Moisés - Lições 1 a 11

 

Imagem: miriangalli.blogspot.com

Lição 1 / 11

O NASCIMENTO DE MOISÉS  (ESPERANÇA)

 Base Bíblica: Êxodo 1 e 2:1-10

OBJETIVO: que a criança aprenda que a esperança que temos em Deus é motivada pela nossa fé nEle.

 1- ORAÇÃO:

 2- CÂNTICOS:

 3- QUEBRA GELO:

Usar um triângulo de isopor mais ou menos grosso, uma vela, palitos de dente com a palavra esperança colada nos palitos.

Dar um palito com a palavra esperança para cada criança;  colocar a vela acesa no centro do trinângulo, pedir para cada criança com sua ajuda a fincar o palito no isopor sem apagar a vela. (Corte um triângulo de uns 30cm)

Quando terminarem, explicar que a vela significa a nossa fé que produz esperança, o triângulo representa Deus, pois tem 3 lados iguais, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, e os palitos somos nós. A nossa esperança precisa ser firmada na nossa fé em Deus, se ficarmos sem esperança, ficamos sem fé e longe de Deus (apague a vela quando falar de ficar sem fé) e queime um dos papéis escito esperança para exemplificar que sem fé, ficamos sem esperança.


MATERIAL DE APOIO: Usar o mesmo da atividade. Fazer uma amostra antes da aula. 

 

4- REFLEXÃO:

Para o professor: 

Passar o vídeo 1 

https://youtu.be/WKX7xORQoa8

O Salvamento de Moisés, Midinho o pequeno missionário


Professora: reforce a história resumindo e lendo alguns versículos.

O povo hebreu viveu bem no Egito por muitos anos. José morreu (lembram dele?), seus irmãos morreram, mas deixaram muitos descendentes que se multiplicaram grandemente naquela terra. Um outro Faraó passou a governar o Egito e não gostou de ver tantos estrangeiros em suas terras se fortalecendo e enriquecendo num país que não era o deles, então  ordenou que os hebreus fossem tratados como escravos e começou a maltratar o povo hebreu com muita severidade. 

Depois, teve a terrível ideia de pedir para as parteiras das hebreias que matassem os recém nascidos meninos delas, mas as meninas poderiam deixar viver, porém como elas eram tementes a Deus, não o fez e quando o Faraó as questionou, elas responderam que não dava tempo porque as hebreias tinham os filhos sem as parteiras. 

Então, o Faraó mandou seus soldados irem nas casas dos hebreus e matar todos os filhos meninos e assim aconteceu, mas uma família da tribo de Levi (um dos irmãos de José), teve um filho e o escondeu por  meses até que um dia a mãe do menino fez um cesto e o colocou dentro e depois depositou a criança no cestinho no rio Nilo com a esperança de alguma egípcia encontrá-lo e poupar a sua vida. Enquanto o bebê estava no rio sua irmã ficou de olho. Foi quando a filha do Faraó achou o cestinho com a criança, e a irmã dele logo foi falando que conhecia alguém que poderia cuidar dele. E assim foi com a história de Moisés, quando ele cresceu um pouquinho sua mãe o entregou para a filha do Faraó e ele foi morar lá com eles como se fosse um príncipe!

 

 5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA:

Quem sabe explicar o que é esperança? (Aguardar participações)

Ter esperança é esperar por algo com fé, pois somos motivados através da nossa fé a esperar em Deus para que alcancemos um objetivo, um sonho. Não tem como esperar por algo em que não acreditamos, mas quando agimos pela fé, mesmo em situações difíceis temos esperança que tudo vai mudar, que algo bom irá acontecer em nosso favor. Quando você fica na hora da saída da escola esperando pelo papai ou pela mamãe ir te  buscar, você espera com confiança, com fé sabendo que eles irão de  buscar, correto? Mesmo que o tempo mude e caia uma tempestade, você espera confiante que um deles irá de  buscar e não vão te deixar sozinho, não é mesmo? Assim deve ser a nossa esperança em Deus, pois em qualquer situação Ele não vai falhar, Ele não irá nos abandonar e, a nossa maior esperança neste mundo é que um dia Jesus irá voltar para nos buscar e nos tirar deste mundo de sofrimento e dor. Então, nunca perca a esperança, sempre coloque sua fé em ação esperando pelo agir de Deus, mesmo que seja uma situação muito difícil e demorada como foi com a mãe de Moisés, ela tinha esperança que Deus livraria o filho da morte e tiraria ele do rio em segurança.

 

6- APELO:

Perguntar se alguém ainda não recebeu o amor de Jesus no coração e se alguém tem dificuldade em esperar com fé em situações difíceis, orar junto com a criança.

 

7- DESAFIO:

Coloque sua fé em ação nesta semana e aprenda a ter esperança em alguma situação difícil ou demorada.

 

8- ATIVIDADE:

Sugestão 1:

Montar a cena do cesto no rio.

Material: Cópias das imagens em preto e branco, tinta colorida, tesoura, palito de sorvete, fita adesiva, lápis de cor e canetinhas.

Imagem: paulabelquice.blogspot.com

Imagem: dyihome11.blogspot (Pinterest)

Imagem: simoneoficinabiblica.blogspot.com




Lição 2 / 11

MOISÉS FOGE E VAI PARA MIDIÃ (INDIGNAÇÃO)


 Base Bíblica: Êxodo 2:11-25


Versículo para memorizar:
Tiago 1:5 NTLH
Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.

 

OBJETIVO: que a criança compreenda que  apenas ficar indignado não resolve o problema.

 1- ORAÇÃO:

 2- CÂNTICOS:

 3- QUEBRA GELO:


Vídeo Deus fala com Moisés - Midinho, o pequeno missionário

https://youtu.be/cMSgU2StUlI


4- REFLEXÃO:

Para o professor:  (Resumo)

Como já vimos na aula anterior, Moisés foi criado como egípcio pela filha do Faraó. Mesmo sendo hebreu, se vestia e se portava como um egípcio. O tempo passou e ele descobriu que era hebreu e um dia resolveu ir ver como o seu povo “hebreu” vivia e trabalhava. Ficou muito surpreso de ver como o povo era mal tratado e de como trabalhavam demais até perderem suas forças e mesmo assim apanhavam dos egípcios que vigiavam o trabalho deles. 

Isso indignou Moisés, deixou ele revoltado por tamanha maldade e quando viu um egípcio espancando um hebreu, olhou para os lados para ver se tinha alguém olhando e acabou matando o egípcio e enterrando ele na areia. 

No outro dia foi ter com os hebreus de novo e viu dois hebreus brigando e os questionou porque agrediam um ao outro, aí um deles perguntou se por acaso alguém o nomeou juiz deles e se ele iria fazer com eles o que fez com o egípcio (eles estavam falando do egípcio que foi morto por Moisés). 

Moisés percebendo que o que ele fez tinha sido descoberto resolveu fugir do Egito e quando o Faraó descobriu o que ele fez, ordenou que ele fosse morto. 

Moisés caminhou pelo deserto uma grande distância e parou num lugar onde pastores de ovelhas pegavam água para se refrescarem e para darem para as ovelhas. Foi quando algo aconteceu, havia naquele lugar pastoras de ovelhas e alguns homens não queriam deixar que elas tirassem água do poço e expulsaram elas de lá, mas Moisés vendo aquela cena saiu em defesa das  moças e espantou aqueles homens e as ajudou a tirarem água do poço e até deu água para as ovelhas delas. 

Foi assim que Moisés conheceu Jetro (ou Reuel ) pai daquelas pastoras, pois este sabendo como Moisés defendeu suas filhas o chamou para ficar na casa dele. Jetro concedeu que uma de suas filhas se casasse com Moisés, o nome dela era Zípora, e eles tiveram um filho chamado Gérson. E Moisés tornou-se pastor de ovelhas naquela terra chamada Midiã e por lá ficou por muitos anos.

 

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA:

Alguém sabe o que é estar indignado? (Aguardar participações)

Indignação é um sentimento de raiva por alguma injustiça que alguém sofreu, é sentir revolta por uma situação completamente absurda! Mas só sentir indignação não resolve a questão, podemos ficar indignados, revoltados, mas se não agirmos em favor da injustiça, o problema não será resolvido. Por outro lado, não devemos tomar atitudes drásticas, pois podemos nos prejudicar ou prejudicar mais ainda a pessoa que sofreu alguma injustiça.

Foi o que aconteceu com Moisés, ele ficou indignado, revoltado quando viu os egípcios maltratando os hebreus e acabou tomando uma atitude sem sabedoria, sem inteligência, pois estava tomado pela raiva.

As consequências do que Moisés fez foi que ele teve que fugir do Egito para não ser  morto pelo Faraó. Se ele tivesse pensado em como ajudar aquele povo, talvez não tivesse demorado tanto para Deus ouvir o clamor e angústia daquelas pessoas que continuaram sofrendo após o que  Moisés fez.

A indignação pode nos levar a fazer justiça com as próprias mãos e não é isso que Deus quer de nós, pois a Palavra de Deus nos ensina que devemos ter sabedoria e se não tiver, pedir a Deus que Ele dá com todo prazer como está escrito em:

Tiago 1:5 NTLH

Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.

Enfim, se sentir indignação por algo ou por alguém, peça a ajuda de Deus para que Ele o ajude a resolver a questão com sabedoria praticando assim a justiça que vem do Senhor e não das  nossas próprias forças.

 

6- APELO:

Perguntar se alguma criança sente raiva e revolta com  muita facilidade e ore junto com a mesma, se houver.

 7- DESAFIO:

Pratique a justiça de Deus nesta semana, se ficar revoltado por alguém, peça a Deus sabedoria para ajudar a pessoa.

 8- ATIVIDADE:

Sugestão 1: Montar o rosto de Moisés como egípcio e como hebreu.

Material: Tirar cópias do rosto de Moisés sem cabelo e sem barba. Tirar cópias de um turbante, cabelo e barba e de um turbante egípcio para as crianças colorirem.






Lição 3 / 11

MOISÉS E A SARÇA ARDENTE (MEDO)

Imagem: Pinterest/Cantinhos das histórias bíblicas



Base Bíblica: Êxodo 3:1-22 e 4:1-23

OBJETIVO: que a criança aprenda a diferença entre medo e temor a Deus.

1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS:

3- QUEBRA GELO: Quem faz o quê?
Levar várias imagens (ou objetos e palavras) de coisas que alguns profissionais fazem, por exemplo: imagem do espaço, imagem do barbeiro, imagem do hospital, imagem do pet, etc. Leve também imagens dos profissionais quer trabalham nesses lugares que você levar. Cole uma fita atrás das figuras e deixe elas misturadas em um quadro e pergunte para as crianças o que é cada imagem, depois diga que precisam colocar as imagens correspondentes uma ao lado da outra. Para que as crianças participem, leve bastante imagens e cada um irá ralacionar um profissional com um lugar.
Quando acabar, explique que cada profissional foi colocado ao lado do lugar que trabalha e que assim também é com Deus e nós, Ele nos escolhe para fazer algumas muissões específicas. Vamos ver isso na história de hoje!


VÍDEO: Deus fala com Moisés - Midinho, o pequeno Missionário




4- REFLEXÃO:
Para o professor: (Resumo)

Depois que Moisés fugiu do Egito, o povo hebreu que lá vivia, sofreu por muito tempo com a escravidão e começaram a clamar a Deus por ajuda, por livramento.

Certo dia, Moisés fazendo seu trabalho de pastorear as ovelhas do seu sogro Jetro, decidiu mudar de lado e foi até o Monte Horebe e teve uma visão fora do que seria algo normal, pois uma sarça ardia em fogo, mas não se queimava, então ele espantado se aproximou para ver de perto, mas uma voz lhes disse: Moisés, não chegue mais perto, tire as sandálias dos seus pés porque este lugar é santo!

Este foi então o primeiro encontro de Moisés com o Senhor, pois Deus estava naquele lugar e falava diretamente com ele.

O Monte Horebe simbolizava o lugar onde o povo de Deus poderia falar com Ele, o fogo simbolizava o próprio Deus por causa do Seu Grande Poder e a sarça provavelmente simbolizava o próprio povo, pois a sarça estava no meio do fogo, mas não queimava, então pode ser que era porque o povo de Deus pode passar por muitas aflições, como estava passando naquela época, mas Deus não permitiria que fossem totalmente destruídos.

Deus ordenou que Moisés voltasse para o Egito para pedir ao novo Faraó que deixasse Seu povo ir e prestar-lhe culto naquele mesmo monte, mas o alertou que endureceria o coração do Faraó.

Moisés estremeceu e quis sair fora dessa responsabilidade dando a desculpa de que não sabia falar direito, aí Deus disse que o irmão dele Arão falaria por ele. Deus fez alguyns milagre ali no hora para mostrar a Moisés que Ele era muito poderoso e que estaria com Moiséso tempo todo.



5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA:

Quem aqui já se recusou a fazer alguma coisa por medo? (Aguardar participações)

O medo é algo que todos nós já sentimos em algum momento da nossa vida. Sentir medo, às vezes, pode livrar a gente de fazer alguma coisa errada, neste caso, o medo não é ruim, mas sentir medo o tempo todo ou de fazer algo importante na nossa vida pode nos trazer algum prejuízo, isto é, podemos deixar de ter alguma experiência legal por causa do medo.

No caso de Moisés, ele teve medo de voltar ao Egito porque tinha fugido de lá e o novo Faraó que era alguém que ele conhecia poderia mandar matá-lo assim como o antigo Faraó fez.

Depois que Moisés teve esta experiência com Deus, ele passou a ser um homem que temia ao Seu Deus. Temer a Deus não é ter medo dele e sim, ter respeito e reverência a Ele, pois Ele é O Grande Deus.

Quando tememos a Deus, agimos conforme a nossa fé nEle, crendo que Ele é poderoso para nos salvar, para nos curar e nos libertar das armadilhas do nosso inimigo. E o temor a Deus nos livra de cometer pecados.


6- APELO:
Perguntar se alguma criança costuma ter medo de alguma coisa que a faz ficar triste e orar com ela.


7- DESAFIO:
Nesta semana, ore a Deus todos os dias para que ele troque o seu medo por temor a Ele.


8- ATIVIDADE:
Sugestão 1:  Montar uma árvore. Com a mão e o pulso desenhar o tronco de uma árvore e pintar de marrom. Levar folhinhas bem pequenas de plantas de verdade para colarem formando o arbusto. Depois com tinta guache das cores vermelha, laranja e amarela, carimbar com a ponta do dedo em volta do arbusto para parecer que são as chamas.

Imagem: Pinterest

.



Aula 4 / 11

MOISÉS VOLTA PARA O EGITO – AS DEZ PRAGAS / DÚVIDA


Base Bíblica: Êxodo 4:27-31 / 5:1-23 / 6:1-13 e 28-30 

1ª PRAGA – Êxodo 7:1-25 – as águas viraram sangue

2ª PRAGA – Êxodo 8:1-13 – as rãs

3ª PRAGA – Êxodo 8:14-20 – os piolhos

4ª PRAGA – Êxodo 8:21-32 – as moscas

5ª PRAGA – Êxodo 9:1-7 – morte dos rebanhos

6ª PRAGA – Êxodo 9:8-17 – feridas pelo corpo

7ª PRAGA – Êxodo 9:18-35 – tempestade de granizo

8ª PRAGA – Êxodo 10:1-20 – os gafanhotos

9ª PRAGA – Êxodo 10:21-29 – total escuridão/trevas

10ª PRAGA – Êxodo – 11:1-10 e 12 – morte dos primogênitos




RECURSOS:  Números em EVA correspondentes a cada praga que estão no almoxarifado.


OBJETIVO: que a criança aprenda que duvidar de Deus diminui a nossa fé nEle.

1- ORAÇÃO:
2- CÂNTICOS: No Egito escravo fui


3- QUEBRA GELO: DÚVIDA ou CONFIANÇA (usar um ponto de interrogação gigante e o símbolo da confiança também gigante – ver imagem abaixo)

Uma pessoa pendura no pescoço ou segura na mão o ponto de interrogação que será a DÚVIDA e outra pessoa segura o símbolo do aperto de mão que é a CONFIANÇA.

A DÚVIDA entra e começa a questionar a si mesma; será que eu devo ir naquele passeio? Não sei se vai dar certo eu fazer o trabalho no computador! Qual cor eu escolho daquela blusa?

Em seguida a CONFIANÇA e pergunta: Oi, DÙVIDA, tudo bem? Por que você está aí se questionando tanto?

A DÙVIDA responde: Eu estou bem, quer dizer, acho que estou! Preciso tomar algumas decisões, mas como sempre estou em dúvida!! (coçando a cabeça)

A CONFIANÇA começa a incentivar a DÙVIDA a ter mais confiança nela mesma dizendo que não é tão complicado decidir e arriscar, mas que ela pode usar a oração e falar com Deus para que o Espírito Santo a ajude a ser mais confiante e ter fé em Deus, a confiar que Ele sempre tem o melhor para nós!

Conclusão: não é proibido ter dúvida, pois nem sempre podemos confiar nas pessoas e no que elas dizem, mas podemos confiar em Deus, pois Ele sabe de tudo o que acontece na nossa vida, Ele sabe o futuro, então Ele nos auxilia através de várias maneiras para tomarmos decisões corretas, por exemplo – coloca uma pessoa para nos ajudar; através da oração, Ele derrama paz em nossos corações; pela leitura da Palavra, Ele nos dá uma resposta quando lemos um versículo ou um texto, etc.


4- REFLEXÃO:

Para o professor: (Resumo)

Moisés teve uma experiência sobrenatural no Monte Horebe quando viu a sarça ardendo em fogo, mas não queimava. Deus falou pessoalmente com ele, dizendo para voltar ao Egito, pois iria falar com o Faraó. Moisés ficou maravilhado com a visão que teve, mas ficou com dúvidas quando Deus disse que ele seria usado para libertar o seu povo do Egito, chegou até dar desculpas que não sabia falar direito e que não era conhecido entre os hebreus. Porém, Deus mostrou a Moisés alguns sinais que ele faria na frente dos hebreus e na frente dos egípcios para que todos soubessem que Deus estava com ele, inclusive apareceu em visão para Arão, irmão de Moisés, orientando-o a se encontrar com ele, pois iria ajudá-lo a libertar os hebreus da escravidão pedindo ao Faraó que deixasse seu povo ir embora. Deus avisou Moisés que endureceria o coração do Faraó, que este não deixaria o povo ir tão facilmente, e que enviaria pragas para demonstrar o poder de dEle (Deus) diante de todo o Egito e assim aconteceu.


5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA:

Quem já ficou em dúvida em obedecer a uma ordem? Por quê? (Aguardar participações) Quando recebemos uma ordem dos nossos pais, por exemplo, devemos obedecer, não é mesmo? Porém, às vezes, ficamos em dúvida porque pode ser algo que nos traga medo e desconfiança se será bom ou não para nós, aí é onde começamos a questionar se vamos ou não obedecer aquela ordem, se vamos nos dar bem ou não!

Diante de alguma dúvida sempre é importante buscarmos a vontade de Deus, e como fazemos isso? Falando com ele, não mesmo? Quando vocês tem uma dúvida na sala de aula com alguma lição, vocês não questionam a professora? Aí, ela explica de novo até que vocês entendam, certo? Assim foi com Moisés, ele começou a questionar Deus sobre algumas dificuldades que ele tinha, porém, Deus, com muita paciência (apesar de ter ficado um pouco chateado com ele) explicou que enviaria o irmão dele, Arão, para ajudá-lo naquela missão tão difícil, porém importante para o seu povo. Por fim, a dúvida de Moisés transformou-se em confiança em Deus diante dos sinais que foram feitos no Monte Horebe. Algumas vezes, Deus vai dar alguns sinais para nos ajudar a tomar decisões importantes para nossa vida, pois Ele se preocupa com cada um de nós e sempre fará o melhor, mesmo que seja algo muito difícil de realizarmos.


6- APELO:
Perguntar se alguma criança se sente insegura para tomar decisões e ensiná-la a orar pedindo a ajuda de Deus.


7- DESAFIO:
Nesta semana, quando vocês tiverem alguma dúvida sobre algo, primeiro conversem com um dos pais, se assim mesmo ainda continuarem com dúvida, converse com Deus em oração e aguarde até que a dúvida se transforme em confiança.


8- ATIVIDADE: Ver Vídeo abaixo:

Sugestão 1: Levar as partes recortadas do sapo para que as crianças montem. Não esquecer os canudos. 

Imagem: Pinterest/Nicrolandee








Aula 5 / 11
O ÊXODO – OBEDIÊNCIA

Imagem: Hitórias Bíblicas para Crianças


Base Bíblica: Êxodo 12 (Fazer a leitura na Bíblia usando os fantoches)

RECURSOS: Bíblia Ilustrada (está no armário); Cordeiro (está no almoxarifado interno); Pães (está no almoxarifado externo) e Ervas (usar folhas de verdade), Mapa do Êxodo.

Versículo para memorizar:

OBJETIVO: que a criança aprenda sobre ser obediente às ordens de Deus.

1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS: No Egito escravo fui

3- QUEBRA GELO:


4- REFLEXÃO:

Para o professor: (Resumo)

Como já aprendemos nas aulas anteriores, após Deus enviar a décima praga, o Faraó deixaria o povo hebreu ir mbora do Egito, pois a morte dos primogênitos foi doloroso demais para os egípcios, tanto que eles mesmos mandavam os hebreus irem embora e estavam com medo do Deus de Moisés.

Deus ordenou que cada família tomasse um cordeiro e preparasse com ervas amargas e com pão sem fermento para cearem naquela noite onde o anjo da morte passaria pelo Egito a matar todos os filhos mais velhos dos Egípcios e também ordenou que passassem o sangue do cordeiro nos umbrais (batentes) das portas para que seus filhos primogênitos não fossem mortos. Esta foi a primeira páscoa.

(Fazer a leitura da Bíblia com os fantoches, faça a leitura e os fantoches irão interrompendo fazendo perguntas!)


5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA:

O que é ser obediente? Vocês obedecem a uma ordem rapidamente? (Aguardar participações - usar os fantoches se quiser)

Deus conhecia o seu povo, o povo hebreu que estava sendo escravizado no Egito, por que Ele mandou passar o sangue do cordeiro no batente da porta? Deus estava testando a obediência do seu povo, assim como Ele faz até hoje! Ser obediente é ser confiável, ser obediente a Deus é ser submisso a Ele, é ser alguém que vive de acordo com às ordens e ensinamentos do Senhor que estão em Sua Palavra, a Bíblia.

Se você desobedecer o papai ou a mamãe, provavelmente receberá um castigo ou uma repreensão deles, não é verdade? Assim foi com o povo hebreu, se alguém deixasse de cumprir a ordem que Ele deu de passar sangue nos batentes das portas, sofreria as consequências perdendo o filho mais velho.

Devemos sempre ser obedientes a Deus para não sofrermos as consequências do pecado, pois ser desobediente também é um pecado.


6- APELO:

7- DESAFIO:


8 – ATIVIDADE: Montar uma porta de papel

Material: Papel Cartão ou cartolina, tinta guache, canetinhas e lápis de cor.

Montagem: Levar a porta recortada ou molde da porta um pouco menor que a folha de sulfite. Desenhar a porta e o batente e a moldura de pedra. Pincelar com guache vermelho apenas o batente da porta que simboliza o sangue do cordeiro.







Aula 6 / 11

O MAR VERMELHO – ALEGRIA

Imagem: miriangalli.blogspot.com


Base Bíblica: Êxodo 13:17-22 / 14 / 15:1 e 2 (Fazer a leitura na Bíblia)



RECURSOS: Bíblia Ilustrada (está no armário)

Versículo para memorizar:


OBJETIVO: que a criança compreenda que devemos nos alegrar pelas conquistas e que Deus se alegra com o nosso esforço.

1- ORAÇÃO:

2- CÂNTICOS: No Egito escravo fui

3- QUEBRA GELO: Vídeo Midinho O Pequeno Missionário
https://youtu.be/XIRZlXMyIOo


4- REFLEXÃO:

Para o professor: (Resumo)

Quando Deus libertou os hebreus do Egito e eles saíram em direção ao deserto, o Senhor fez com que pegassem um caminho mais longo para que não enfrentassem logo de cara os inimigos que estavam no caminho mais curto. O momento era de ansiedade, pois não sabiam o que realmente iriam encontrar pela frente, mas em todo tempo, Deus falava com Moisés para que fizessem o que Ele mandasse.

O Faraó teve o coração endurecido novamente, pois Deus ainda tinha um grande sinal para fazer diante dos egípcios o qual faria com que o Faraó declarasse o quanto o Deus de Israel era poderoso e que não existia outro deus como Ele.

Os egípcios se arrependeram de deixar o povo hebreu ir embora e começaram a persegui-los pelo deserto.

Deus foi com o seu povo, conduzindo aquela multidão em direção à terra prometida, colocou uma nuvem para protegê-los durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite. Quando os hebreus viram que os egípcios os perseguiam, começaram a murmurar dizendo a Moisés que saíram do Egito para morrerem no deserto.

Deus disse a Moisés para estender o seu cajado em direção ao mar, pois Ele os fariam passar em terra seca. Assim aconteceu, o mar se abriu, e a Bíblia diz que o anjo do Senhor e a nuvem que iam na frente do povo, ficaram após eles que marchavam no meio do mar aberto.

Quando todos passaram, Deus mandou Moisés estender o cajado novamente e o mar engoliu os egípcios que perseguiam o povo hebreu. Este foi o grande sinal que Deus operou mais uma vez diante dos egípcios e diante do seu povo. Foi Deus quem deu o grande livramento ao povo hebreu, o povo não fez nada, pois foi o próprio Deus quem lutou por eles!


5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA:

Quando recebemos algo que nos foi prometido, ficamos alegres, não é mesmo? Assim foi com o povo hebreu, eles ficaram tão felizes quando atravessaram o mar vermelho que começaram a cantar e dançar louvando a Deus pelo grande livramento que Ele deu ao seu povo.

Deus é bom para nós também, por isso nos alegramos quando estamos na igreja, na célula, em casa… Quando louvamos a Deus, Ele fica muito feliz e esta alegria que vem dEle enche o nosso coração de alegria também, pois lá no passado Ele prometeu enviar um salvador para todos e cumpriu com sua promessa enviando Jesus!

Devemos ficar alegres pela salvação em Cristo Jesus. Uma maneira de demonstrarmos gratidão a Deus por ter uma casa, uma família, amigos, brinquedos, é louvando a Ele.


6- APELO:

7- DESAFIO:

8 – ATIVIDADE: Montar duas colunas no papel sulfite.

Material: sulfite, algodão ou lã branca, pedaços de papel colorido ou eva picados nas cores vermelho, laranja e amarelo, cola e tesoura.

Montar as colunas de nuvem e de fogo na folha de sulfite, uma ao lado da outra. Na nuvem, usar algodão ou lã branca picada, na coluna de fogo, usar os papéis ou eva recortados.
Imagem: adaliahelena.blogspot.com
Imagem: Pinterest




Aula 7 / 11

O MANÁ – MURMURAÇÃO


imagem: miriangalli.blogspo.com

Dinâmica : Pegue quantos puder
Separar bastante bolinhas de 2 cores diferentes. Separe em dois grupos. Uma cor para cada grupo. Faça duas filas com as crianças uma do lado da outra, pois irão passar as bolinhas um por um até chegar no último. Começa com todas as bolinhas em um balde, isto é, um balde para uma cor e um balde para outra cor. Acaba quando você falar PAROU! Conte as bolinhas de cada grupo.

Explique que não ganhadores, pois todos se esforçaram para pegar as bolinhas e passar um pelo outro até o final e que isso foi o mais importante.

Diga que irá continuar ensinando sobre a história de Moisés e o povo Hebreu que havia aacabado de atravessar o mar vermelho e agora estava no deserto com fome e sede. Acess o link abaixo e continue a história.



VER AULA NO LINK ABAIXO:



ATIVIDADE: Criar um desenho que represente o povo colhendo o maná e as codornizes. Levar pipocas estouradas para as crianças colarem no desenho representando o maná. Levar moldes de codornas para as crianças preencherem o desenho com elas.


Aula 8 / 11
O BEZERRO DE OURO – IDOLATRIA

O Bezerro de Ouro - Midinho O pequeno missionário 

Aula no link abaixo




Aula 9/11
OS DEZ MANDAMENTOS – LEI

Vídeo Midinho O Pequeno Missionário - Os Dez Mandamentos

Aula no link abaixo




Aula 10/11
A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO - ADORAÇÃO

Vídeo O Grande Livro - A Construção do Tabernáculo


Aula no link abaixo


Aula 11/11

                  OS DOZE ESPIAS - FRAQUEZA

Aula no link abaixo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário