima aula.


ATIVIDADE:
Tirar cópias da arca. Pegar arquivo Word no Kids. As crianças vão pintar a arca. Depois é necessário recortar e dobrar para colar. Pegar a família de noé que foi pintada na aula anterior e dar para cada criança conforme o nome na folha. Por último colar a família de Noé dentro da arca, não cole o pai e nem o avó de Noé.

Imagem: mundinhodacrianca.net

Aula 3
Os animais entram na arca

Imagem: br.freepik.com

Base Bíblica: Gênesis 7:2,3

OBJETIVO - Que a criança aprenda sobre a importância de entrarem na arca casais de todos os animais, pois eles continuariam se reproduzindo e enchendo a terra de animais novamente e o significado da palavra puro.

ORAÇÃO
– Orar agradecendo a Deus por todos os animais.

CÂNTICOS – Arca de Noé – Jéssica Kids

Quebra gelo: Tá apertado!
Combine com algumas pessoas que é para reclamar que o lugar onde eles estão está apertado e que devem segurar cada um o seu animal de estimação. Coloque as crianças num espaço pequeno, mas organizado. Quando alguém precisar levantar terá que ser devagar e com cuidado para não machucar o outro. Terá momentos que você irá pedir para 3 ou 4 pessoas levantarem ao mesmo tempo para fazer alguma tarefa, aí os que combinaram com você vão se atrapalhar e reclamar um do outro e dos animais um do outro.  Depois diga para todos voltarem para seus lugares e explique que quando estavam todos sentados  e levantava um de cada vez, ainda estava organizado, mas quando várias pessoas se levantaram ao mesmo tempo começou a virar bagunça principalmente por causa dos animais!

Moral da história: esta dinâmica é para imaginarmos como foi dentro da Arca de Noé! Imaginem aquele monte de animais dentro do mesmo espaço!


REFLEXÃO:
Ler Gênesis 7:2,3
Deus disse a Noé que os animais viriam até ele, um casal de cada espécie, mas dos animais puros, isto é, dos animais que serviriam de alimento, seriam sete casais de cada espécie. Também naquele tempo iniciou o sacrifício de animais puros em adoração ao Senhor, este ato era um símbolo que mostrava o quanto o homem era temente a Deus e confiava nEle, pois o Senhor sentia o cheiro do animal sacrificado. Os animais são criaturas de Deus, então o ato de sacrificar um animal puro para Deus naquela época era agradável a Ele e este sacrifício de um animal puro simbolizava que no futuro Jesus seria sacrificado por toda a humanidade (Efésios 5:2), pois ele era puro e seu sacrifício traria para o homem o perdão dos seus pecados que o afastavam de Deus. Enfim, Deus ordenou a Noé salvar os animais para que continuassem a encher a terra após o dilúvio.


Contextualizando a história:

Você sabe o que quer dizer a palavra puro? (aguardar participações) Uma das explicações para a palavra puro é limpo, isso mesmo, por exemplo: se você pegar uma laranja diretamente do pé e cortá-la ao meio e espremer esta laranja vai sair um caldo puro, isto é suco de laranja puro, mas se você comprar uma caixa de suco de laranja, este suco vai ser puro? Certamente que não! Pois a fábrica de sucos misturou vários ingredientes para que o suco não fique estragado dentro da caixa, deixando assim o suco impuro, isto é, ele não é natural. Quando a Bíblia fala de animal puro, quer dizer um animal novo, um animal que não teve filhotes, isto é, ele não era pai e nem mãe de outro animal e outra coisa que o torna puro é sua alimentação, pois não se alimentam de outros animais ou de carnes, mas de sementes, verduras, legumes, etc. Você gosta de se alimentar com frutas, legumes e verduras? (aguardar participações) Estes alimentos são importantes para nossa sobrevivência, pois neles tem nutrientes chamados de vitaminas.


ATIVIDADE


Criar casais de animais de papel. Fazer uma arca gigante de papel pardo para pendurar na parede. Cada criança vai escolher um casal de animal para desenhar, pintar e colar na arca. Ver exemplo:


Imagem: mundinhodacrianca.net



Aula 4
Deus manda o dilúvio

Imagem: br.freepik.com


Base Bíblica: Gênesis 7:7-12

OBJETIVO
- Que a criança entenda porque Deus mandou o dilúvio sobre a terra. Que a Arca simboliza o Reino de Deus, um lugar onde os salvos, aqueles que foram obedientes e creram em Jesus Cristo vão morar um dia quando a terra não existir mais.

ORAÇÃO – Orar agradecendo a Deus pelo plano de salvação que está em Cristo Jesus.

CÂNTICOS – Arca de Noé – Jéssica Kids

Quebra gelo: Corram!
Diga para as crianças que irá fazer uma simulação de um grande terremoto que irá acontecer naquele lugar e que para ficarem seguros teriam que entrar em uma das salas (reserve a sala antes da dinâmica.). Diga que terá um tempo e que todos devem entrar! (Combine com alguns para não obedecerem e assim ficarão de fora.)
Diga já, e peça com uma certa ordem irem entrando na sala, mas comece a acelerar, pois o tempo está acabando! Por fim todos entram e ficam seguros! (Combine com os que não entrarem para sairem do salão,  só voltam qdo chamados. ) Em seguida todos voltam aos seus lugares com ordem. Pergunte o que pensaram quando estavam correndo para a sala, quem imaginou um terremoto de verdade?  Diga que isso não chegou nem perto do que aconteceu com Noé e sua família quando tiveram que entrar na Arca às pressas, pois Deus disse que iria mandar o dilúvio e iria fechar as portas, deve ter sido um corre corre né gente? 


REFLEXÃO:
Ler Gênesis 7:7-12
Deus fez tudo o que havia dito para Noé, e o dia de enviar o dilúvio chegou! Não foi nada fácil para Noé entrar na Arca apenas com a sua família e alguns animais, pois provavelmente ele gostaria de salvar mais pessoas, porém isso não dependia de Noé, mas dependia da fé das outras pessoas. Ninguém acreditou em Noé; ninguém parou de fazer coisas erradas, isto é, ninguém se arrependeu de ter se afastado de Deus e esquecido dEle. Apenas a família de Noé acreditou em Deus.


Contextualizando a história:

Você já fez alguma coisa errada? Se arrependeu do que fez? Você pediu perdão para Deus por ter feito esta coisa errada? (Aguardar participações). É importante que você peça perdão para Deus sempre que cometer um pecado. Pecado é tudo o que pensamos, falamos e fazemos que não agrada a Deus! Não deixem o pecado afastar vocês de Deus. Por isso é importante que todos os dias nós falemos com Deus através da oração, pois Ele nos ouve, Ele nos perdoa quando estamos arrependidos e Ele quer nos salvar.
Outra coisa, tenham o costume de realizar suas tarefas dentro do tempo certo para que vocês não falhem ou deixem de receber ou aprender algo bom para suas vidas!


ATIVIDADE

Criar guarda chuva sanfonado. Ver exemplo:

Imagem: guideastuces.com

Pintar quadro gigante. Cada criança vai pintar uma parte.

Imagem: livro da livraria família cristã 

Aula 5
Noé e sua família ficam meses dentro da arca


Imagem: kidss2010.blogspot.com

Base Bíblica: Gênesis 8

OBJETIVO - Que a criança aprenda com a paciência e confiança de Noé e sua família quando tiveram que ficar um pouco mais de um ano dentro da Arca esperando as águas baixarem.

ORAÇÃO – Orar pedindo a Deus ajuda para sermos pacientes e confiantes, pois Deus tem sempre algo bom a nos ensinar.

CÂNTICOS – Arca de Noé – Jéssica Kids

Quebra gelo: Não aguento mais!
Faça uma roda e comece uma conversa com as crianças sobre a pandemia. Fale como foi assustador no início, principalmente quando tudo fechou e tínhamos que ficar dentro de casa. Separe uns 15 minutos ou mais se precisar para que as crianças contem como eles se sentiram quando não puderam sair de casa por um bom tempo. No final encerre dizendo que ter fé em Deus ajudou bastante, principalmente porque temos a tecnologia ao nosso favor que permitiu fazer reuniões e encontros on line. Encerre com uma oração de agradecimento por todos estarem ali bem e por terem passado por tudo até esse momento.

Em seguida entre na história de hoje:


REFLEXÃO:
Ler Gênesis 8
Noé e sua família ficaram dentro da Arca cerca de um ano mais ou menos! Já imaginaram como foi para eles viverem dentro de um barco fechado com centenas de animais por um ano? Não deve ter sido fácil, mas Noé fez a arca conforme as orientações do próprio Deus, então, provavelmente, a Arca tinha vários compartimentos e andares para que os animais ficassem em lugares separados e a família de Noé deveria ter um lugar bem parecido com uma casa com mesa, bancos, cama, etc. Deve ter havido algumas discussões e um pouco de nervoso, mas o mais importante durante o tempo em que ficaram dentro da arca foi a paciência e a confiança que tinham em Deus, pois sabiam que um dia sairiam da Arca e recomeçariam a povoar a terra de novo! Conforme a leitura de Gênesis as águas do diluvio começaram a baixar e Noé deve ter saído ou aberto uma janela para soltar um corvo que ficou dando voltas . Depois soltou uma pomba e ela voou, mas logo voltou, pois não tinha terra seca. Algum tempo depois ele soltou a pomba novamente e ela voltou com um galho pequeno no bico, foi aí Noé soube que as águas haviam baixado.


Contextualizando a história:

Quem aqui já precisou esperar por um ano para receber alguma coisa que queria muito? (Aguardar participações) Vocês costumam ter paciência quando as coisas parecem que não vão dar certo? Vocês acreditam no que seus pais dizem para vocês? Por quê? Como já aprendemos em aulas anteriores, os seus pais desejam coisas boas para vocês e por isso eles prometem dar aquilo que tanto desejam como um brinquedo, uma roupa nova, uma viagem, então eles fazem o possível para realizar a promessa que fizeram, mas eles também pedem para que vocês tenham paciência e esperem o momento certo para receberem. Não é legal exigir que os seus pais façam o que vocês querem na hora que vocês querem, mas vocês devem ser obedientes e pacientes para ganharem coisas boas deles. Deus age da mesma maneira com todos nós, se confiarmos nEle e esperarmos com paciência, um dia iremos morar com Ele eternamente em um lugar muito especial, um lugar onde estaremos salvos, assim como Noé e sua família foram salvos quando entraram na Arca.


ATIVIDADE

Pintar e montar a arca. Se puder imprimir em folha mais grossa, poderá pintar com guache.

                                                Imagem: members.10minutesofqualitytime.co...


Aula 6
O Arco de Deus

Imagem: ccb-estudos.webnode.com

Base Bíblica: Gênesis 8:13 e 14

OBJETIVO - Que a criança reconheça que o arco colorido foi colocado no céu para que todas as pessoas pudessem se lembrar da promessa que Deus fez a Noé de que nunca mais destruiria a terra com as águas, então, todas as vezes que chove e sai o sol ao mesmo tempo, o arco colorido aparece.

ORAÇÃO – Orar agradecendo a Deus pela salvação em Jesus.

CÂNTICOS – Arca de Noé – Jéssica Kids

Quebra gelo: Qual é a cor?
Faça uma brincadeira com as crianças para descobrirem sobre a mistura das cores. Diga que irão aprender sobre a escala das cores. Por exemplo: se misturamos vermelho com amarelo, que cor sairá? (Antes da dinâmica pegue tintas guache no almoxarifado e alguns potinhos, pincéis ou palitos e panos para limpar.)
Misture as tintas nos potinhos para que as crianças descubram qual cor sairá. Use uns 15 minutos para a brincadeira e diga que foi Deus quem criou as cores quando criou o mundo. Que o céu é azul e com o amarelo do sol o reflexo é toda a natureza verde. Diga que Deus fez tudo colorido e que quando chove e faz sol ao mesmo tempo aparece um arco no céu colorido mostrando a escala das cores e como isso é fantástico!!

Agora vamos descobrir o que significa o arco colorido no céu!

História:
Ler o texto na Bíblia em Gênesis 8:20-22 e 9:9-18 e 29

Finalmente chegou o dia de Noé e sua família saírem da arca!! Quando saíram da Arca, Noé levantou um altar para adorar a Deus. Pegou alguns animais e aves puros e ofereceu como sacrifício para Deus. Deus sentiu o cheiro do sacrifício e ficou muito feliz com a atitude de Noé; Deus se alegrou por salvar uma pessoa com um coração bom e ensinável. Uma pessoa com coração ensinável é uma pessoa que gosta de aprender, que gosta de agradar a Deus aprendendo tudo o que Ele ensina na Sua Palavra que é a Bíblia. Depois Deus fez aparecer um arco colorido no céu como sinal de que nunca mais destruiria a Terra com água. 

Noé então começou a plantar vinhas, isto é, plantar uvas, pois é com uvas que se faz o vinho. Noé uma dia ficou bêbado de tanto tomar o vinho que ele fez e sem perceber tirou toda sua roupa e ficou nú e o filho mais novo dele o Cam (Cam quer dizer Canaã) viu o pai nú e correu para contar aos irmãos que logo por respeito sem olhar para o pai sem roupas cobriram ele com uma capa. 
Depois que Noé soube o que aconteceu chamou os filhos e abençoou Sem e Jafé, mas disse para Cam que ele seria servo dos irmãos. Mas para frente nós iremos aprender sobre os descendentes de cada um dos filhos de Noé.

Depois que Noé saiu da arca, ele viveu mais 350 anos. Noé viveu 950 anos e depois morreu. Os filhos de Noé continuaram a povoar a terra, seus nomes eram Sem, Cam e Jafé.

Deus decidiu que a humanidade não viveria tantos anos assim na terra.


Contextualizando a história:

Quem aqui já viu um arco colorido no céu?

(Obs.: Chamamos o arco colorido no céu de arco íris porque no passado alguém colocou este nome em homenagem a uma deusa grega, mas como nós não acreditamos em nenhum outro Deus, então essa história não é verdadeira, pois quem colocou o arco no céu foi o próprio Deus!)

O que você sentiu na hora? (Aguardar participações) Aprendemos que o arco colorido foi colocado no céu por Deus para que toda a humanidade lembrasse da promessa que Deus fez a Noé, qual é mesmo? O arco representa a aliança que Deus fez a Noé, uma promessa que não destruiria mais a terra com dilúvio.


ATIVIDADE

Montar o arco colorido com as nuvens.
Tirar cópias das duas partes da arca. Levar colchete bailarina. Cada criança vai pintar e montar o seu. Pegar alicate para colocar os rebites no furo.


Imagens:




Nenhum comentário:

Postar um comentário