O Nosso Valor para Deus



BASE BÍBLICA: Lucas 12:6 e 7, Mateus 6:26

OBJETIVO: Que a criança possa saber e sentir: -que ela é amada e cuidada por Deus; -que ela é um projeto maravilhoso de Deus; -que quando Deus a formou ele sabia exatamente o que estava fazendo;
-que ela possa vencer sentimentos de inferioridade, -que possa confiar que Deus pode libertá-la de seus sentimentos ruins através da oração. -que ela pode ser instrumento de Deus na vida daqueles que estão passando por crises. -que ela possa saber que as pessoas também a amam.

2-CÂNTICOS: “Aos olhos do pai (Diante do trono)”. Pode escolher antecipadamente uma pessoa (criança ou adolescente) e pedir a ela para ensaiar a música. A pessoa deve vir com um belo vestido. Pode cantar junto com o CD e fazer uma coreografia (ou não).

3-QUEBRA GELO: qual pesa mais e qual vale mais? Levar objetos diversos. As crianças devem decidir qual pesa mais e qual vale mais. Depois use os próprios alunos como exemplo (chame duas crianças a frente e pergunte: qual pesa mais? qual vale mais? Explicar que as duas tem o mesmo valor para Deus). Na história de hoje vamos aprender sobre o nosso valor para Deus e para as pessoas.

4- REFLEXÃO: 
MOSTRE A BÍBLIA e diga que a lição que iremos aprender hoje está em escrito no livro de Lucas e Mateus.
A bíblia nos diz em Lucas 12: 6 e 7 o seguinte : “Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus.
Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais! “
Figura 1 - ave: Jesus usou uma ave para nos ensinar uma grande lição: nosso valor para Deus. O Pardal é citado na Bíblia algumas vezes como algo sem valor para ser comprado, porém, para Deus esta ave tem valor.
Os pobres como não tinham muito dinheiro para comprar carne, compravam Pardais para comer pois eram baratos. Mas mesmo sem valor, estas aves não eram esquecidas por Deus. Se uma ave sem valor é cuidada por Deus, nós que somos muito especiais seremos ainda mais cuidados por ele.
Figura 2 - criança chorando: às vezes nos sentimos tristes, chateadas, desprezadas pelas pessoas, sem valor. Achamos que não prestamos para nada. Parece que ninguém se importa com a gente.
Figura 3 - crianças bem vestidas: algumas vezes você vê aquele colega (um menino ou uma menina) ele(a) é bonito(a), está sempre bem vestido, tem tudo que ele quer e está sempre rodeado de amigos. Isso pode te incomodar e entristecer.
Figura 4 - criança sozinha: Em alguns momentos nos sentimos tristes, sozinhos e perguntamos: eu não pedi para nascer, porque eu nasci? Resposta: nascemos porque Deus um dia, com muito amor, planejou nossa vinda a este mundo, planejou a cor do nosso cabelo, pele, olhos, altura etc. Ele nos ama demais e nos deu a vida. Nós podemos não ter valor para algumas pessoas, mas temos valor para Deus.
Figura 5 - mãe com filho no colo: assim como uma boa mãe ama e cuida do filho, Deus ama e cuida ainda mais de nós. Ele quer nos ver felizes.
Figura 6 - algumas aves: Mateus 6 26 diz: “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Vocês não tem muito mais valor do que elas?” Mais uma vez a Bíblia diz que Deus cuida das aves. Mesmo que elas não trabalhem, Deus cuida delas dando o alimento todos os dias, pois para Ele elas são importantes.
Figura 7 - boneca: esta figura é opcional. Usei-a para contar um testemunho de infância quando minha vó fazia diferença entre mim e minhas primas. Ela reunia todas as netas e dava lindas bonecas a todas elas e se esquecia de mim. Então se desculpava pelo esquecimento e dizia que compraria a minha dai a alguns dias. Quando comprava, me entregava uma boneca pequena e feia, totalmente diferente das lindas bonecas que havia dado as minhas primas. Nitidamente, através do presente, ela mostrava que havia diferença de valor para ela entre eu e minhas primas. Era muito desagradável. ## Se você professor tiver um breve testemunho pessoal, compartilhe com as crianças. Conclua dizendo que mesmo que nossos parentes não nos amem, Deus nos ama e cuida de nós.
Figura 8 - menino e um coração: quando você estiver triste, desprezado, ore a Deus. Se você se sentir sem valor, saiba que o amor de Deus é tudo para nós. Não precisamos de mais nada. O amor d”Ele nos faz felizes de verdade.
Figura 9 - casa/sapato: Deus tem cuidado de você, lembre-se de todas as bênçãos que você tem recebido, seja agradecido pela sua casa, suas roupas, sapatos etc.
Figura 10 - brinquedo/remédio/alimento: nada nos tem faltado: brinquedos, medicamentos alimentos. Deus tem nos dado tudo que precisamos.
Figura 11 - criança pobre: por mais que nós possamos nos sentir entristecidos por algumas coisas que acontecem ou por coisas que desejamos ter e não temos, precisamos parar para pensar que a nossa situação é melhor que a de muitas outras pessoas. Será que existe alguma criança com mais dificuldade do que você? será que não reclamamos da vida a toa?
Figura 13 - índios: há pessoas (adultos e crianças) sofrendo neste mundo, mas ainda pior do que sofrer por falta do amor das pessoas ou por falta de alguma coisa (objeto etc), o pior sofrimento é não conhecer o amor e a salvação que vem de Deus. Isso é muito complicado. Mas não são só os índios ou pessoas que moram em lugares longes que não conhecem do amor de Deus. Muitas vezes, amigos da escola, da nossa rua.....não conhecem do amor de Deus porque não falamos a elas sobre este amor.

5-CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: 
Você tem mais valor que os pardais. Se Deus cuida dos pardais, ele cuidará ainda mais de você.

6-APELO: Mostrar a criança o tamanho do amor de Deus e convidar aqueles que ainda não fizeram a “oração de entrega” a fazê-lo se desejarem.
Orar com as crianças que se sentem desprezadas, chateadas e levá-las a liberar o perdão sobre aqueles que as magoam.

7-DESAFIO: 1-ser mais agradecido por tudo que temos, 2- falar a outras pessoas que não conhecem o amor de Jesus sobre aquilo que nós temos aprendido, 3-encorajar aqueles que estão se sentindo sem valor e orar por eles e com eles.

8-ATIVIDADE:
A-Fazer a brincadeira “Perto de Deus-VITÓRIA, longe de Deus –DERROTA “. É igual “ vivo e morto”. Fazer uma placa escrito “Perto de Deus” e outra “Longe de Deus”. Quando você disser (e levantar a placa) PERTO DE DEUS as crianças devem ficar em PÉ e quando e fizer o mesmo, porém com a placa LONGE DE DEUS, as crianças tem que ABAIXAR. Quem vai errando, vai saindo da brincadeira.
B-Animais com folhas de árvore: levar VÁRIOS TIPOS de folhas de árvore para as crianças confeccionarem animais. Há muitas dicas na internet. Leve modelos prontos para que eles possam se basear. É uma atividade deliciosa.
Endereço da imagem: https://meusartesanato.com.br/.../animais-feitos-com.../
C-Dobradura de pássaro:
http://r.search.yahoo.com/.../RS...
D- PÁSSARO NO COPO
http://r.search.yahoo.com/.../RS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário