O Sermão do Monte - Lições 01 a 18

 LIÇÃO 01

O SAL DA TERRA

                                   Imagem: http://gmcgmjrsantamaria.blogspot.com/

Base Bíblica: Mateus 5:1,2 e 13

1. Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2. 
e ele começou a ensiná-los, dizendo:
13. 
Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.

Versículo para memorizar: Colossenses 4:6

O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.

OBJETIVOS:

CONHECER – que a criança aprenda que está no mundo para fazer a diferença.

SENTIR – que a criança sinta o desejo de ser um cristão autêntico, verdadeiro.

AGIR – que a criança siga as instruções de Jesus.


1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS: Sou sal da terra e luz do mundo

3- QUEBRA GELO:

Sirva às crianças pipoca SEM SAL.

Observe suas reações, eles certamente irão comentar: - "Tá ruim! Tá sem sal". Então coloque umas pitadas de sal nas pipocas.

Diga como é ruim comer pipoca sem sal, ou outro alimento que precisa de sal, não dá para comer.

Pois então, certa vez, Jesus falou a seus discípulos que eles eram o "sal da terra".

Entrar na lição.


4- REFLEXÃO: (CONHECER)

Vamos continuar aprendendo sobre o Sermão do Monte, onde contém vários ensinamentos de Jesus aos seus discípulos e que são para a igreja de hoje também!

Jesus disse aos discípulos que eles eram o Sal da Terra e fez uma pergunta: - Poderá o sal perder o seu sabor? O sal na época de Jesus era um pouco diferente do sal usado hoje, pois naquele tempo o sal perdia sim o seu sabor, ele ficava ruim para o uso, pois tinha muitas impurezas misturadas nele. Então, Jesus estava ensinando aos discípulos que eles deveriam sempre ser límpidos, isto é, deveriam ser como o sal que não perde o seu sabor, mas que dá gosto aos alimentos.


5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (SENTIR)

Nos dias de hoje, devemos ser também o sal da terra, pois se vivemos no mundo, devemos fazer a diferença, devemos ser aquelas pessoas que influenciam outras pessoas positivamente, assim como o sal que é o tempero principal dos alimentos, pois não adianta colocar vários temperos na comida, mas faltar o sal, pois ela ficará sem gosto, ficará difícil de engolir, mas quando se coloca uma pitada de sal, aí sim, ela fica saborosa e boa para comer.

Com os cristãos também é assim, cada um de nós devemos dar o exemplo perante os pecadores, pois se você diz que é um cristão, que segue a Jesus, mas comete pecados e vive uma vida que não mostra que é um cristão, então você perde o valor, perde a oportunidade de levar outras pessoas a Cristo, e todos zombarão de você!

Foi isto que Jesus disse – se o sal perder o sabor, será pisado pelos homens. Tem um estudo que diz que até hoje em Israel, o sal que é descartado, que perdeu o sabor, é espalhado nas lajes das casas e pisado, pois fica duro e serve para firmar o piso. Então, devemos ser cristãos autênticos, pois de dissermos que somos cristão e agimos como pessoas pecadoras, os que não são de Jesus vão zombar de nós, vão zombar do evangelho, vão pisar em nós, vão nos descartar assim como se descarta o sal impuro.

Então, lembrem-se ser sal da terra, é estar no mundo e influenciar o mundo, não pode ficar só na igreja, tem que sair e falar de Jesus, assim como o sal que não deve ficar no saleiro e perder o sabor, deve ser usado nos alimentos.


6 – DESAFIO: (AGIR)

Nesta semana, quando você estiver numa roda com os amigos ou familiares que não são cristãos, você vai agir como Jesus ensinou aos seus discípulos, que deveriam ser como o sal, que deveriam demonstrar aos outros que é um cristão autêntico, por exemplo, não fale palavrões, não dê risada de outra pessoa quando ela erra, não fale mal de alguém, etc.


7 – ATIVIDADE:

Sugestão 1: Montar um saleiro com copo descartável e tampinha.




💚💙💛💖

LIÇÃO 02

A LUZ DO MUNDO

                                                    

Base Bíblica: Mateus 5:1,2 e 14-16

1. Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2. e ele começou a ensiná-los, dizendo:

14.Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
15. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
16. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.

RECURSOS VISUAIS:

Planeta terra e lâmpada com duas faces.





Versículo para memorizar: I Tessalonicenses 5:5

Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas.

OBJETIVOS:

CONHECER – que a criança aprenda que está no mundo para fazer a diferença através das suas obras.

SENTIR – que a criança sinta o desejo de ser um cristão autêntico, mostrando ao mundo a verdadeira luz.

AGIR – que a criança coloque em prática o princípio de ser luz, testemunhando.

1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS: Sou sal da terra e luz do mundo

3- QUEBRA GELO: SEJA LUZ

Colocar as grades que estão com tecido preto de maneira que forme um quadrado, ou um lugar fechado. Pedir para todas as crianças entrarem neste lugar cercado pelo pan escuro. Ligue uma lanterna e pergunte – quando eu liguei a lanterna, fez alguma diferença? Todos deverão dizer que não, pois já tem luz no local, então a lanterna acesa não fez muita diferença. Em seguida, cubra este cercado com outro tecido escuro, de modo que o ambiente fique todo escuro ou parcialmente escuro, depois ligue a lanterna novamente e pergunte – e agora, fez alguma diferença quando eu liguei a lanterna? Todos irão dizer que sim, que fez muita diferença, pois o local estava escuro e a lanterna trouxe mais claridade.

Conclusão - onde há luz, não é necessário trazer mais claridade, mas o ideal é que onde há escuridão, haja luz e que esta luz seja permanente, isto é constante para que o ambiente esteja sempre iluminado.


Para reflexão, assista o vídeo - Seja luz – Hernandes Dias Lopes

https://www.youtube.com/watch?v=mF16ymKCxwo


4- REFLEXÃO: (CONHECER)

Vamos continuar aprendendo sobre o Sermão do Monte, onde contém vários ensinamentos de Jesus aos seus discípulos e que são para a igreja de hoje também!

Jesus disse aos discípulos que eles eram A LUZ DO MUNDO! Ele ensinou que não tem como iluminar um ambiente, colocando a luminária escondida dentro de um cesto, pelo contrário, ela deve ser colocada em um lugar onde todo o ambiente seja iluminado, para que todos que estejam no local, possam ver a luz. (Lembram da dinâmica que fizemos há pouco? É desta maneira que a luz deve ser usada.) Ele também ensinou que não tem como esconder uma cidade que é construída sobre um monte, pois de longe ela será vista por todos.

Jesus estava querendo mostrar aos discípulos que eles deveriam ser como a luz que ilumina um ambiente ou uma cidade, pois sem luz, o mundo vive na escuridão.


5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (SENTIR)

Alguém aqui tem medo da escuridão? Por quê? (Aguardar participações)

De fato, a escuridão traz medo e desconforto, não é mesmo? Por exemplo, como você vai encontrar um objeto no quarto, a noite, se não acender a luz? Não tem como, não é verdade?

Pois então, nós somos esta luz que precisa ser acesa no mundo, sabem como? Através das nossas ações! Isso mesmo, é através das nossas ações que mostraremos se somos luz ou escuridão para todas as pessoas.

Quando Jesus diz em Sua Palavra que nós somos a luz do mundo, Ele está ensinando que devemos fazer a diferença entre as pessoas que ainda vivem na escuridão. Se você só convive com pessoas que já conhecem a Jesus, é muito fácil ser luz, pois todos são luz, então a sua luz não vai brilhar, a luz só brilha onde há escuridão! Então, se você convive com pessoas que ainda não conhecem a Jesus, sua luz deve brilhar constantemente. Desta maneira, todos nós devemos dar o exemplo, devemos agir de acordo com os ensinamentos de Jesus, devemos ser pessoas alegres, pacíficas e amorosas, para que as pessoas que ainda não tem o amor de Jesus no coração, possam ver em nós a diferença, possam ver que há algo especial por sermos cristãos e, a partir do nosso testemunho estas pessoas ouçam sobre o Evangelho e passem a viver na luz, isto é, vivam também de acordo com os ensinamentos de Jesus.


6 – DESAFIO: (AGIR)

Nesta semana, quando você estiver numa roda com os amigos ou familiares que não são cristãos, você vai fazer a diferença, seja gentil, alegre e amoroso. Demonstre a eles com suas ações que você é um cristão verdadeiro.


7 – ATIVIDADE:

Sugestão 1:

Montar um vela com dobradura de papel.

Tirar cópias, ou fazer um molde de uma silhueta que dê para desenhar um menino ou um menina. Com afolha aberta aparecerá uma pessoa, com a folha fechada, aparecerá o formato de uma vela. As crianças vão colorir e escrever na vela – nós somos a luz do mundo.


Sugestão 2:

Montar uma lâmpada de E.V.A ou papel.

Levar o molde de uma lâmpada para que cada criança faça o seu, ou levar as lâmpadas recortadas em E.V.A. para que cada criança decore conforme sua criatividade. Pode decorar com E.V.A. brilhante, pedaços de papel laminado, glitter, etc.


💚💙💛💖

AULA 03

JESUS E A LEI


                                    Imagem:  http://escola-dominical-infantil.blogspot.com/

Base Bíblica: Mateus 5:1, 2 e 17 - 20

1. Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2. 
e ele começou a ensiná-los, dizendo:

17. Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
18. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.
19. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.
20. Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus.

Versículo para memorizar: Josué 1:8a

Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite...


OBJETIVOS:

CONHECER – que a criança entenda que a Lei de Moisés na parte das cerimônias e atos civis, não precisa mais ser colocada em prática desde a morte de Jesus na Cruz.

SENTIR – que a criança compreenda o que é lei moral.

AGIR – que a criança passe a ter um comportamento e atitudes que mostrem que são obedientes aos ensinamentos de Jesus.


1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS: Leia a Bíblia e faça oração / Com a armadura de meu Deus

3- QUEBRA GELO: O MESTRE MANDOU

Diga que você é o mestre e que vai mandar fazerem algumas coisas.

Todos devem estar sentados e comece mandando levantarem a mão direita, em seguida peça levantarem a mão esquerda. Observe que alguns vão levantar a mãe esquerda sem abaixar a mão direita, enquanto outros vão levantar a mão esquerda, mas irão abaixar a mão direita.

Pergunte; quem mandou abaixar a mão direita quando eu mandei levantar a mão esquerda?

Explique que nós temos o costume de mudar uma ordem. Eu ordenei para levantarem a mão direita e depois ordenei para levantarem a mão esquerda, mas não ordenei para abaixarem a mão direita, porém alguns de vocês fizeram exatamente isso, então, isso mostra que praticamos algumas coisas dizendo que faz parte de uma ordem, mas na verdade não faz, pois estamos distraídos e não observamos de maneira correta uma ordem quando é dada.


4- REFLEXÃO: (CONHECER)

Vamos continuar aprendendo sobre o Sermão do Monte, onde contém vários ensinamentos de Jesus aos seus discípulos e que são para a igreja de hoje também!

Jesus começou a falar sobre a Lei de Moisés, aquela onde contém os Dez Mandamentos. Ele disse que não veio para acabar com a Lei, mas veio cumprir a Lei, dando sentido a ela, e que enquanto existir céu e terra, nenhuma letra será tirada dela, isto é, se alguém desobedecer a um menor mandamento se quer ou ensinar a alguém desobedecer também será chamado de menor do Reino do Céu.

O que Jesus estava querendo dizer é que a Lei de Moisés era muito difícil de ser seguida por completo, que não existia nenhuma pessoa na terra que poderia cumprir a Lei por inteiro, mas que Ele iria cumprir a Lei, pois Ele é o único que poderia fazê-lo e, de fato, Jesus é o único homem que não tem pecado, é o único que poderia seguir qualquer ordem de Deus por completo.

Na Lei de Moisés continham ordenanças para cerimônias, ordenanças de como as pessoas deviam ser julgadas (leis civis) e ordenanças de como uma pessoa devia se comportar (lei moral).

Depois que Jesus morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia, dizemos que começou a era da graça, isto é, começava o tempo em que as pessoas não precisavam mais oferecer sacrifícios pelos seus pecados, porque Jesus já o tinha feito quando foi morto como um cordeiro sem culpa. Com essa atitude não houve mais necessidade de cumprir com a Lei de Moisés por completo, mesmo porquê ninguém ainda tinha conseguido cumprir, mas Jesus cumpriu por nós, e nos justificou quando se entregou na cruz.

Ele disse que se a nossa justiça não for maior que os ensinamentos dos escribas e fariseus que eram os estudiosos da Lei daquela época, mas não cumpridores, então nós não entraremos no Reino de Deus.


5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (SENTIR)

Quem aqui conhece algum mandamento da Lei de Moisés? (Aguardar participações)

Por exemplo, não matarás! Esta é uma lei moral, isto é, lei moral é algo que devemos obedecer de qualquer jeito, então esta parte da Lei de Moisés nós devemos cumprir por toda a nossa vida.

Obedecer os pais, adorar só a Deus, não cobiçar as coisas do próximo, são mandamentos que devemos obedecer diariamente.

A nossa lei hoje em dia, continua sendo a Palavra de Deus, a Bíblia. Nela contém o Antigo e o Novo Testamento. No Antigo Testamento, conhecemos a história do povo de Israel e a Lei de Moisés que foi dada por Deus para que o povo seguisse suas ordens e soubessem que teriam consequências se fossem desobedientes. No Novo Testamento, conhecemos a história de Jesus que foi enviado por Deus para que fosse sacrificado em nosso lugar, nos dando assim o direito de viver uma vida livre, porém de obediência, cheia de fé em Deus e de amor ao próximo.


6 – DESAFIO: (AGIR)

Nesta semana, vocês colocarão em prática o mandamento que diz: Honre seu pai e sua mãe, isto é, vocês serão obedientes a eles mesmo eles não estando por perto, pois assim vocês cumprirão com a vontade de Deus que está escrita na Bíblia.


7 – ATIVIDADE:

Sugestão 1: Montar uma criança lendo a Bíblia (imprimir)

Ver foto.

Imagem: Pinterest - professorajuce.blogspot.com



💚💙💛💖

AULA 04

O ÓDIO


                                     Imagem: http://infantilebenezerjp.blogspot.com/

Base Bíblica: Mateus 5:1, 2 e 21 a 24

1. Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2. 
e ele começou a ensiná-los, dizendo:

21. Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’.
22. Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.
23. Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você,
24. deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.

Versículo para memorizar: I Crônicas 29:17a

17a. Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade...


OBJETIVOS:

CONHECER – que a criança entenda que apenas odiar alguém tem o mesmo peso que matar alguém perante a Bíblia.

SENTIR – que a criança sinta o desejo de ter um coração puro e verdadeiro.

AGIR – que a criança coloque em prática o princípio de ofertar a Deus com sinceridade, alegria e gratidão.


1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS: Meu coração transborda de amor / O sabão

3- QUEBRA GELO: JOGUE O ÓDIO FORA

Dê um pedaço de papel para cada criança com um lápis ou uma caneta.

Pedir para cada um escrever algo de ruim que ela esteja pensando ou sentindo, pode ser algo que pensou ou sentiu na semana.

Depois peça para amassarem o papel e jogarem dentro de um saco que será jogado fora. No momento em que cada um jogar o seu papel fora, terá que dizer: eu tiro isso da minha mente e do meu coração e agora jogo dentro do sacolão!

No final, amarre a sacola e explique que tudo que é ruim temos que dispensar, temos que jogar fora, devemos orar e pedir a ajuda de Deus para que os pensamentos e sentimentos ruins saiam de dentro de nós.


4- REFLEXÃO: (CONHECER)

Vamos continuar aprendendo sobre o Sermão do Monte, onde contém vários ensinamentos de Jesus aos seus discípulos e que são para a igreja de hoje também!

Quando Jesus explicou sobre a Lei de Moisés, que Ele não veio para acabar com a Lei, mas veio para cumprir e dar sentido a ela, ele começou a falar sobre o ódio.

Na Lei está escrito não matarás, pois se matar poderá será julgado por isso, mas Jesus disse que aquele que apenas xingar o seu irmão poderá ir para o tribunal e sofres as consequências pelo insulto e, até mesmo, poderá ir para o inferno, então, Jesus disse que quando formos entregar a nossa oferta na igreja e por acaso houver alguma pessoa que tem algo contra nós, que é para irmos e acertar as contas primeiro com esta pessoa e depois ir e ofertar a Deus (esta oferta pode ser o dízimo e também pode ser uma oferta de louvor e gratidão que oferecemos ao Senhor quando estamos na igreja), mas o que Jesus estava querendo dizer é que não adianta cumprir com uma parte da Lei que parece mais fácil, como ir ofertar e não cumprir a parte mais difícil que é não ter sentimentos ruins pelas pessoas ou não desejar o mal de alguém.


5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (SENTIR)

Quem aqui gosta de ofertar na igreja? (Aguardar participações)

Eu também gosto de ofertar na igreja, gosto de levar o meu dízimo e minha oferta lá na frente e também gosto de ofertar ao Senhor com o meu coração!

Alguém sabe como é ofertar ao Senhor com o coração?

É ofertar com sinceridade, com gratidão e com alegria! Já pensaram como seria estranho uma pessoa estar na igreja louvando a Deus, mas com o coração cheio de rancor, de raiva e de tristeza? Não seria nada legal e nada agradável ao Senhor, não é verdade? Vocês gostariam de convidar os amigos para o seu aniversário, por exemplo, e eles ficarem dando um sorriso falso só pra tentar te agradar? Claro que não, não é mesmo?

Deus também não gosta de pessoas falsas, Ele ama as pessoas e deseja que todas sejam verdadeiras e confessem seus erros e seus pecados a Ele, para que o Espírito Santo ajude essas pessoas a serem honestas e alegres na presença dEle.

Então, se você tiver ódio por alguém e não resolver e pedir perdão a Deus e a pessoa por isso, você correrá o risco de ser julgado por Deus por esse pecado, e, pelos ensinamentos de Jesus, odiar alguém é o mesmo que matar.


6 – DESAFIO: (AGIR)

No próximo culto, quando você for levar sua oferta lá na frente na igreja, lembre-se da lição de Jesus sobre o ódio, e se tiver algo no seu coração que precisa ser resolvido, ore a Deus, peça perdão e depois vá ofertar, mas não esqueça de resolver o problema com a pessoa que entristeceu você também.


7 – ATIVIDADE:

Sugestão 1: Montar uma criança segurando um coração

Material: Molde da criança e do coração, lápis para colorir e cola.

Montagem: A criança vai transferir o molde da criança para uma folga de sulfite (levar o coração recortado), vai desenhar o rosto e o cabelo conforme for menino ou menina, vai colorir o desenho e o coração. Depois vai colar o coração no corpo da criança no desenho. A dobradura dos braços deve ficar de acordo com a dobradura do coração.

Escrever dentro do coração o versículo - Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade...(I Crônicas 29:17a)

http://sermais.blogspot.com/2010/03/gosto-de-ti.html?spref=pi




http://kossuthsuli.lapunk.hu/?modul=oldal&tartalom=1189900

Vai ficar assim:



AULA 05
Os Juramentos

Base Bíblica: Mateus 5:1, 2 e 33 a 37
1. Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2. 
e ele começou a ensiná-los, dizendo:
33. Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor’.
34. Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35. nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei.
36. E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo.
37. Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno".


Versículo para memorizar: Mateus 5:37

Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno.

RECURSOS VISUAIS:
BOCA GIGANTE (A ideia é que devemos falar sempre a verdade e que o nosso falar deve ser sempre sim, sim e não, não – usar as palavras sim, sim e não, não para inserir dentro da boca gigante)




OBJETIVOS:
CONHECER – que a criança compreenda que a nossa palavra tem peso e que quando falamos sim, é sim, e quando falamos não, é não.
SENTIR – que a criança sinta o desejo de ser honesta e verdadeira, deste modo, não é necessário jurar ou prometer, pois apenas sua palavra é o suficiente.
AGIR – que a criança procure durante a semana corrigir algo que foi feito ou dito que demonstrou que ela não foi verdadeira.

1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS:

3- QUEBRA GELO: EU JURO
Peça para todas as crianças ficarem em pé e colocarem a mão esquerda no coração e a mão direita pra cima, em seguida diga para repetirem o que você disser.
Diga: eu juro que a partir de hoje eu não vou mais bagunçar na sala de aula, não vou gritar com a minha mãe, vou arrumar a minha cama todos os dias e vou limpar a sujeira do cachorro para sempre!
Peça para sentarem e explique fazendo uma pergunta: alguém aqui vai cumprir com esse juramento? É possível fazer todas essas coisas que vocês prometeram? Claramente todos vão dizer que não, então você vai dizer que realmente é muito difícil cumprir com esse juramento e diga foi apenas uma brincadeira para que eles entendam que fazer um juramento ou uma promessa, é muito comprometedor, pois se não podemos cumprir, então é melhor não prometer e nem jurar.

4- REFLEXÃO: (CONHECER)
Jesus continua falando sobre como os judeus se comportavam perante a Lei de Moisés, e falou sobre os juramentos, pois pela Lei quem fizesse um juramento a alguém, deveria cumprí-lo, mas Jesus disse que não era para ninguém jurar de jeito nenhum, nem pelo céu, nem pela terra, nem pela própria cabeça, porém, que a nossa palavra seja sim, sim e não, não, isto é, devemos ser verdadeiros e honestos quando assumimos um compromisso com alguém, sendo assim, quando você estiver falando a verdade para alguém, não importa se ela acredita ou não, a sua palavra deve continuar firme e verdadeira, pois tudo o que falamos está diante de Deus, e se tropeçarmos nas nossas próprias palavras, Jesus diz que é do maligno.

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (SENTIR)
Quem aqui já voltou atrás em alguma coisa que disse a alguém? (Aguardar participações)
Se você já fez isso, saiba que a sua palavra não foi verdadeira, pois quando afirmamos algo para alguém, devemos continuar sendo honestos e firmes naquilo que dissemos, a não ser quando o que foi dito era uma mentira, aí não tem jeito, devemos falar a verdade.
Jesus ensina em Mateus 5:33 que não devemos jurar de jeito nenhum, então, quando estamos diante de uma situação em que alguém quer que a gente confirme algo que fizemos ou não, ou que dissemos ou não, devemos apenar dizer, sim, sim ou não, não, pois não é necessário jurar para a pessoa que fez ou não fez aquilo, que falou ou não falou aquilo.
Outra coisa sobre o juramento, é que não devemos prometer algo para alguém que talvez não dê para cumprir, então apenas diga que vai se esforçar para fazer, mas que não promete fazer, pois se prometer, está fazendo um juramento, aí você poder trazer condenação para si mesmo.
Jurar é algo muito sério, por exemplo, quando uma pessoa vai depor num tribunal contra alguém ou em favor de alguém, ela tem que jurar antes de falar, pois a palavra dela será registrada e se não for verdade, ela terá que responder criminalmente pelo que afirmou.

6 - APELO:
Perguntar se alguma criança tem dificuldade em sempre falar a verdade, orar com a mesma.

7 – DESAFIO: (AGIR)
Nesta semana, se você tem algo que precisa corrigir perante uma pessoa, aproveite que aprendeu sobre ser honesto e seja verdadeiro com esta pessoa, dizendo a verdade e se por acaso houve alguma mentira ou falsidade, peça perdão a pessoa e diga que Deus não se agrada da falsidade e muito menos da mentira, e que por isso você está se retratando, pois se arrependeu do que fez.

8 – ATIVIDADE:
Sugestão 1: Fazer uma boca
Montagem: Levar o molde da boca e uma tira de papel escrito – Seja a sua palavra seu ‘sim’, ‘sim’, ou ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno. Mateus 5:37
Fazer um corte na boca de maneira que dê para puxar a tira de papel com o versículo.


                              MOLDE



>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>💚💙💛💖<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AULA 06
A Vingança


Base Bíblica: Mateus 5:1, 2 e 38 a 42

1. Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2. 
e ele começou a ensiná-los, dizendo:
38. Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’.
39. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.
40. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa.
41. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.
42. Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado".

Versículo para memorizar: Mateus 5:39b
Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.”


RECURSOS VISUAIS:
Emociometro (Usar a carinha de bravo para representar uma pessoa vingativa)


OBJETIVOS:
CONHECER – que a criança entenda que se vingar é o contrário de perdoar.
SENTIR – que a criança sinta o desejo de ser uma pessoa pacífica e que perdoa mesmo que tenha sofrido.
AGIR – que a criança demonstre em suas atitudes que não é uma pessoa vingativa.

1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS:

3- QUEBRA GELO: PERDÃO É MELHOR DO QUE A VINGANÇA
Leve várias pedras para dar uma para cada criança (se preferir, use algumas peças de montar tipo lego, de tamanho médio, mas explique que são pedras).
Dê uma pedra (ou uma peça) para cada criança e diga que esta pedra foi alguém que jogou nela, que ela resolveu guardá-la para jogar de volta na pessoa que fez isso.
Em seguida, peça para as crianças realizarem algumas atividades, porém não devem soltar a pedra da mão.
Exemplos de atividade: tomar banho (mas diga que a pedra não é o sabonete); fazer uma roda de mãos dadas, mas sem largar a pedra; jogar bola um para o outro; prender roupa no varal (pode usar a arara de roupas), bater palmas, etc.
Depois, com um pote ou uma sacola na mão, diga para jogarem suas pedras fora, esquecendo de quem as jogou.
Explique que quando não perdoamos uma pessoa e guardamos raiva e mágoa dela, é como carregar aquela pedra todos os dias, atrapalhando nossa vida, deixando nosso coração triste e zangado desejando o mal para aquela pessoa, pois nem adiantou guardar a pedra para jogar na pessoa depois, pois a pessoa nem voltou, nem apareceu novamente.
(Entrar na lição)

4- REFLEXÃO: (CONHECER)
Jesus continua falando sobre como os judeus se comportavam perante a Lei de Moisés, e falou sobre a vingança.
Ele ensinou que na Lei está escrito OLHO POR OLHO e DENTE POR DENTE, isto é, que cada um poderia reagir de acordo com o que recebeu, por exemplo, se alguém batesse em outra pessoa com um pedaço de madeira, esta pessoa que apanhou, perante a Lei podia bater no agressor também com um pedaço de madeira, mas os judeus praticavam a Lei sem entendimento e cumpriam o que estava escrito ao pé da letra, cumpriam conforme entendiam.
Jesus, porém, explicou em Mateus 5:39, que devemos resistir ao perverso, que devemos resistir aqueles que querem nos ferir e nos ofender, fazendo assim, se alguém bater na nossa face do lado direito, devemos oferecer o outro lado, desta forma, demonstramos para esta pessoa que não vamos ser violentos e maus como ela está sendo. Quando conseguimos nos segurar quando alguém nos ofende e até nos agride com palavras e até
fisicamente, é porque não desejamos mal a pessoa, ficamos tristes, mas não reagimos aquela ação ruim..
Saibam que perdoar é como libertar uma pessoa de uma prisão, pois quanto mais queremos nos vingar dela, alimentamos o ódio dentro de nós e ficamos relembrando o que a pessoa fez, ficamos contando para outras pessoas o que aconteceu, aí vira algo difícil de lidar, pois as outras pessoas passam a pensar mal daquela pessoa também e até passam a evitá-la, então quando agimos assim, nós guardamos a pedra, guardamos uma imagem ruim daquela pessoa na nossa mente, por isso aprisionamos ela dentro de nós com raiva e tristeza, então, perdoar a atitude má daquela pessoa, acaba libertando ela de ser vítima das suas próprias más ações.
Jesus também ensinou que se alguém pedir algo, devemos dar ou emprestar. É muito comum darmos ou emprestarmos algo para alguém, não é mesmo? Mas tem pessoas que não queremos dar e nem emprestar por algum motivo, então Jesus ensina para não agirmos de acordo com a outra pessoa, mas devemos agir com bondade e perdão.

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (SENTIR)
Quem aqui sente ou já sentiu desejo de se vingar de alguém? Você se vingou? O que sentiu? (aguardar participações)
Infelizmente eu já senti desejo de me vingar de uma pessoa, mas resolvi perdoar e agir conforme os ensinamentos de Jesus. Não foi fácil, mas eu orei e pedi perdão a Deus por sentir raiva daquela pessoa e desejar o mal a ela, então, depois de um tempo, Deus colocou paz no meu coração e eu consegui perdoar aquela pessoa e segui minha vida sem guardar desejo de vingança.
Entenderam que vingança é o contrário de perdoar?
Não é nada fácil perdoar uma pessoa que nos ofende e nos agride com palavras e ações, mas Jesus agia assim com as pessoas daquela época, pois muita gente xingava o Nosso Senhor e até crucificaram Ele, mas Jesus nunca sentiu desejo de se vingar de nenhum deles, pelo contrário, perdoou a todos e se ofereceu como sacrifício para que todos alcançassem a salvação através dEle.
Hoje em dia é muito comum o bulling, mas o importante é você se amar e não deixar que palavras ofensivas e feias definam o que você deve ser, pois Deus nos ama do jeito que somos e Jesus que é o Filho do próprio Deus, nunca se vingou e sofreu por amor a nós. Então, sempre lembrem que existe um Deus que nos ama sem medida e que nunca vai desamparar nenhum de nós.

6 - APELO:
Perguntar se alguma criança deseja orar por algum sentimento de vingança que esteja sentindo e orar com a mesma.

7 – DESAFIO: (AGIR)
Nesta semana, diante de uma situação em que você sinta ou deseje vingança, coloque em prática o perdão, lembre-se da dinâmica da pedra e não guarde mágoa.

8 – ATIVIDADE:
Sugestão 1: Rosto no copinho
Material: Copo descartável branco, canetinhas, tesoura
Montagem: Usar dois copos. Em um copo fazer o rosto de uma criança, desenhar o cabelo e recortar no centro do rosto. No outro copo, desenhar em um lado do copo uma expressão facial com raiva e do outro lado do copo, desenha uma expressão facial de bondade. Colocar o copo com as expressões dentro do copo que tem a cabeça de menino ou de menina. Conforme for virando o copo, muda a expressão facial. 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>💚💙💛💖<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AULA 07
Amar os inimigos


Base Bíblica: Mateus 5:1, 2 e 43 a 48

1. Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2. 
e ele começou a ensiná-los, dizendo:
43. Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’.
44. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
45. para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
46. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!
47. E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!
48. Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.

Versículo para memorizar: Mateus 5:39b
Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.”


RECURSOS VISUAIS:
CORAÇÃO GIGANTE (Dentro do coração terá a palavra amor, ponto de interrogação, cruz e um rosto zangado)
O coração simboliza o nosso próprio coração – como devemos amar alguns tipos de pessoas (usar o ponto de interrogação) como amar o inimigo? (usar o rosto zangado) tem como amar uma pessoa que deseja o nosso mal? (usar a cruz) devemos sempre lembra que Jesus morreu na cruz por todas as pessoas e que todos nós somos pecadores.


OBJETIVOS:
CONHECER – que a criança compreenda que é fácil amar quem ama a gente e que amar quem nos odeia, exige um esforço.
SENTIR – que a criança sinta dentro de si que assim como é amada por Deus, deve amar os outros também.
AGIR – que a criança demonstre o amor de Deus que está dentro do seu coração por alguém que não é próximo ou amigo.

1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS:

3- QUEBRA GELO: EU AMO O URSINHO
Leve um ursinho de pelúcia e peça para todos formarem um círculo. Mostre o ursinho e diga que é para cada um fazer o que quiser com o ursinho. Demonstre como o ursinho é fofinho e passe para a pessoa ao lado, não precisa falar nada, só fazer com o ursinho o que sentir.
Quando todos participarem, pegue o ursinho e coloque de lado. Em seguida, diga que agora cada um vai fazer com o amiguinho do lado exatamente o que fez com o ursinho. Provavelmente a maioria fez um carinho no ursinho e deverá fazer um carinho no amigo também.
Ao final, explique que foi muito fácil fazer carinho, abraçar e brincar com o ursinho, pois ele é fofinho e muito agradável, mas que quando tivemos que fazer a mesma coisa pelo colega do lado, já foi um pouco mais difícil, não é mesmo? Com exceção daqueles que já são amigos e se gostam, foi mais fácil, ok? Mas fazer um agrado em quem não conhecemos e principalmente em quem não vai muito com a nossa cara, é difícil, né?
Pois bem, na nossa aula de hoje, vamos falar um pouco sobre amar os inimigos!
(Entrar na aula)

4- REFLEXÃO: (CONHECER)
Jesus continua falando sobre como os judeus se comportavam perante a Lei de Moisés, e falou sobre amar os inimigos.
O que será que Jesus estava ensinando sobre amar os inimigos? Vamos ler em Mateus 5:43-48 o que Ele disse. (Fazer a leitura na versão NVI se puder)
Jesus disse que na Lei de Moisés está escrito para amar o próximo e odiar o inimigo, mas Jesus sendo filho do Deus de amor, é claro que Ele não era capaz de odiar qualquer pessoa, então Ele explicou que é muito fácil amar quem nos ama, pois que mérito há nisso? Então, Ele estava querendo dizer que se Ele odiasse aqueles que perseguiam a Ele, então o seu sacrifício na cruz não teria valor, não teria sentido, não é mesmo?
E é assim que Jesus ensina como devemos agir diante de alguém que nos odeia ou que nos persegue, devemos amá-los e orar por eles.
Mas, deixa eu explicar como é amar alguém que nos odeia e nos persegue – nós, não precisamos mandar flores e postar nas redes sociais como amamos o fulano ou o beltrano, esse amor que Jesus fala, é o amor de ter consideração pela pessoa, de não julgá-la por ela ser quem é, então, nós oramos pela pessoa e demonstramos que temos e vivemos o amor de Jesus no coração, pois não adianta nada ir a igreja, cantar louvores lindos, se emocionar, mas quando estamos diante de uma pessoa que ainda vive uma vida de pecado e desprezá-la e nem olhar para a cara dela! Isso não é ser cristão! Quem faz isso, se acha melhor que aquela pessoa e Jesus disse que a chuva cai sobre justos e injustos, e que devemos ser perfeitos como é perfeito o nosso Pai Celestial.

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (SENTIR)
Quem aqui conhece alguém que não gosta de você? Você também não gosta dessa pessoa? (Aguardar participações)
Hoje em dia não, mas no passado já houve pessoas na minha vida que não gostavam de mim e eu também não gostava delas e foi muito difícil aplicar os ensinamentos de Jesus com elas, mas com algumas eu consegui, pois eu orei por estas pessoas e pedi para Deus ajudá-las a não ter raiva de mim.
Deus sempre irá nos ajudar a resolver qualquer problema que tivermos com alguém que não é nosso amigo. O correto, como cristãos, é não termos inimigos, pois isso é muito ruim tanto para nós como para as outras pessoas, então devemos procurar viver em paz com todos.
Haverá pessoas que não deveremos conviver com elas, pois verdadeiramente não querem o nosso bem, então, apenas orem por elas e se afastem, ok?

6 – APELO:
Pergunte se alguém ainda tem dúvida sobre a salvação em Jesus e se houver, ore com a mesma a oração que convida Jesus para morar em seu coração.

7 – DESAFIO: (AGIR)
Nesta semana, ore por alguém que você não gosta muito e, se houver alguma oportunidade de se aproximar, aproveite para oferecer sua amizade, mas se a pessoa não quiser se aproximar de você, apenas ore.

8 – ATIVIDADE:
Sugestão 1: Flor coração de papel
Material: Cópias da flor, lápis colorido, tesoura, canetinhas
Montagem: Levar cópias xerocadas do desenho para colorir e recortar.


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>💚💙💛💖>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

AULA 08
A Caridade (Dar esmolas)



Base Bíblica: Mateus 5:1 e 2 e 6:1-4

1. Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2. 
e ele começou a ensiná-los, dizendo:
1. Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.
2. Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa.
3. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita,
4. de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.

Versículo para memorizar: Mateus 6:3
Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita.

OBJETIVOS:
CONHECER – que a criança compreenda a importância de fazer o bem, mas sem querer ser reconhecida por isso.
SENTIR – que a criança sinta o desejo de dar esmolas ou presentear alguém por bondade.
AGIR – que a criança coloque em prática o ensino de dar esmolas procurando alguém que está próximo de sua casa e está precisando de alguma ajuda.


1- ORAÇÃO:
Orar com as crianças, agradecendo a Deus por ter onde morar, por ter roupas para vestir, comida para comer, por ter família e amigos.

2- CÂNTICOS:
Quão bom e quão maravilho é

3- QUEBRA GELO: Julgamento de caso
Crie duas cenas:
1. A primeira cena ocorre entre um pedinte de esmolas e uma pessoa que doa algo para ele e guarda em silêncio o bem que fez, e apresenta diante de Deus em oração a alegria de ter ajudado alguém.
2. A outra cena ocorre entre um pedinte de esmolas e uma pessoa que ao dar esmola, fica tirando selfies com o pedinte para postar nas redes sociais.
Julgamento de caso – leve as crianças a julgarem as duas cenas para ver quem tomou a atitude correta e discuta o caso com eles.

4- REFLEXÃO: (CONHECER)
Jesus continua seus ensinamentos sobre como devemos cumprir verdadeiramente com a Palavra de Deus. Vamos ler o que Ele diz em Mateus 6 de 1 a 4 (fazer a leitura).
Hoje, vamos aprender como dar esmolas. No texto menciona os hipócritas, para não sermos como eles. Os hipócritas são pessoas fingidas que não agem de acordo com o que falam. Essas pessoas quando vão dar alguma coisa a uma pessoa necessitada, elas fazem questão de aparecer, por isso o texto menciona as sinagogas, que eram os locais de reunião dos judeus, e os hipócritas queriam aparecer, queriam mostrar que eram caridosos perante todos que estavam na reunião. Outro lugar que eles faziam questão de aparecer era nas ruas, falando alto, contando os seus feitos e se orgulhando de fazer isso ou aquilo para alguém necessitado. O único objetivo do hipócrita é ser notado e honrado por suas ações, e isto é o contrário do que Jesus ensina no Sermão do Monte, pois Ele dia que quando ajudarmos alguém, que não saiba a mão direita o que faz a mão esquerda, isto é, quando formos dar esmola, por exemplo, é para guardarmos essa atitude somente para nós, pois o que fazemos em segredo, Deus está vendo e nos recompensará por causa da nossa humildade.

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (SENTIR)
Quem já ajudou alguém em situação de rua doando alguma coisa? O que você sentiu? (Aguardar participações)
Fazer o bem é nossa obrigação! A Bíblia diz em Tiago 4:17 que “quem sabe fazer o bem e não faz comete pecado”, então, pela Palavra de Deus, devemos fazer o bem, pois é algo que todos sabem fazer e, por isso, sempre que for possível, ajude aquele que precisa. Nem sempre poderemos ajuda, pois talvez nós não tenhamos a ajuda que alguém precisa em um determinado momento, mas podemos orar pela pessoa para que Deus mande ajuda através de outra pessoa, e, assim também, devemos agradecer a Deus quando temos a oportunidade de poder ajudar alguém doando alguma roupa, comida, brinquedo, doce, etc.
Lembrem-se, não fiquem orgulhosos como os hipócritas quando derem esmolas anunciando pra todo mundo o que fez! Podemos até compartilhar com uma pessoa a nossa atitude para que sirva de exemplo, ok?

6 – APELO:
Pergunte se alguma criança não sente o desejo de ajudar alguém necessitado e faça uma oração com a mesma para que Deus mude o seu coração.

7 – DESAFIO: (AGIR)
Nesta semana, cada um vai observar se tem alguma pessoa próxima que está precisando de ajuda, pode ser até um morador de rua, e ofereça algo, depois agradeça a Deus pela oportunidade de ajudar.

8 – ATIVIDADE:
Sugestão 1: Desenho de criança dando um presente
Material: Cópias do desenho, lápis colorido, tesoura, cola
Montagem: Levar cópias xerocadas do desenho para cada criança colorir o seu. Recortar a tampa da caixa de presente e cola em uma das extremidades para que dê o efeito de abrir e fechar a caixa. 


oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo💚💙💛💖
AULA 09
A Oração
Imagem do site https://www.ensinoinfantilnumclique.com.br

Base Bíblica: Mateus 5: 1 e 2 e 6: 5-15

1. Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2. 
e ele começou a ensiná-los, dizendo:
5 - E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.
6 - Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.
7 - E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.
8 - Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.
9 - Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.
10 - Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
11 - Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
12 - Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.
13 - E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.
14 - Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.
15 - Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas.
Versículo para memorizar: Mateus 6a
Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto.”

OBJETIVOS:
CONHECER – que a criança aprenda o tipo de oração que agrada a Deus e como Jesus ensinou a orar.
SENTIR – que a criança sinta que Deus ouve suas orações.
AGIR – que a criança coloque em prática a oração por alguém que está precisando muito da ajuda de Deus.

1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS:
O telefone do céu é a oração

3- QUEBRA GELO: Em oração!
Fazer duplas com as crianças, meninas com meninas e meninos com meninos. 
Levar papéis recortados e caneta e distribua para as crianças, peça para cada um escrever um motivo de oração no seu papel. Depois, com as duplas, peça para trocarem os pedidos e dizer que iremos fazer um momento de oração onde cada um vai orar pelo o outro conforme o pedido que está no papel (pode ler o pedido na oração).
Quando todos terminarem de orar, pergunte sobre como se sentiram quando oraram pelo amigo e como se sentiram quando o amigo orou por eles.
Termine explicando a importância da oração na vida do cristão, pois Jesus ensinou e deu exemplo de como devemos sempre orar para falar com Deus, nosso Pai Celestial.
(Usar a caixinha de oração e colocar todos os pedidos escritos dentro e fazer uma oração pedindo a Deus para atender todos eles.)👇



4- REFLEXÃO: (CONHECER) 
Para o professor - para os menores de 5 a 7 anos, podemos usar os recursos visuais (ver abaixo) sobre oração. Focar na oração que agrada a Deus, a oração que Deus ouve. Por exemplo, usando o recurso do semáforo, quando está verde quer dizer que Deus ouve e se agrada do pedido que poderá ser sobre um emprego para o pai; quando está vermelho, é porque Deus não atenderá o pedido, pois poderá não estar de acordo com a vontade dEle como por exemplo pedir para que uma mentira de certo e, quando estiver amarelo, é porque Deus está demorando para atender ou responder, que é para ter paciência. Usar o recurso de joelhos para explicar o conceito de entrar no quarto e fechar a porta.
- para os maiores, manter a explicação sobre a oração que Jesus ensinou sobre o "Pai Nosso...", explicando versículo, por versículo, interagindo com as crianças para entenderem o conceito.





Jesus continua seus ensinamentos no monte falando sobre como devemos orar. Ele começa dizendo que não devemos ser como os hipócritas (pessoas falsas que mostram ser uma coisa na frente dos outros, mas na verdade são outra coisa), pois eles oram nas esquinas para serem vistos orando e também oram alto nas sinagogas (lugar onde os judeus fazem suas orações e ensinamentos) para que todos ouçam o que eles estão falando, no entanto, Jesus disse que quando formos orar, para entrarmos no nosso quarto e fecharmos a porta para falar com Deus, pois assim Ele nos recompensará, isto é, Ele ouvirá nossas orações e nos atenderá conforme a vontade dEle. Jesus disse mais ainda, que é para nós não ficarmos repetindo as coisas como se isso fosse fazer Deus nos ouvir mais rapidamente, com isso Jesus está querendo dizer que Deus conhece o nosso coração e já sabe o que vamos pedir, por isso não precisamos usar de repetições como fazem algumas religiões que escrevem certos tipos de oração e depois entregam para as pessoas ficarem repetindo aquilo até Deus os atender.
Vamos aprender como Jesus nos ensina a orar em Mateus 6, vejamos versículo por versículo:
9 – Pai Nosso, que estais nos ceús, santificado seja o Teu Nome – Jesus ensina que quando vamos começar uma oração, devemos elevar nossa oração a Deus, o nosso Pai e também devemos exaltá-lo pelo que Ele é (por exemplo, Santo, Bondoso, Maravilhoso, Soberano, etc);
10 – Venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade assim na terra como céu – Jesus ensina que desejamos que seja feita a vontade dEle;
11 – Dá-nos hoje o pão de cada dia – Jesus ensina que devemos pedir ao Senhor que não falte o alimento para os nossos corpos;
12 – Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos os nossos devedores – Jesus ensina que devemos pedir perdão a Deus pelas nossas falhas, assim como nós perdoamos quem falha com a gente, então se nós não conseguirmos perdoar alguém, então Deus não poderá nos perdoar também;
13 – E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois Teu é o Reino e a Glória para todo o sempre, Amém – Jesus ensina que devemos pedir a ajuda de Deus quando somos tentados a fazer algo que sabemos que é errado, pois Deus é poderoso para afastar de nós todo mal, então devemos confessar a Ele nossas fraquezas para que Ele manifeste sua Glória e poder através de nós, pois Ele nos perdoa e nos dá força para resistirmos às coisas ruins que o mundo nos oferece.
Nos versículos 14 e 15, Jesus fala mais uma vez sobre perdoar as pessoas que nos ofendem, pois se não perdoarmos, Deus também não nos perdoará.

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (SENTIR)
Quem entendeu a oração que Jesus ensinou? Você ora de que maneira? (Aguardar participações)
Quero explicar que a oração do Pai Nosso é um modelo de como devemos orar, então não precisamos ficar repetindo esta oração para Deus nos ouvir, pois ela é apenas um modelo de como devemos nos apresentar diante de Deus quando estamos orando, ok? Por isso que foi explicado versículo por versículo sobre o que Jesus estava ensinando.
Então, o tipo de oração que agrada a Deus, é elevar o nosso pensamento nEle, exaltá-lo, pedirmos e agradecermos pelo nosso alimento e perdoarmos todos aqueles que por algum motivo nos ofenderam ou fizeram algum mal contra nos, não é fácil, por isso devemos orar colocando tudo diante do Senhor, pois assim Ele nos recompensará, isto é, nos ajudará no tempo certo conforme a vontade dEle.

6 – APELO:
Aproveite este momento para orar em duplas. Pergunte se alguma criança não consegue orar por alguém que fez algo ruim contra ela e faça uma oração com a mesma para que Deus a ajude a perdoar.

7 – DESAFIO: (AGIR)
Nesta semana, na casa de vocês, cada um vai orar com sua família, seja na hora de comer, dormir ou sair, peça para os pais para você fazer a oração.

8 – ATIVIDADE:
Sugestão 1: PARA OS MENORES (de 5 a 7 anos) - Tapete de oração
Material: Cartolina (metade da folha) ou TNT, E.V.A. colorido, figuras infantis ou rostinhos de crianças para enfeitar o tapete, cola.
Montagem: Levar as cartolinas recortadas assim como alguns pedaços de E.V.A. para ser o lugar onde a criança vai ajoelhar para orar e levar rostos de crianças e figuras que representem a oração, assim cada um vai montar o seu tapete de acordo com o seu gosto.


Modelo com a base em TNT e figuras e E.V.A

Modelo todo em E.V.A.

Sugestão 1: PARA OS MAIORES (de 8 a 10 anos) - Aviso de porta
Material: E.V.A ou cartolina, cola.
Montagem: Se for em E.V.A., levar tudo recortado para as crianças colarem; se for em cartolina, levar moldes para cada criança fazer o seu.

Modelo todo em E.V.A.

ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo💚💙💛💓
AULA 10
O Jejum

Base Bíblica: Mateus 5: 1 e 2 e 6: 16-18

1. Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2. 
e ele começou a ensiná-los, dizendo:
16 - Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa.
17- Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto,
18 - que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê no secreto. E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.


Versículo para memorizar: Mateus 4:4
Disse Jesus: nem só de pão o homem viverá, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus.”
OBJETIVOS:

CONHECER – que a criança compreenda que o jejum é acompanhado de oração.
SENTIR – que a criança sinta em seu coração o desejo de ser mais próximo de Deus.
AGIR – que as crianças tenham uma experiência de realizar um momento de jejum e oração na igreja ou em casa com os pais.

1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS:
Faça o bem – Viviane Barreto

3- QUEBRA GELO: (dividir em dois momentos)
Hoje, nossa dinâmica será um pouco diferente, pois vamos começá-la agora e terminá-la no final e todos terão uma experiência especial com Deus nesta noite.
Para o professor: como vamos aprender sobre jejum, então, neste momento você vai dizer para as crianças que todos vão se consagrar ao Senhor (explique o que é se consagrar), deixando de lanchar no início da aula para comerem e beberem no final. Diga que faremos um jejum temporário, isto é, vamos nos abster do lanche por um determinado tempo. Peça para que todos fechem os olhos e baixem suas cabeças e repitam o que você vai dizer, por exemplo; - Senhor, estamos aqui nesta noite para de louvar engrandecer, te agradecemos por todos que estão aqui hoje, nos abençoe de forma especial para que possamos sentir a presença do Espírito Santo mais próximo de cada um de nós, por isso vamos iniciar agora um jejum temporário para fortalecimento e crescimento espiritual. Ao Senhor seja a honra, a glória e o poder para todo o sempre, amém! (Veja o restante da instrução após o desafio.)

4- REFLEXÃO: (CONHECER)
Jesus continua seus ensinamentos no monte falando sobre como devemos jejuar.
Primeiro, vamos aprender o que significa jejuar, isto é, fazer jejum.
Jejum quer dizer ficar sem se alimentar por um período de tempo, então, jejuar é quando uma pessoa define um tempo para ficar sem comer nada e às vezes, ficar sem beber nada também. Por isso, o jejum é um sacrifício temporário que uma pessoa faz para se sentir mais forte espiritualmente, já que está deixando de comer e beber, sacrifica seu corpo (a carne) para se concentrar nas coisas espirituais.
Mas vocês devem estar se perguntando “para que jejuar?” ou “por que devemos jejuar?”
No antigo testamento, o povo de Israel tinha um dia específico o qual todos jejuavam para oferecer sacrifício a Deus pelos seus pecados, este ritual era chamado de expiação, que quer dizer que estavam oferecendo um animal para Deus livrar o povo do seu pecado.
No novo testamento, no tempo de Jesus, os que aceitaram Jesus como Salvador, jejuavam para fortalecimento espiritual, pois isso os aproximava mais de Deus e assim o Senhor falava com eles sobre como deviam prosseguir com suas vidas.
Vamos conhecer agora, algumas passagens bíblicas onde falam sobre algum tipo de jejum.

NO ANTIGO TESTAMENTO
"Agora, porém", declara o Senhor,
"voltem-se para mim
de todo o coração,
com jejum, lamento e pranto."
Joel 2:12
Neste trecho fala sobre um tempo em que o povo de Israel estava em pecado e Deus falou através do profeta Joel estas palavras.

Por isso me voltei para o Senhor Deus com orações e súplicas, em jejum, em pano de saco e coberto de cinza.
Daniel 9:3
Neste versículo, o profeta Daniel declara como buscou a Deus em oração pelo povo de Israel.

Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus.
Neemias 1:4
Aqui, Neemias, ficou muito triste e abalado quando soube do que tinha acontecido em Jerusalém, pois o templo tinha sido destruído.

NO NOVO TESTAMENTO
Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: "Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado". Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.
Atos dos Apóstolos 13:2-3
Neste trecho, os apóstolos estavam orando e jejuando para que Deus mostrasse o que deveriam fazer naquele momento.

Depois de Jesus ter entrado em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: "Por que não conseguimos expulsá-lo?" Ele respondeu: "Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum".
Marcos 9:28-29
Nesta passagem, os discípulos tinham acabado de tentar expulsar um demônio de uma pessoa, mas não conseguiram, então perguntaram para Jesus o por quê.

Perceberam como em várias ocasiões algumas pessoas fizeram algum tipo de jejum? Por exemplo, Daniel jejuava aguardando uma resposta de Deus para dar ao seu povo e ele fez um jejum de 21 dias só comendo vegetais. Ele não comia carne e nem doces.
Outro exemplo, foi o de Neemias que ficou alguns dias muito triste, buscando o consolo de Deus em oração e jejum, provavelmente ele não comeu por longas horas ou até mesmo ficou dias sem comer.
Já com os apóstolos, para expulsarem um tipo de demônio de uma pessoa, Jesus orientou jejum e oração, e este jejum deveria ser rígido, pois expulsar demônios precisa de uma preparação.
Mas vamos continuar aprendendo o que Jesus falou sobre o jejum! Ele disse que quando formos jejuar, para não fazermos como os hipócritas (pessoas falsas) que faziam questão de mostrar que estavam jejuando, demonstrando uma aparência abatida e triste para que todos pensassem que eles estavam muito tempo sem comer e sem beber por causa do jejum, pois ainda na época de Jesus, os judeus cumpriam o que estava escrito na Lei de Moisés sobre oferecer sacrifícios.
Então, Jesus disse que quando formos jejuar, lavar o rosto e arrumar os cabelos e não deixar transparecer que estamos jejuando, pois Deus que nos vê em segredo nos recompensará pela nossa obediência.
Hoje em dia, nós jejuamos para fortalecimento espiritual assim como faziam os discípulos de Jesus depois que Ele foi elevado ao céu.
Podemos jejuar de maneiras diferentes, por exemplo, podemos jejuar por 6 horas sem comer e sem beber água, ou só sem comer; também podemos estender o jejum para 12 ou 24 horas, aí, neste caso, é bom beber água para não prejudicar a saúde.
Também podemos jejuar deixando de comer apenas um tipo de alimento ou bebida, por exemplo chocolate, pizza, sorvete, refrigerante, café, determinando a quantidade de dias que ficaremos sem comer e beber.
O importante sobre o jejum é a nossa comunhão com Deus, pois não é para jejuarmos para pedir algo material e sim, para nos dedicarmos de maneira especial nos aproximarmos mais ainda de Deus e da sua vontade.
Nós, da Betel, estamos no período de Jejum por 40 dias, então, por 40 dias todos que sentirem o desejo em seu coração, vão jejuar. Cada um vai escolher um tipo de jejum e um horário para praticar, e durante o tempo que ficarem sem se alimentar, vão orar, clamando a Deus pela igreja, para que haja multiplicação de vidas, e de muitas coisas boas que o Senhor quer derramar sobre nós.
Para o professor: - neste momento separe as crianças em turmas para que cada professor e monitor possa orar com eles os consagrando a Deus. Peça para orarem com as crianças primeiramente pedindo perdão a Deus pelos seus pecados e depois pedindo para Deus os fortalecer derramando sobre cada um uma unção especial do Espírito Santo.

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (SENTIR)
Quem entendeu o que significa jejuar na Bíblia? (Aguardar participações)
Vocês são crianças ainda e, por isso, não precisam jejuar constantemente como os adultos, mas podem sentir no coração o desejo ou a necessidade de ter um momento de busca mais profunda do Espírito Santo, aí poderão separar algumas horas de alguns dias para terem esta experiência de se aproximarem mais de Deus.

6 – APELO:
Perguntar se alguma criança ainda não recebeu o amor de Jesus no coração e se houver, fazer a oração convidando-o para morar no coração dela.

7 – DESAFIO: (AGIR)
No desafio de hoje, nós vamos fazer todos juntos um momento especial de entrega do jejum temporário que fizemos no início deixando de lanchar para entregarmos o jejum agora para podermos nos alimentar.
Para o professor: explique que todas as vezes que iniciamos um período de jejum, precisamos falar com Deus sobre isso, inclusive sobre o tipo e o tempo de jejum que sentimos de fazer. Por isso, agora nós vamos entregar esse período de consagração ao senhor para que Ele possa nos abençoar de maneira especial.
Faça a oração da entrega do jejum e peça para as crianças repetirem. Depois sirva o lanche.
Obs.: Leve um lanche especial, se puder. Pode ser um bolo que dê para todos, ou um sanduíche. Combine antes com a equipe. Deixe o lanche coberto com uma toalha n o início da aula explique conforme a instrução acima no quebra gelo.

8 – ATIVIDADE:
Sugestão 1: Montar um pãozinho de papel.
Material: Metade do sulfite, molde do pãozinho, canetinhas e tesoura.
Montagem: Passar o molde para o papel sulfite amarelo. Contornar com canetinha marrom para parecer com um pão. Recortar e dobrar ao meio. Escrever o versículo “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus”. Mateus 4:4






 AULA 11

TESOUROS NO CÉU


Texto Base: Mateus 6:19-21

"19. Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.

20. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.

21. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.


Versículo para memorizar: Mateus 6:21. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.


OBJETIVO: que a criança aprenda que as coisas materiais não podem tomar lugar no nosso coração e sim as coisas espirituais que estão na Palavra de Deus.

CÂNTICO: Um Deus Grandão - 


REFLEXÃO:

Muito bem, crianças, daremos continuação no Sermão do  Monte que é aquele que Jesus fez por muitas horas, pois Ele explica sobre várias coisas que vivenciamos no nosso dia a dia.

Hoje, aprenderemos sobre guardar tesouros na terra! Vamos ler o texto que está em Mateus 6 de 19 a 21...

Viram, crianças? Jesus deixou um alerta para nós sobre as coisas materiais desse mundo onde a traça e a ferrugem estragam. O que são as coisas materiais desse mundo? (Aguarde particiações)

Agora vamos assistir um vídeo que fala um pouco sobre isso:

Passar o vídeo:

https://youtu.be/4I72ayZwEZc

Canal Graça Kids - Turminha da Graça - Ricos em Deus


CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA

O que mais chamou a atenção de vocês na história? 
Perceberam que aqueles irmãos eram ricos e por algum motivo passaram a viver de maneira mais simples e sem todo o dinheiro que tinham? Vocês acham que a vida deles sem todo o dinheiro que tinham ficou ruim? Em alguns aspectos parecia que sim, mas quando eles conheceram a turminha da graça passaram a pensar diferente, por quê?
Porque a turminha mostrou para eles que brincando com eles no parque e ao ar livre era mais divertido que ficar num quarto fechado jogando no video game e computador e também mostraram outras coisas, o quê?
A melhor delas é que o nosso maior tessouro não são as coisas que possuimos como por exemplo um bom vídeo game e uma grande casa, mas sim conhecer a palavra de Deus e frequentar uma igreja para conviver com pessoas que possuem a mesma fé que é crer em Jesus. 
Quando Jesus falou que onde está o seu tesouro é onde está o seu coração, Ele quiz dizer que quando valorizamos mais os bens materiais do que espirituais e as pessoas, quer dizer que no nosso coração não tem espaço para Ele, pois Ele foi um homem muito simples apesar de ser Filho de Deus, e ensinou a todos a serem humildes e generosos também.

APELO

DESAFIO

ATIVIDADE: 


AULA 12

CANDEIA DO CORPO

Mateus 6:22 e 23


AULA 13

DEUS E AS RIQUEZAS

Mateus 6: 24-34

https://youtu.be/tvVEe3Xdby4

Canal Turminha da Leitura - Midinho O Pequeno Missionário - Tesouros no céu


AULA 14

O HÁBITO DE JULGAR

Imagem: www.rewire.org

Base Bíblica: Mateus 7:1-5

1. "Não julguem, para que vocês não sejam julgados.
2.  Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.
3. "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?
4. Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu?
5. Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

Versículo chave - vérsiculo 5.

Objetivo: que a criança aprenda que o ato de apontar o dedo para o outro é o mesmo que julgar a si mesmo, então devemos evitar os julgamentos.

Palavra de abertura:
    Muito bem, crianças, hoje vamos falar um pouquinho sobre o hábito de julgar, pois como Jesus diz no Livro de Mateus capítulo 7 versículo 5 - Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão. O que será que Jesus está querendo dizer com tirar a viga do nosso olho para enxergarmos claramente antes de querer tirar o cisco do olho de outra pessoa? Ele está dizendo que primeiro olhe para você mesmo, para suas atitudes e seu modo de falar e viver antes de reparar por exemplo na aparência da outra pessoa! Isso é muito sério crianças!
    Vamos assistir agora a um filminho que fala um pouco sobre julgamento.

Projeção do Vídeo A Trave no olho

    Que interessante né crianças? O garotinho do desenho aceitou ser transformado por Jesus para viver conforme Ele nos ensina na Palavra de Deus!
    Agora vamos fazer uma dinâmica bem interessante!

Dinâmica Não julgue para não ser julgado

Distribua um pedaço de papel e uma caneta para cada criança. Antes escreva em pedacinhos de papel o nome de cada criança presente, dobre-os e coloque dentro de um potinho em seguida separe as crianças umas das outras para não verem o que a outra vai escrever.

Primeiro peça para cada criança tirar um nome do potinho, ler e depois jogar fora. Depois que todos souberem quem tirou (não pode falar de jeito nenhum quem é a pessoa), peça para que que eles escrevam algo sobre a pessoa que estava escrito no papel que cada um tirou.

Faça perguntas e espere cada um responder escrevendo no papel.

Diga que eles irão escrever algo que eles acham que deveria ser mudado naquela pessoa.

Primeira pergunta, o que você acha da roupa dessa pessoa? Peça para escreverem apenas uma palavra, por exemplo, roupa feia, roupa estranha, cor esquisita, roupa legal. 

Segunda pergunta, o que você acha do cabelo dessa pessoa? esquisito, legal, muito curto, muito cheio. 

Terceira pergunta, o que vc acha do corpo dessa pessoa? muito magro, muito gordo, estranho, não sei.

Depois que todos terminarem de escrever, peça para dobrarem o papel (não é para colocar nome) e entregar para você.

Antes de ler, diga que tudo que cada um escreveu é sobre si mesmo, pois em Mateus 7 de 1 a 5 diz o seguinte:
1. "Não julguem, para que vocês não sejam julgados.
2.  Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.
3. "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?
4. Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu?
5. Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.
    
    Entenderam crianças? Da mesma forma como cada um de  vocês reparou na aparência do outro, assim também é com você, alguém vai reparar em você, vai te julgar, vai te criticar, mas o mais importante é o julgamento de Deus, pois Ele é justo, não deixa passar algo que fizemos de errado se não nos arrependermos e pedirmos perdão. Por isso queridos devemos deixar o hábito de apontar o dedo, pois lembram o que a mãe do garotinho do desenho disse pra ele? Que quando a gente aponta um dedo para aguém tem três dedos apontados para nós, então não julguem, evitem apontar o dedo para uma falha ou um erro de alguém sendo que você faz a mesma coisa e muitas vezes faz até pior, não é mesmo?

    Deixe as crianças falarem sobre o assunto e direcione cada um para que não fuja do assunto ou exagere nos comentários!

    Faça um apelo perguntando se tem alguma criança que ainda não aceitou o amor de Jesus no coração e se tem alguém que gostaria de ser transformado por Jesus e ore com a criança, ore e peça para a criança repetir.

Lanche

Atividades 



AULA 15
A BONDADE DE DEUS

AULA 16
OS FALSOS PROFETAS

AULA 17
QUEM ENTRA NO REINO DOS CÉUS

AULA 18
OS DOIS ALICERCES





Nenhum comentário:

Postar um comentário