PÁSCOA - 5 Aulas

Aula 1/5 
A PRIMEIRA PÁSCOA - Onde tudo começou




BASE BÍBLICA: Êxodo 2:23 a 25, Êxodo 5, Êxodo 6:1-13 e 26,27


VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
“Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres”. João 8:36


OBJETIVOS:
Conhecer: que a criança aprenda sobre como começou a verdadeira Páscoa.
Sentir: que a criança saiba que Deus é amor e quer ver todos nos livres da escravidão do pecado.
Agir: que as crianças possam ter uma atitude de falar e orar pelas pessoas próximas que ainda não conhecem o amor de Deus, e aproveitem a história da Páscoa para falar de Jesus.

1- ORAÇÃO

2- CÂNTICOS:
“Não foi o coelhinho que morreu na cruz” e "Cordeirinho da Páscoa"

3- QUEBRA GELO: Eu sou livre
Amarre as duas mãos de uma criança e peça para ela fazer atividades específicas: pentear o cabelo, bater palma, amarrar o sapato (invente outras coisas para ela fazer), sempre com as mãos amarradas. Depois desamarre as mãos e peça para ela fazer as mesmas coisas com as mãos livres. Pergunte sobre as duas experiências.
Conclua com elas como é ruim estarmos presos, escravizados. Diga que muito pior do que isso vivia o povo de Israel quando era escravo no Egito. E que Deus em seu infinito amor viu a dor, o sofrimento do povo dele e resolveu libertá-los da escravidão.

4- HISTÓRIA BÍBLICA OU REFLEXÃO: (Conhecer)
Para o professor:
A Páscoa no Antigo Testamento tem a finalidade de celebrar a passagem do Senhor Deus, que libertou o povo de Israel da escravidão do Egito. No seu aspecto histórico a Páscoa no AT é a festa que faz a memória da passagem de Deus no Egito para a libertação do povo. (Ex:12)
A Páscoa no Novo Testamento é a passagem da morte para a vida – é a Ressurreição de Jesus de Nazaré, que havia sido morto na cruz. É a vitória de Deus sobre tudo o que fere e mata a vida. Jesus faz a sua passagem da morte para a vida plena. A partir da Ressurreição de Jesus temos o convite de Deus para participar da vida eterna. Como a prisão de Jesus e sua posterior morte, ocorreram na época da celebração da Páscoa dos Judeus (cf. Mt 26,17-56; Mc 14,12-50; Lc 22,14-62 e Jo 13), a sua Ressurreição toma agora o significado de libertação da morte para a vida eterna. Está descrita nos evangelhos: Mt 28,1-8; Mc 16,1-8; Lc 24 e Jo 20.
Referência: http://www.abiblia.org/ver.php?id=6588
Hoje iremos começar uma série de 5 semanas falando sobre a páscoa. Antes de entendermos quando, e como, surgiu a páscoa, precisamos entender como o povo escolhido por Deus estava vivendo escravizado no Egito. Deus ficou muito triste com o sofrimento do povo e resolveu libertá-lo. Esta foi a primeira páscoa.
1-O POVO DE DEUS ERA ESCRAVO NO EGITO: Êxodo 2:23 a 25

Por muitos anos o povo de Deus foi escravo na terra do Egito. Quem governava a terra era Faraó, um homem muito mal. Lá o povo de Deus sofria muito, trabalhava duro, apanhava, era humilhado.
(Temos Figura impressa-imagem da Internet )
Deus estava muito triste em ver seu povo sofrer e resolveu libertá-los da escravidão. Elaborou um plano para que eles fossem tirados do Egito e levados a uma terra prometida, chamada Israel, lá eles seriam livres, seriam os donos da terra.
2-MOISÉS É ESCOLHIDO PARA FALAR COM FARAÓ E LIBERTAR O POVO DA ESCRAVIDÃO: Êxodo 5: 1-14 Deus escolhe dentre o povo um homem chamado Moisés para libertar o povo da escravidão do Egito. Ele, junto com seu irmão Arão, foram falar com Faraó para deixar o povo ir embora para a terra que tinha sido prometida por Deus (Israel).

Mas Faraó não quis libertá-los, ele não queria perder tantos trabalhadores. Quem iria trabalhar no pesado no lugar deles? Faraó ficou nervoso com a fala de Moisés e Arão e, para piorar as coisas, ele começou a judiar ainda mais do povo. (Temos a figura Impressa: imagem da Internet )
Como Faraó não queria deixar de jeito nenhum o povo ir, então Deus envia um castigo ao Egito. Manda 9 pragas terríveis para convencer Faraó, mas ele não mudava de ideia. Vamos estudar isto na próxima aula.


5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (Sentir)
Hoje em dia vemos muitas pessoas escravas. Talvez não como no Egito, mas são escravas do pecado. Muitos são escravos das drogas e não conseguem largar da bebida, do cigarro ( Temos figura impressa -imagem da Internet ), da preguiça, da maldade, das brigas. Será que ainda hoje as pessoas precisam se tornar livres de toda a tristeza que o pecado causa? Quem pode libertar as pessoas de todo pecado?

6- APELO:
Leve as crianças a reconhecerem as coisas ruins que elas vivem e que peçam perdão a Deus e forças para vencerem o mal. Ore por elas e com elas. Se alguma delas ainda não receberam o amor de Deu/Jesus no coração que sejam encorajadas a fazê-lo.

7- DESAFIO: (Agir)
Que nesta semana elas possam ser usadas por Deus, assim como Moisés foi, para ajudar pessoas a ser libertas da escravidão do pecado. Que elas orem e falem do amor de Deus para as pessoas a sua volta.

8- ATIVIDADE: Sugestão 1- As crianças deverão fazer homenzinhos (sanfoninha) e desenhar rostinhos. A pessoa da frente (quando a sanfoninha está dobrada é Moisés e as outras pessoas representam o povo escravizado no Egito. Da mesma forma, o bonequinho da frente pode representar a criança e os outros representam as pessoas que a criança estará orando pela salvação (libertação ).








Sugestão 2- Algemas do pecado . Confeccionar fitas de papel e escrever as palavras: pecado, briga, mentira, bebida etc. Colocar dupla face nas pontas e depois montar as algemas . Levar pronto as fitas cortadas com dupla face, o restante as crianças fazem.







Sugestão 3- Sua mão é o molde: modele a mão das crianças na cartolina dobrada, recorte . Abra e desenhe o rosto de uma pessoa alegre (livre ). Faça o mesmo processo e desenhe um rosto triste (escravo do pecado ). Colorir com giz de cera . Atrás colar palavras relativas as duas situações . As crianças fazem todo o processo. Os menores devem ser ajudados.














Aula 2/5 
AS 9 PRAGAS DO EGITO







BASE BÍBLICA: Êxodo 6:18-30, e caps. 7,8,9,10,11


VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
"De maneira alguma te deixarei" - Hebreus 13:5


OBJETIVOS:
Conhecer: que a criança aprenda que as pragas do Egito, foram enviadas por Deus para mostrar que Ele é o único Deus.
Sentir: que a criança reconheça que só existe o nosso Deus e que Ele tem todo o poder e que não devemos desafiá-lo, e sim adorá-lo e exaltá-lo.
Agir: que as crianças passem a ter uma atitude de reverência e respeito a Deus, principalmente quando estão na igreja.


RECURSOS VISUAIS: As 10 pragas do Egito (Estão no almoxarifado do Kids - usar apenas de 1 a 9 nesta lição)






1- ORAÇÃO:


2- CÂNTICOS:
“Não foi o coelhinho que morreu na cruz” e “Cordeirinho da Páscoa”


3-QUEBRA GELO: Qual é a praga?
Dizer as crianças que hoje vamos continuar a lição sobre a primeira páscoa que aconteceu na história. Esta é a segunda aula neste tema. Teremos mais 3 aulas.
Hoje vamos continuar falando sobre Moisés e tudo que aconteceu com ele e com seu povo, para poder tirá-los da escravidão do Egito. Aconteceram muitas pragas terríveis.
O quebra gelo de hoje é sobre as pragas: A água que se transformou em sangue, rãs, piolhos, moscas, gafanhotos, pestilência dos animais, escuridão, chuva de pedras e úlceras
Mímica: Escolha uma criança. Diga no ouvido dela qual praga ela deverá imitar diante dos colegas. Todos prestam muita atenção para adivinhar. Assim que adivinharem, a criança senta e outra virá para fazer a mímica de outra praga. Assim será até que as nove pragas sejam adivinhadas (menos a décima, pois é o assunto da próxima aula ).


4- REFLEXÃO: (Conhecer)
Para o professor:
Quando Deus mandou as dez pragas sobre o Egito, Ele queria ensinar Faraó e o povo egípcio quem é o Senhor único e verdadeiro. Os egípcios adoravam muitos deuses como o próprio rio Nilo, o deus-rã e o deus-touro. Deus, o grande Criador dos céus e da terra, resolveu usar a própria natureza para Seus propósitos. Ele tornou o deus-Nilo em sangue, trazendo tragédia e não prosperidade, as rãs trouxeram doença, e o poder do deus-sol foi apagado.
Hoje em dia, as pessoas crêem em muitos deuses falsos; há muito misticismo e sincretismo, mas como crentes cremos que há um só Deus, único e verdadeiro. A sua tarefa, professor, é ensinar a seus alunos que “grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, temível mais que todos os deuses. Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos; o Senhor, porém, fez os céus ” (Sl 96: 4,5).
A história de hoje é continuação da semana passada e ela terminará daqui duas semanas, quando iremos aprender sobre a primeira páscoa que existiu.
(Mostre figuras da natureza, dizendo que Deus tem o controle sobre todas as coisas. Nada passa despercebido aos seus olhos). Na lição de hoje, vamos conhecer o poder de Deus sobre todas as coisas.
(Pode-se usar três alunos ou monitores para para representarem Moisés, Arão e Faraó, vestir túnicas )
Deus escolheu Moisés para tirar o povo de Israel do Egito, e ele deveria falar com Faraó para que os libertasse.
Moisés e Arão, seu irmão, foram falar com Faraó, por duas vezes, mas Faraó, não deixou o povo sair.
Deus sabia que Faraó tinha um coração mau e não deixaria o povo sair. Mas isso não iria atrapalhar o plano de Deus para a libertação do povo de Israel.
Faraó confiava muito nos deuses do Egito. Eram estátuas de ouro, de prata, de barro, mas que não tinham nenhum poder. Ele acreditava que os seus deuses eram mais poderosos que o Deus dos israelitas. Deus, então, provaria para Faraó e para os egípcios quem é o Deus verdadeiro.
Deus disse a Moisés: “Saberão os egípcios que eu sou o Senhor, quando estender eu a minha mão sobre o Egito, e tirar do meio deles os filhos de Israel”.
Deus fez com que acontecesse naquele país dez pragas – coisas muito ruins, para que Faraó e o povo do Egito aprendessem que há somente um Deus. Deus ia mostrar através das pragas que os deuses do Egito eram falsos, não tinham poder e não adiantava confiar neles.
Obs: Usar o recurso visual das pragas em disco de vinil que estão no almoxarifado do kids. Imagens acima.
1º PRAGA (ÁGUA SE TRANSFORMA EM SANGUE): Êxodo 7:14-25. Deus disse para Arão estender sua vara sobre as águas do Egito. Quando ele fez isso, toda água se transformou em sangue. Você pode imaginar os egípcios indo buscar água no rio e encontrar somente sangue? (Figura 1 no vinil).
2º PRAGA (AS RÃS): Êxodo 8:1-14. Você tem coragem de pegar uma rã? Moisés estendeu a mão sobre as águas dos rios e lagoas e subiram rãs cobrindo toda a terra do Egito. Em todos os lugares: no palácio de Faraó, nas praças, nas casas havia muitas rãs. Depois Moisés orou ao Senhor e as rãs morreram e juntaram montões de rãs na terra do Egito e ela cheirou mal.
3º PRAGA (PIOLHOS): Êxodo 8:16-19. Deus transformou o pó da terra em piolhos. Houve muito piolho tanto nos homens como no gado.

Mesmo acontecendo essas coisas horríveis no Egito, Faraó não deixou o povo sair. Deus continuou enviando mais pragas.
4º PRAGA (MOSCAS): Êxodo 8:20-32. Deus enviou grandes enxames de moscas que arruinou a terra do Egito. Depois da oração de Moisés os enxames se retiraram.
5º PRAGA (PESTE NOS ANIMAIS): Êxodo 9:1-7. Faraó e os egípcios adoravam o deus touro. Acreditavam que ele protegia o gado, mas Deus mostrou que era inútil confiar em um animal. Deus enviou uma peste muito grave sobre o gado, cavalos, camelos, ovelhas. Todos animais dos Egípcios morreram, mas os animais do povo de Israel não morreram pois não foi atingido pela peste.
6º PRAGA (ÚLCERAS): Êxodo 9:8-12. Deus mandou Moisés pegar cinza em um forno e jogar para o céu na presença de Faraó. Quando o pó caiu, tornou-se feridas (úlceras/tumores) nos homens e nos animais.
Vocês acham que agora Faraó vai deixar o povo sair? Não. Ele era muito teimoso.
7º PRAGA (CHUVA DE PEDRAS): Êxodo 9:13-35. Quem tem medo de chuva de pedras, de trovões, de relâmpagos? Deus enviou uma chuva diferente para o Egito, que nós nunca vimos igual. Caíram tantas pedras que estragaram as plantações, quebraram árvores e mataram muitos animais.
8º PRAGA (GAFANHOTOS): Êxodo 10:1-20. Depois disso Deus fez soprar um vento forte trazendo milhares de gafanhotos, insetos que devoraram o restante das plantações do Egito.
Os egípcios acreditavam que o sol era o maior de todos os deuses. Então, o Deus de Moisés e nosso Deus enviou a nona praga para mostrar a eles que não adiantava adorar o deus Sol. E assim aconteceu a nona praga. ( Nesta hora pode entrar alguém vestida de sol, depois pode cobrir a pessoa com tecido preto).
9º PRAGA (ESCURIDÃO): Êxodo 10:21-29. O sol escureceu por três dias. Ninguém podia sair de casa porque não encontrava caminho, mas na região onde os israelitas moravam não ficou escuro, somente para os egípcios. Moisés mostrou aos egípcios que o sol não é um deus.
Deus não permitiu que os israelitas sofressem com nenhuma dessas pragas que caíram no Egito. Ele cuidou de seu povo porque os amava.
Depois de tudo isso, Moisés foi falar novamente com Faraó, mas ele continuava com o coração endurecido.
Na aula de hoje, vimos nove pragas. Na próxima lição veremos a 10º praga, mas...será que dessa vez Faraó vai deixar o povo sair? Não percam!


5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (Sentir)
Faraó não quis obedecer a Deus. E Deus estava lhe mostrando que é poderoso e pode realizar qualquer coisa. Faraó não tinha respeito por Deus e não reconhecia a Sua grandeza. Nós temos que reconhecer que Deus é poderoso, é o Criador da natureza e o único Deus. Devemos confiar e adorar somente a Ele. Infelizmente hoje em dia muita gente adora a muitos deuses e estátuas que não podem ajudar em nada.


6- APELO:
Mostrar a criança que nosso Deus é poderoso e que o amor d’Ele é muito grande e quem ainda não recebeu o amor d’Ele no coração pode fazê-lo.


7-DESAFIO: (Agir)
Conte a outras pessoas sobre o poder de Deus durante esta semana.


8- ATIVIDADE:
Sugestão 1: Rã para colorir e dobrar - tirar cópias do desenho abaixo.
https://aprendendocomtiadebora.blogspot.com/…/vamos-fazer-u…





Sugestão 2 - Animais com copo descartável:
http://r.search.yahoo.com/…/RK=2/RS=5RxP.xipDNr8EOANe3wASju…



Sugestão 3 - Rãs com língua de sogra https://www.google.com.br/url…



Aula 3/5 
A DÉCIMA PRAGA - A Páscoa no Egito



BASE BÍBLICA: Êxodo 11 e 12

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
"O Senhor é a minha força..." - Êxodo 15.2.

OBJETIVOS:
Conhecer: que a criança saiba que vale a pena ficar do lado de Deus ( o povo de Israel ficou do lado de Deus e foi abençoado, o contrário aconteceu com Faraó e seu povo).
Sentir: que a criança compreenda que Deus é poderoso e que ele cumpre o que promete, não existem impossíveis para Ele. Mesmo diante da maldade de Faraó, Deus fez tudo que foi preciso para libertar o povo.
Agir: que as crianças convidem pessoas para irem na célula e na igreja para ouvirem sobre Jesus.

1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS:
Páscoa, Páscoa, P A S C O A - Cristina Mel

3- QUEBRA GELO: O Banquete
Preparar uma mesa com pães sem fermento, ervas amargas e carne assada para as crianças apreciarem. Dizer a ela que aquele banquete conta a história da primeira páscoa.
Variação: preparar uma mesa bonita, enfeitada para recebê-los. Colocar uma plaquinha na mesa escrito: FELIZ PRIMEIRA PÁSCOA . Na mesa podemos ter algumas coisas para comerem : pipocas, suco, gelatina em copinhos de café etc. colocar na mesa fotos das comidas que foram saboreadas na primeira páscoa (pão sem fermento, ervas amargas e carne de cordeiro assada). Dizer a eles que aquelas imagens representam as comidas saboreadas na primeira páscoa.

4- REFLEXÃO: (Conhecer)
Para o professor:
É bom que tenhamos sempre em nossa mente, como motivo de alerta e gratidão, o fato de que somos o que somos não graças a nós mesmos, mas a Deus e ao que Ele fez por nós. Somos livres do domínio do pecado, regenerados e capacitados por causa do Cordeiro de Deus que morreu pelos nossos pecados. Seja esse o nosso estímulo para servi-lO com amor e dedicação, pois Ele não apenas morreu, mas reviveu trazendo-nos uma nova vida. Se você reconhece que Deus deu o melhor para você, então dê tudo de si para Ele, lembrando que: "Aquele que não poupou o Seu próprio Filho, antes, por todos nós O entregou, porventura não nos dará graciosamente com Ele todas as cousas?" (Rm 8.32).

Deus queria libertar Seu povo da escravidão do Egito, mas Faraó não o libertava. Vimos que Deus enviou pragas para ao Egito para convencer Faraó, mas ele não mudava de ideia. (recorde as nove pragas - 
1º praga - água se transformou em sangue; 
2º praga - rãs; 
3º praga transformou pó da terra em piolhos; 
4º praga - moscas; 
5º praga - pestes nos animais; 
6º praga - de úlceras; 
7º praga - chuva de pedras; 
8º praga - gafanhotos; 
9º praga - o sol escurecesse por três dias. )
Deus disse a Moisés que enviaria mais uma praga sobre Faraó e o Egito (Êxodo 11:1), a décima praga. Deus explicou tudo certinho para Moisés como as coisas iriam acontecer. A desobediência às ordens de Deus por parte de Faraó estavam causando muita coisa ruim sobre o povo do Egito.
Deus disse que depois desta praga Faraó não só deixaria o povo ir, como também expulsaria o povo da terra para que eles pudessem ir para a terra prometida por Deus.
O povo deveria ficar pronto para a viagem (partida). Desta vez eles iriam partir.
Depois de ouvir toda a instrução de Deus, Moisés vai falar com Faraó o seguinte:
Êxodo 11:4-7: “ Assim o Senhor tem dito: À meia-noite eu (Deus) sairei pelo meio do Egito; E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva e dos animais.
E haverá grande choro em toda a terra do Egito, como nunca houve semelhante e nunca haverá;
Mas entre todos os filhos de Israel ninguém morrerá, desde os homens até aos animais, para que saiba que o Senhor fez diferença entre os egípcios e os israelitas.”
Porém o coração de Faraó estava endurecido e ele a princípio não acreditou que seria possível de que acontecesse de fato como Moisés disse.
Como fazer para que os primogênitos do “povo de Deus”, que também moravam no Egito, não morressem? Neste momento Deus dá uma instrução ao povo:
CORDEIRO SEPARADO (temos a figura )

Êxodo 12:3 diz: “Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez dias deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.”
Êxodo 12 :5: “O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula (mancha), um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.”
O SANGUE DO CORDEIRO NAS PORTAS LIVRARÁ DA MORTE OS PRIMOGÊNITOS (temos 2 figuras)

ÊXODO 12: 7 E tomarão do sangue (do cordeiro), e passarão em ambas as laterais , e na viga superior da porta, nas casas em que comerem o animal.
Deus mandou que as famílias de Israel colocassem o sangue do cordeiro nos batentes da porta para que seus primogênitos não fossem mortos. Esse era o sinal para marcar as casas dos israelitas. Deus disse a Moisés: ( Êxodo 12:23) "Porque o Senhor passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na porta... passará o Senhor aquela porta, e não permitirá ao destruidor que entre em vossa casa, para os ferir". O povo de Israel não poderia desobedecer a esta ordem, para que seus filhos não morressem.
CELEBRARAM UMA CEIA: ERVAS E PÃES (temos figura )

Além de matarem o cordeiro deveriam preparar um jantar, pois a viagem de partida estava próxima.
Êxodo 12:8-9: ”E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos (sem fermento); com ervas amargosas a comerão.
Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, .....”
Quando comessem já deveriam estar prontos para a viagem: Êxodo 12:11.
“Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos (vestidos), os vossos sapatos nos pés (calçados), e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor”.
PÁSCOA
Essa preparação para o povo sair do Egito, Deus chamou de Páscoa. A páscoa representava a “libertação da escravidão e uma nova vida de liberdade”.
E quando os israelitas entrassem na Terra Prometida, eles deveriam fazer uma festa para lembrar, comemorar aquele dia que foi chamado de “ Primeira Páscoa”. Até hoje os israelitas comemoram a Páscoa. Exodo 12:14
Nós também comemoramos a Páscoa, mas ela não tem nada a ver com coelhinhos ou chocolates. Há um sentido muito especial e nós vamos aprender sobre isso semana que vem.
Depois que os israelitas fizeram tudo o que Deus mandou, Ele então enviou a última praga: a morte dos primogênitos.
MORTE DOS PRIMOGÊNITOS

O senhor feriu todos os primogênitos do Egito. Mas, os filhos dos israelitas não morreram por causa do sinal com o sangue do cordeiro que havia na porta da casa deles. As casas marcadas pelo sangue era um sinal de que aquela casa tinha obedecido a ordem de Deus.
Depois da morte dos primeiros filhos de cada família do Egito, inclusive do filho de Faraó houve grande desespero no Egito (Temos a figura ). Faraó foi obrigado a reconhecer que Deus estava falando muito sério o tempo todo. A partir daí ele resolveu libertar o povo de Israel para ir embora.
Depois disso, a cada ano, o povo de Israel continuava comemorando essa festa chamada Páscoa.

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (Sentir)
Apesar de terem sido libertos da escravidão do Egito e terem ido para a terra prometida, o povo continuou escravo do pecado.
As pessoas continuaram (e continuam) fazendo coisas que desagradam a Deus: fumam, bebem, brigam, usam drogas, mentem, matam etc... ( o povo hoje continua sendo escravo do pecado).
Deus olhou tudo isso com muita tristeza, mas ele amava (e ama) as pessoas e queria (e quer) que elas parassem de fazer coisas erradas e resolveu ajudar o homem nas suas fraquezas mandando seu filho ao mundo.

6- APELO:
Tem alguém aqui que ainda não recebeu o amor de Deus no coração? Gostaria de fazer uma oração recebendo este amor tão grande em sua vida ?

7- DESAFIO: (Agir)
Observe nesta semana as pessoas ao seu redor. Veja se elas vivem como pessoas livres do pecado ou escravas ? Fale do amor de Deus para elas. Convide elas para irem a célula, para virem a Betel.

8- ATIVIDADE:
Pintar a casa e colar uma  porta feita com Eva ou papel marrom (levar cortada) e passar tinta vermelha no batente(usar guache).
Desenho da casa:

Imagem do Pinterest




Aula 4/5
O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA 
(Símbolos cristãos e pagãos)

BASE BÍBLICA: Romanos 3:23, João 1: 29

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
"Porque Deus tanto amou o mundo que deus seu único filho para que todo aquele nele crer não morra, mas tenha a vida eterna." João3:16

OBJETIVOS:

Conhecer: mostrar à criança que há verdades sobre a páscoa que a televisão e a internet não contam. Querem na verdade vender ovos de chocolate e nem sempre lembram de Jesus.
Sentir: que a criança reconheça que Jesus deve ser lembrado, pois Ele é o verdadeiro dono da festa.
Agir: usar o que aprendeu sobre a Páscoa e conte aos outros que ainda não conhecem o verdadeiro significado desta festa.

RECURSOS VISUAIS:
Ovo da páscoa no disco de vinil e Túmulo/Jesus. (estão no almoxarifado do Kids)






1-ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS:
Não foi o coelhinho que morreu na cruz

3-QUEBRA GELO: Passando a bola.
Dizer as crianças que hoje iremos descobrir de onde surgiu a história do ovo, do coelho. Iremos falar sobre o verdadeiro significado da páscoa
(temos figura ).
Posicionar as crianças em círculo. Uma bola deve ser passada de mão em mão. Cada um que pega a bola deve falar uma palavra que lembra a páscoa (Cristã ou não). Vá anotando no quadro negro (está no almoxarifado) as palavras que foram aprendidas na última quatro aula: amor, coelho, céu, cordeiro, chocolate, ceia, cruz, domingo, ervas amargas, festa, Jesus, morte, ovos, pecado, perdão, pão sem fermento, pragas, primogênito, ressurreição, sexta-feira, túmulo, vida. Ajude dando dicas ...com que letra começa etc....Diga que hoje irão aprender mais algumas coisas que tem relação com a páscoa.

4- REFLEXÃO: (Conhecer)
Para o professor: (memorize a história e mostre as figuras)
A ORIGEM PAGÃ DA PÁSCOA: ovo e coelho da páscoa. (ver figura na pasta)
Deusa Ostara (temos figura): Na Alemanha, o coelho era o símbolo de uma deusa da fertilidade adorada por alguns povos. Seu nome é Ostara (que deu origem a palavra Ostern= Páscoa, em alemão). Nas ilustrações desta deusa sempre apareciam lebres, seus animais preferidos. Em homenagem a esta deusa celebravam uma festa anual no mês de abril.

Uma das principais tradições da festa desta deusa (deusa da fertilidade) era a “decoração de ovos” que representava a fertilidade dela. Outra tradição muito antiga era a de esconder os ovos e depois achá-los.
Ostara tinha uma especial afeição por crianças, porque aonde quer que ela fosse, elas a seguiam e ela adorava cantar e entretê-las com sua magia.

No início esta festa servia apenas para homenagear esta deusa. Mas no final do século VIII, adaptaram sua festa à festa cristã que celebra a Ressurreição de Cristo (adaptando o nome da festa pagã às tradições cristãs).

A Festa da Deusa passou de geração a geração.Anos antes de Cristo, na Europa, as pessoas trocavam ovos decorados (presenteavam uns aos outros ) 

A TRADIÇÃO DOS OVOS DE CHOCOLATE E DO COELHO  e  JESUS
No início os ovos eram de verdade, pintados e decorados. Ao longo dos anos o costume foi sendo passado para outras culturas do mundo todo e os ovos de galinha foram substituídos por ovos de madeira, prata e de ouro decorados com pedras preciosas e, por fim, pelos de chocolate .
Os confeiteiros franceses começaram a fabricá-los em chocolate e a gostosura ganhou o mundo. Com o surgimento da indústria de chocolate em 1828 (iniciada pelo holandês Van Houtem) os ovos de chocolate começaram a ser produzidos em larga escala.

#Qual a relação do ovo e do coelho com a páscoa? 
Ao meu ver, quiseram de alguma maneira justificar a mistura do paganismo com a festa cristã da páscoa. Para que tal justificativa tivesse sentido, tentaram de alguma maneira encontrar uma relação entre Cristo, os ovos e o coelho. Absurdamente a explicação ficou assim:
#Ovo X ressurreição: O ovo simboliza nascimento, o início da vida, uma nova vida. A páscoa dos cristãos significa a ressurreição de Jesus. Na ressurreição de Cristo ele ganhou nova vida . Por isso o ovo tornou-se referência da Páscoa. (figura usada no começo).
#Coelho X ressurreição: O coelho é mamífero e não bota ovos. Ele assumiu o papel de entregador de ovos de Páscoa.
O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e em larga escala e simboliza nascimento, fertilidade e vida nova. Como a Páscoa é a ressurreição, é renascimento, vida nova, os coelhos, através de sua fertilidade passaram a simbolizar a páscoa.
#A verdade sobre a Páscoa:
1-Páscoa NÃO é uma festa para relembrar OSTARA, mas sim para relembrar JESUS. O animal que representava Ostara era o COELHO, mas o animal que representa Jesus é o CORDEIRO.
Lembra quando estudamos a primeira páscoa? O sangue do cordeiro quando era passado nas portas das casas livrava aquela casa da morte. Jesus é chamado de “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. João 1: 29 (temos as figuras).
Assim como o sangue do cordeiro livrava a casa da morte, o sangue de Jesus livra a nossa vida da morte (pecado).
2-Páscoa NÃO é representada por OVOS DE CHOCOLATE (temos um recurso de disco de vinil que de um lado é um ovo e do outro um tumulo e dentro do tumulo tem Jesus ressurreto), mas sim por um TÚMULO VAZIO (Jesus ressuscitou) .
Vamos entender mais sobre isso através de uma experiência:

*DINÂMICA DA TINTURA DE IODO:
LIMPANDO O CORAÇÃO 
Material: Vasilha transparente, água, iodo e água sanitária.
1-Colocar Água na vasilha, explicar que quando Deus fez o homem, seu coração era limpinho como a água que eles estão vendo.
2 -Pingue aos poucos iodo dentro da água e explique que Adão, o 1 º homem pecou, desobedeceu a Deus e sujou seu coração, depois foram nascendo outros homens a partir de Adão até os dias de hoje. Todos os homens pecaram (Romanos 3:23).
O único meio que Deus tem para o perdão dos pecados é através do Sangue de Jesus Cristo. Jesus pode e quer perdoar os pecados. Tudo o que precisamos é fazer reconhecer que somos pecadores e que Jesus morreu na cruz em nosso lugar. 
Derrame aos poucos a água sanitária dentro da vasilha, e ela limpará o iodo e a água voltará a ficar límpida.
Assista o vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=k04i4Es0GTs

5-CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (Sentir)
Na festa da Páscoa nós lembramos a morte de Jesus. Ele derramou o Seu sangue para nos libertar do pecado, mas também Ele ressuscitou para nos dar uma nova vida.
Ele venceu o pecado e a morte e nos ajuda a não fazermos o que é errado. E se fizermos algo errado e nos arrependermos de verdade ele nos perdoa.

6- APELO:
Você já se arrependeu de seus pecados e recebeu o AMOR de Jesus em seu coração ? O dia pode ser hoje! O momento pode ser agora! Peça perdão a Jesus por tudo de errado que você já fez e receba o amor dEle através de uma oração?

7 -DESAFIO: (Agir)
Você recebeu Jesus em seu coração? Este foi o melhor presente que já recebeu sem merecer. Conte a outros esta história e diga que eles também podem receber este presente, de graça. Use a atividade manual que você irá fazer para contar as pessoas a verdade sobre a páscoa que muitos não conhecem.

8- ATIVIDADE:
Levar recortes de papel marrom para as crianças montarem a cruz dentro de uma figura oval, colar corações, ver exemplo:





Aula 5/5
JESUS É A VERDADEIRA PÁSCOA


BASE BÍBLICA: Mateus 27:27-56 e 28:1-10; 
Marcos 15:16-41 e 16:1-8; 
Lucas 23:26-49 e 24:1-12; João 19:17-37 e 20:1-10.


VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna". João 3:16

OBJETIVOS:

Conhecer: que a criança possa compreender que Jesus morreu na cruz para nos salvar e nos dar vida eterna.
Sentir: que a criança sinta o amor de Jesus, pois Ele venceu a morte; por isso pode nos dar vitória sobre o pecado.
Agir: Sempre convidar pessoas que ainda não conhecem Jesus para irem na célula e na igreja.

1- ORAÇÃO:


2- CÂNTICOS:
Páscoa, Páscoa, P A S C O A - Cristina Mel

3- QUEBRA GELO: Coelho da Páscoa
Espalhar pela sala pegadas de coelho numeradas. As crianças deverão seguir as pegadas junto com o professor. Dizer que o final das pegadas terminará em um lugar onde as crianças encontrarão a resposta para a pergunta: Qual animal representa a páscoa?
Obs: O término das pegadas termina em uma caixa bonita e no fundo da caixa há uma imagem de uma ovelha. Certamente as crianças pensaram que a imagem seria de um coelho por causa das pegadas. Diga a elas que hoje você NÃO contará a história do “coelho da páscoa” mas SIM da “ovelha da páscoa”.

4- REFLEXÃO: (Conhecer)
O NASCIMENTO DE JESUS
Jesus deixou o céu onde morava com Deus e veio a este mundo, nasceu em Belém, em um lugar humilde, era filho de Maria e José (temos figura).
Cresceu aqui na terra ensinou muitas lições sobre o amor, o pecado, o perdão. Fez muitos milagres.
Mesmo assim o povo continuou pecando. Mas toda vez que há um pecado, há uma consequência, um castigo.
A Biblia diz que o resultado do pecado é a morte Romanos 6:23.
Deus disse que para que o pecado fosse perdoado, o castigo deveria ser pago com a morte de alguém inocente.
JESUS O CORDEIRO SEM DEFEITO.
Lembra que lá no Egito o sangue de um cordeiro sem defeito livrou os primogênitos de Deus da morte? (temos figura)
Então, agora precisava que alguém sem nenhum pecado (defeito) para livrar, de uma vez por todas, o povo do pecado. E não havia ninguém na terra sem pecado. Somente Jesus era sem pecado. Ele é chamado de “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (temos figura ). A missão dele quando veio ao mundo era esta: tirar o pecado do mundo.
Apesar de não merecermos o amor de Deus por causa dos nossos muitos pecados, Deus nos ama tanto que resolveu nos livrar do castigo enviando Jesus ao mundo para que ele se tornasse o castigo em nosso lugar.
JESUS MORREU NA CRUZ
Muitos homens, na época de Jesus, queriam matá-lo pois ele falava a verdade e isso incomodava algumas pessoas. Eles não acreditavam que Ele era o Filho de Deus. Tentaram acabar com a vida dele de muitas maneiras, mas não conseguiram. Mas não teria outro jeito, Ele sabia que iria morrer, afinal veio a este mundo para nos ensinar muitas coisas e para morrer no nosso lugar.
Quando se aproximava o dia da sua morte (e ele sabia disso) ele foi orar, pois estava muito triste, angustiado. Levou seus amigos para orar com ele, mas ao invés de orar com ele, acabaram dormindo um profundo sono. (temos figura). Outro fato muito triste aconteceu também: seu discípulo Judas o traiu entregando Jesus aos soldados que o estavam procurando e Ele foi preso. (temos a figura).
Logo depois que foi preso, Jesus sofreu bastante. Os guardas riram dele, bateram muito nEle, tiraram Sua roupa, colocaram sobre Ele uma capa vermelha e uma coroa cheia de espinhos, cuspiram em Jesus. Para piorar ainda mais, seu amigo Pedro quando viu que Jesus estava preso ficou com muito medo e quando perguntaram a ele se conhecia Jesus, ele disse que não o conhecia (temos figura). Como Jesus sofreu: dor, angústia, traição, indiferença! Como se não bastasse, julgaram Jesus como se Ele fosse um criminoso e Ele foi condenado (temos figura).
Os guardas então levaram Jesus a um monte chamado Calvário e lá pregaram Ele na cruz (temos figura) ao lado de dois ladrões.
Mesmo com tudo o que as pessoas fizeram para Jesus, Ele continuava as amando e pediu para Deus perdoá-las.
Antes de morrer, Jesus disse a Deus, Seu Pai: " Pai, nas suas mãos entrego o meu espírito! "Depois de dizer isso, Ele morreu.
TÚMULO
Depois que morreu Jesus foi colocado num túmulo na sexta feira (temos figura). Naquela época os túmulos eram diferentes dos que vemos hoje. Era uma caverna. Na entrada da caverna, puseram uma grande pedra e dois guardas vigiavam para que ninguém chegasse perto.
JESUS RESSUSCITOU Ao terceiro dia, no domingo, bem cedinho Jesus ressuscitou /voltou a viver (temos figura). Deus fez acontecer um terremoto; veio um anjo do céu e tirou a pedra que fechava a entrada do túmulo. Os guardas ficaram com muito medo e paralisados.
Depois que ressuscitou apareceu a várias pessoas antes de voltar para o céu: Maria Madalena (temos figura), aos discípulos (temos figura), a Pedro e aos discípulos na beira da praia (temos figura). Após sua ressurreição ele ficou na terra por 40 dias e depois de ter terminado sua missão aqui na terra, voltou para Deus (temos figura).

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (Sentir)

Jesus foi muito mais poderoso que a morte, porque ressuscitou e hoje está vivo. Agora podemos falar com Ele e pedir ajuda na hora da dificuldade. Ele também nos dá vitória sobre o pecado.
Jesus viveu aqui na terra e experimentou a dor, a tristeza, a solidão, o abandono, a traição. Assim ele consegue compreender quando passamos por tudo isto e este é o motivo pelo qual ele nos ajuda quando estamos tendo alguma dificuldade.

6- APELO:

Você já recebeu o amor de Jesus no coração? Já pediu a ele para perdoar as coisas erradas que vc faz? Já agradeceu a ele por ter morrido no sei lugar e levado a culpa do seu pecado?

7- DESAFIO: (Agir)
Há muitas pessoas escravas pelo pecado: mentira, drogas, palavrões, etc. Eles precisam ouvir falar do amor do Deus e quem deve falar somos nós. Convide estas pessoas para vir a Betel, ou a célula.

8- ATIVIDADE:
O túmulo: maiores e/ou menores: leve um túmulo recortado em papel marrom. Ele deverá ter uma porta para abrir e fechar. Cole na folha. Dê a criança e ela deverá completar o desenho da cena do sepulcro. Imprima imagens de Jesus e cole no palito de sorvete (Jesus ressurreto).












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