Como Devemos Orar

Imagem: Google
BASE BÍBLICA: Mateus 6: 5-8

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:27 b

OBJETIVO: Ensinar as crianças o tipo de oração que agrada a Deus e a que não agrada.

1-ORAÇÃO:

2-CÂNTICOS: Leia a bíblia e faça oração.

3-QUEBRA GELO: materiais: quadro negro, giz e rosto alegre/rosto triste.
Pergunte as crianças que tipo de oração deixa Deus triste (posicione o rosto triste) e vá escrevendo na lousa. Depois pergunte que tipo de oração deixa Deus feliz (posicione o rosto alegre) e vá escrevendo na lousa. Discuta com eles sobre o tema e suas colocações.

4- REFLEXÃO:
PARA O PROFESSOR: Os hipócritas são pessoas fingidas que não agem de acordo com aquilo que falam. Essas pessoas quando vão orar a sua motivação é sempre se fazer conhecido especificamente em dois lugares:

1-Sinagoga – Local de reunião de religiosos que desfrutam de momentos de adoração a Deus, podemos facilmente nesses lugares ver sacerdotes enaltecendo a si mesmo através de suas orações.
Essa atitude é reprovada por Jesus e não existe nenhuma ligação com o reino de Deus, apesar de falarem de Deus, não conhecem a Deus.

2-Esquinas – São locais púbicos que tem uma boa visibilidade, esses lugares são preferidos por eles (hipócritas), pois querem causar uma boa impressão a comunidade onde vivem.
https://brancomacae.wordpress.com/…/a-dificil-mensagem-de-m…

Ler na bíblia para as crianças Mateus 6: 5-6
"5 E, quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.
6 Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.

A-ORAÇÕES QUE NÃO AGRADAM A DEUS:
Deus não se agrada quando, ao orarmos, queremos ser notados pelas pessoas, para receber elogios delas. Os hipócritas (pessoas fingidas) gostam de orar em lugares públicos onde tem bastante de gente vendo.

ENCENAÇÃO:
A professora pede a uma criança (ou monitor) que ore. Esta pessoa começa a orar bonito e difícil e fica abrindo o olho para ver se está sendo notada, ora como quem quer se aparecer. Ora sempre por coisas materiais que deseja ter. (Ao final da oração ela pergunta a professora se orou bonito).


B-ORAÇÕES QUE AGRADAM A DEUS:
Deus se agrada de orações verdadeiras, feitas para ele e não para os outros verem. Podemos sim orar em público: no templo (Betel), na mesa do almoço (junto com a família), mas não devemos ficar nos exibindo para os outros, devemos ser sinceros na oração.

ENCENAÇÃO
A professora pede para outra criança (ou monitor) para orar e ela ora de modo muito diferente da primeira situação. É sincera e humilde na oração. Acha um lugarzinho para orar, ajoelha e agradece de forma completa: exalta a Deus, pede perdão pelos pecados, ora pelos doentes, quase não ora por si mesma.

Ler na bíblia para as crianças Mateus 6: 7-8
7 E, quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.
8 Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.”

A-ORAÇÕES QUE NÃO AGRADAM A DEUS:
Deus não se agrada de orações decoradas, repetidas de modo mecânico. Ele quer que conversemos com ele como um amigo.

ENCENAÇÃO: segue o mesmo esquema anterior

B-ORAÇÕES QUE AGRADAM A DEUS:
Deus se alegra em ver que nossa oração é fruto de uma amizade profunda com ele. Não precisamos querer deixar Deus impressionado.
ENCENAÇÃO: segue o mesmo esquema anterior.

5-CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA:
Peça as crianças que julguem entre os dois casos qual foi a oração mais bonita? Qual delas mais agradou a Deus? Discuta sobre as duas orações.
Como você tem orado? Ora prestando atenção. Ou fica de olho aberto, distraído, brincando? Você gosta de se aparecer quando ora ou é verdadeiro e humilde ? Você acha que Deus ouve sua oração?

6-APELO: Separar este momento para orar em duplas, ou o professor dirige um momento de oração. Mostre a eles que o Espírito de Deus quer nos ajudar a orar do modo correto, que agrada a Deus. Leitura Bíblica: Romanos 8:26-27
“Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.”
Pergunte as crianças sobre momentos em que tiveram dificuldades em saber como (ou o que) orar.
Divida a classe em duplas.
Diga a elas que esta passagem de Romanos 8:26-7 nos ajuda a entender que nós sempre podemos orar, mesmo que não saibamos o que dizer.
Peça então que cada um diga a sua dupla alguma coisa que o está preocupando. O parceiro, então, coloca esta preocupação numa oração (pode ser apenas uma frase - ex.: se o colega disse que tem uma prova difícil na escola, o parceiro pode orar algo como "Querido Deus, ajude o João a entender o que ele está estudando, e lhe dê calma no momento da prova. Amém").
Depois invertem-se os papéis.
Quando as duplas terminaram de orar, pergunte como se sentiram, se acharam fácil orar assim, o que eles podem fazer quando estão inseguros sobre que palavras usar e como orar, etc..
O professor também pode pedir que cada um escreva seu nome e uma preocupação num papel. Depois as crianças sorteiam entre si os papéis e durante a semana devem orar pela pessoa e preocupação cujo nome está no papel.
O professor encerra com uma oração.

7-DESAFIO: Esta semana será uma semana bem intensa de oração. Convide seus pais para orarem com você. Cada dia assuma o compromisso de orar por algo (dar uma lista de oração impressa para eles levarem para a casa para orar).

8-ATIVIDADE: Fazer o tapete da oração: essa é uma ideia para incentivar aos pequeninos à prática da oração. Pode ser confeccionado pelos próprios alunos.
É necessário uma folha inteira de EVA + retalhos coloridos para decorar + cola quente. Cole figuras decorativas de EVA em cima da placa e dois círculos no centro para indicar a posição dos joelhinhos e está feito!
Depois leve aos pequeninos um propósito de oração, que pode ser escrito numa tabela. Estabeleça prazos pequenos, por exemplo: orar pela família (segunda e terça), orar por milagres (quarta e quinta)... porque as crianças se cansam facilmente, portanto, estabeleça sempre novos propósitos. Cada milagre alcançado deve ser testemunhado para que a fé das crianças cresça e compreendam a importância da oração

1

Nenhum comentário:

Postar um comentário