AULA 1 / 5
Uma Ótima Notícia!
( ANJO) _ Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.
Então Maria disse para o anjo:
( MARIA) _ Isso não é possível, pois eu nem me casei com José ainda (sou virgem) como posso ter um filho?
O anjo respondeu:
( ANJO) _ O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de Santo e Filho de Deus. Fique sabendo também que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível.
O Nascimento de Jesus!
Lucas 2:1-20
E subiu também José da cidade de Nazaré a Belém para alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Andaram cerca de 145 km.
E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
E o anjo lhes disse: Não tenham medo, porque trago notícias de grande alegria, que será para todo o povo: nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor!
E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens!
E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros:
E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.
E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino ouviram;
E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam.
E, quando os oito dias foram cumpridos, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.
Jesus Ganha Presentes!
Pergunte para as crianças que tipo de presente elas mais gostam de ganhar. Dê oportunidade para que todos falem.
Ouro, incenso e mirra - significado
OBJETIVO DA AULA: Que as crianças possam compreender osignificado dos presentes oferecidos a Jesus pelos sábios. Além disso,que possam compreender como a obediência a Deus ao seguirem a estrela os conduziu a Jesus. Ser guiado através da obediência é sempre o melhor caminho.
1-ORAÇÃO
2-CÂNTICOS
3-QUEBRA GELO:Guia de cego. Separar vendas para os olhos. Uma criança deve guiar a outra que está vendadano meio de obstáculos de cadeiras. Enfatizar que aquele que está sendo guiado deve seguir fielmente as ordens daquele que o guia.
4-HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 2:1-23
Pergunta: que tipo de presentes nós levamos para as criançasrecém nascidas ou mesmo no aniversário de 1 ano quando vamos visitá-las ? aguarde respostas
Os sábios eram estudantes das estrelas,os cientistas da época. Eles foram obedientes quando guiados pela estrela e assim chegaram a Jesus e a ele entregaram presentes.
Mateus 2:11: “ E, entrando na casa (obs: e não na manjedoura), acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra”.
Além de serem obedientes a Deus seguindo a direção de dele através da estrela, ainda chegaram o prostraram-se diante dele como se faz diante de um rei em sinal de respeito e ainda oadoraram (expressaram um amor muito grande por ele).
Cada presente tinha um significado em relação a pessoa de Jesus.
OURO (mostrar figura)
MATERIAL: É um metal usado para ornamentação. Foi usado nos móveis mais importantes do tabernáculo de Moisés (Ex 25) e do templo de Salomão (1Rs 6). O ouro desde bem cedo se tornou valioso como artigo de trocas, pois tinha muito valor e tem até hoje!
SIMBOLOGIA DO PRESENTE: o ouro sendo um metal precioso (caro) e puro quando ofertado a Jesus mostrava que ele era: perfeito, divino, puro. Os evangelhos nos falam da divindade de Jesus rei dos judeus. Caracteriza aquilo que Jesus é desde a eternidade: o Rei. Assim a finalidade de sua vinda foi estabelecer o Seu reino divino sobre esta terra. O ouro é um presente digno de um rei. O presente demonstrava que os sábios reconheciam que Jesus era um Rei! Também serviu como moeda de troca para José e Maria, pois estavam em outro país e precisavam pagar as despesas.
INCENSO (mostrar figura)
MATERIAL:A substância resulta da exsudação (aquilo que sai, que goteja) resinosa de certas árvores e ao ser queimada como parte de cerimônias litúrgicas ou nos sacrifícios religiosos, desprende um odor penetrante. As árvores da qual retiram-se o incenso são espécies encontradas no sudoeste da Arábia, na Abissínia e na Índia. A resina aromática (extremamente cheirosa) branco-amarelada era obtida mediante incisão(corte) da casca.O incenso tem um alto teor de óleos voláteis e propaga um aroma agradável que fica impregnado nas vestes como perfume. Tem propriedades medicinais.
USO NA BÍBLIA: A palavra hebraica para incenso é derivada das palavras “branco, brilhante”era um elemento comum do ritual do Antigo Testamento. Era uma oferta cara e um sinal que reconhecia essencialmente a divindade de Deus (cf.Ml 1.11). Entre os israelitas, somente aos sacerdotes era permitido oferecer incenso.
O incenso é usado nas Escrituras como símbolo da oração, era queimado para realizar orações. Fazia parte da composição do azeite santo da unção (Êx 30.34), e também era queimado, juntamente com outras substâncias, durante a oferta de manjares (Lv 6.15). O incenso era colocado em forma purificado sobre os pães da proposição, no tabernáculo (Lv 24.7). Se por um lado agradava aos sentidos (Ct 3 6; 4.6,14), por outro lado também simbolizava o fervor religioso (Ml 1.11)
SIMBOLOGIA DO PRESENTE:1-Perfeição: como o significado da palavra “incenso” era “branco e brilhante” representava a humanidade sem pecado de Jesus, sua santidade e perfeição. Ele, o Filho de Deus, foi o “Cordeiro sem defeito e sem mácula”, branco e brilhante, puro e perfeito ( 1 Pe 1.19).
2-Sacerdócio: no A.T. somente os sumos sacerdotes (homens separados ) podiam oferecer os sacrifícios do povo a Deus. Eles eram considerados os mediadores (aquele que está no meio) entre o sacrifício do povo e Deus. Quando veio ao mundo, Jesus foi considerado o nosso sumo sacerdote. Só que Ele não oferecia o sacrifício a Deus, mas ele se tornou o próprio sacrifício oferecido a Deus pelos nossos pecados. Assim o incenso dado como presente a Cristo pelos magos (Mt 2.11) tem sido interpretado como símbolo de seu ofício sacerdotal. Assim como os sacerdotes levíticos, Jesus ofereceu um sacrifício para satisfazer a Lei de Deus ao oferecer a Si mesmo por nossos pecados (Hebreus 7:26-27). Ao contrário dos sacerdotes levitas, os quais tinham que continuamente oferecer sacrifícios, Jesus só teve que oferecer o Seu sacrifício uma vez, ganhando a redenção eterna por todos os que se aproximam de Deus através dEle (Hebreus 9:12).
3-Aroma agradável: E por onde ele andava deixava um aroma agradável da sua presença, do seu amor. Assim como o aroma do incenso chegava a Deus e o agradava, Jesus agradou a Deus com sua vida , pois procurava fazer a vontade de Seu Pai:“…contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua” (Lc 22.42).Por isso Ele foi“…obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2.8).
Em tudo o que Jesus fez e disse, em todos os Seus passos e obras, Ele foi um aroma agradável diante de seu pai.
Aplicação:Como cristãos somos chamados a nos tornar semelhantes ao Senhor em obediência e fidelidade, para sermos um “aroma suave de Cristo”.
MIRRA (mostrar figura)
A mirra sendo uma erva amarga representava os sofrimentos e amarguras que Jesus iria sofrer.
MATERIAL: é proveniente de algumas espécies de árvores baixas da família das burseráceas nativas dos desertos da Arábia e de partes da África, cuja casca exsuda (sai, goteja) resina aromática (cheirosa) e com gosto amargo. A goma goteja do arbusto no chão, onde endurece para formar uma resina oleosa. A cor varia do amarelo ao castanho-avermelhado
Mirra é uma palavra árabe que significa amargo, e é considerado um curador de feridas por causa de sua forte anti-séptico, adstringente e anti-inflamatórias. Os chineses usaram durante séculos para tratar ferimentos, hematomas e sangramento e aliviar o inchaço doloroso.. Usada como ingrediente em perfumes, pomadas,tônicos e outras preparações farmacêuticas.
Os egípcios usavam como material para embalsamar .
Uso na bíblia: A mirra era um ingrediente do óleo da santa unção (Êx 30.23-33). Era muito procurada por causa de suas qualidades aromáticas (Sl 45.8; Pv 7.17; Ct 3.6, 4.14; 5.5,13), e era uma das substancias empregadas nos ritos de purificação das mulheres (Et 2.12), como também na preparação de cosméticos e embalsamamento . e foi uma das especiarias usadas por ocasião do sepultamento de Jesus (Jo 19.39).
Simbologia do presente:Esta erva amarga fala dos sofrimentos de Jesus que foi perseguido por Herodes ainda como bebê, de modo que seus pais tiveram de fugir com ele para o Egito (Mt 2.13).
Quando adulto os fariseus e escribas o perseguiam (por exemplo, Jo 5.16) e até tentaram matá-lo (v. 18). Antes da crucificação deram a Jesus “vinho com mirra, ele, porém, não tomou” (Mc 15.23). Ele se tornou pecado por nós (2Co 5.21), e carregou “em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados” (1 Pe 2.24)até as últimas consequências.
Na sua primeira vinda, Jesus foi como que envolvido por mirra, Ele foi cercado de muitos sofrimentos.
Assim como uma pomada embalsamamento isso significava que Ele nasceu para morrer para o mundo. Na verdade, Mirra era uma das especiarias sepultamento de Jesus (João 19:39).
Jesus é nosso Rei Salvador que em sacrifício de morte, nos regatou do Reino das trevas, para o reino da vida eterna.
Resumo
Os sábios ao darem seus presentes a Jesus estavam fazendo um ato profético, anunciando que nascera um Rei (Senhor-ouro), Sacerdote (humanidade perfeita-incenso) e Salvador (destinado a sofrer-mirra).
5-CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA:
Os sábios deram presentes muito importantes para Jesus. E nós estamos dando presentes para alegrar Jesus todo dia?
6-APELO: Quem aqui ainda não deu o coração para receber o amor de Jesus?
7-DESAFIO: desafie as crianças nesta semana a serem mais obedientes e com isto estarão agradando o aniversariante que é Jesus.
8-ATIVIDADE:
1-Fazer saches perfumados para a gaveta. Com algodão ou manta acrílica e perfume (cuidado com alergia). Leve os saquinhos prontos. Leve o sagu perfumado em um pote de sorvete e colheres para que cada um monte os seus saches. Leve fitas coloridas já recortadas para fecharem os saquinhos com um laço.
Como fazer sachê perfumado com amaciante: Passo a passo
- Coloque os 500 mg de sagu em uma tigela e adicione uma tampa com amaciante;
- Pegue a colher e mexa à mistura até que o amaciante se espalhe por todas as bolinhas;
- Coloque as bolinhas de sagu dentro de um saco plástico e deixe o material vedado por 24 horas;
- Pegue o tecido TNT e com a ajuda de uma régua, caneta e tesoura, recorte quadrados de 10 cm e cole as laterais e fundo formando um saquinho;
- Em cada quadrado de tecido TNT cortado, com a ajuda de uma colher coloque um pouco da mistura de sagu;
- Por fim, feche o quadrado de tecido TNT com laço (fita de cetim ou barbante).
AULA 5/5
Base Bíblica:
OBJETIVO:que a criança possa revisar as aulas do natal a partir da história contada sob o ponto de vista DO ANJO. A lição é um ajuntamento das últimas aulas estudadas. As próprias crianças podem ir ajudando a contar a história.
1-ORAÇÃO:
3-QUEBRA GELO: Dizer para as crianças que elas irão entrar em uma máquina do tempo e desembarcarão lá no tempo do nascimento de Jesus . Esconda a lição atrás de uma cortina. Faça um suspense. Dizer que elas ajudarão a contar a história do nascimento de Jesus.
4- REFLEXÃO: “para a reflexão monte vários cenários nas mesas: A casa de Maria . A cama de José . A cidade de Belém. A cidade de Jerusalém. A casa onde Jesus recebeu os sábios. Pode-se usar diferentes recursos em cada cenário: bonecos de tudo, bonecos no CD, imantógrafo com cenário, figuras....precisará de 7 anjos e um móbile de anjos ”As crianças podem ir andando até as mesas a medida que a história é contada.
Na bíblia os anjos sempre estão envolvidos em lindas histórias. Hoje nós vamos fazer uma revisão sobre o nascimento de Jesusnos livros de Mateus e Lucas e ver onde os anjos estavam presentes e junto com eles embarcar numa viagem no tempo e chegar até o nascimento de Jesus.
Os anjos são seres criados por Deusantes de Adão e Eva serem criados. Deus fez milhões de anjos para amar, adorar, louvar, obedecer e servir a Ele. Deus nos conta o nome de dois de seus principais anjos: Miguel, que é o encarregado de cuidar de Israel e ooutro mensageiro Gabriel, que comunica as mensagens especiais de Deus a seus servos.
Os anjos são seres espirituais; não podemos vê-los. Porém, Deus pode dar-lhes corpos temporários e fazê-los parecer pessoas. A maioria dos anjos são bons. Mas a há alguns que são maus. Numa ocasião, Lúcifer, um anjo importante, se rebelou contra Deus e se tornou Satanás. Muitos anjos (talvez um terço – Apocalipse 12.4) seguiram Satanás e foram expulsos do Céu (Apocalipse 12.7-9). Mas hoje vamos falar sobre os anjos bons, aqueles que adoram a Deus e cuidam de nós. Vamos começar a viagem....
MESA 1- CASA DE MARIA. Maria estava em sua casa em Nazaré e apareceu a ela um ANJO chamado Gabriel que foi enviado por Deus para dar a ela a noticia que ficaria grávida pelo poder de Deus . O anjodisse para que não tivesse medo. Seu filho seria chamado Jesus o Cristo.
Então Maria disse para o anjo que aquilo não seriapossível, pois ela nem era casada com José. O anjo respondeu: que o Espírito Santo viria sobre ela, e o poder do Deus Altíssimo a envolveria. Maria respondeu: Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer! E O ANJO foi embora.
MESA 2- CASA DE JOSÉ.José, seu marido, foi visitado em sonho por um ANJO que lhe disse: José, não tenha medo de receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. E José, despertando do sonho, fez como O ANJOdo Senhor lhe disse, e recebeu a sua mulher (casou-se com ela).
MESA 3- BELÉM/ MANJEDOURA COM ANIMAIS. E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade de origem. E subiu também José da cidade de Nazaré a Belém para alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Andaram cerca de 145 km.
E aconteceu que,quando chegaram a Belém,completaram os dias para que o bebê nascesse.
Começaram a procurar um lugar para ficarem hospedados, mas não encontraram nenhum lugar vago, pois a cidade estava cheia de gente por causa do alistamento. Bateram em várias hospedagens e receberam um “não” como resposta. O máximo que conseguiram foi um estábulo para passarem a noite. E ali naquele estábulo ao lado dos animais Maria deu à luz a seu filho, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura.
MESA 4- PASTORES.Havia naquela região pastores que estavam no campo cuidando de seus rebanhos naquela noite. E eis que O ANJO do Senhor apareceu a eles e disse que trazia uma noticia muito alegre: Jesus tinha nascido.Eles deveriam ir visitá-lo e o sinal que precisariam para identificar que o menino era o que estavam procurando era:” Vão achar o menino enrolado em panos, e deitado numa manjedoura.”E, no mesmo instante, apareceu UMA MULTIDÃO DE ANJOS, louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.
E os pastores foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.
MESA 5-PALÁCIO.Quando Jesus nasceu Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo havia no oriente alguns homens que estudavam as estrelas (Sábios do oriente). Eles viram uma estrela diferente no céu, ela tinha um brilho especial, e ela mostrava que um rei havia nascido. Assim, resolveram fazer uma longa viagem para visitarem o tal rei menino. Ao chegarem a Jerusalém perguntaram onde o menino, rei dos judeus, tinha nascido.
Esta notícia espalhou-se na cidade e o rei Herodes ficou muito preocupado. Então ele chamou os Sábios do Oriente para uma reunião secreta e perguntou qual o tempo exato em que a estrela havia aparecido; e eles responderam a ele. Depois os mandou a Belém para visitar o menino. Na sequencia deveriam voltar e contar onde o encontraram para que ele também fosse adorá-lo.
MESA 6- CASA ONDE JESUS RECEBEU A VISITA DOS SÁBIOS. O encontro com Jesus:Depois de receberem a ordem do rei, os Sábios do oriente foram na direção de Belém (mais de 100 km viagem). No caminho viram de novo a estrela, a mesma que tinham visto no Oriente. Ela foi adiante deles e parou acima do lugar onde o menino estava. Quando viram a estrela, eles ficaram muito felizes. Entraram NA CASA ( não é na manjedoura) e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: OURO, INCENSO E MIRRA.
E num sonho Deus avisou os Sábios do oriente para que não voltassem para falar com Herodes. Por isso voltaram para a sua terra por outro caminho.
MESA 7- A FUGA PARA O EGITO.Depois que os visitantes foram embora, um ANJO DO SENHOR apareceu num sonho a José e disse:— Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e fuja para o Egito. Fiquem lá até eu avisar, pois Herodes está procurando a criança para matá-la.
Então José se levantou no meio da noite, pegou a criança e a sua mãe e fugiu para o Egito. E eles ficaram lá até a morte de Herodes.
A matança das crianças Quando Herodes viu que os Sábios do Oriente o haviam enganado, ficou com muita raiva e mandou matar, em Belém e nas suas vizinhanças, todos os meninos de menos de dois anos. Ele fez isso de acordo com a informação que havia recebido sobre o tempo em que a estrela havia aparecido.
A volta do Egito Depois que Herodes morreu, um ANJO DO SENHOR apareceu num sonho a José, no Egito, e disse:— Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e volte para a terra de Israel, pois as pessoas que queriam matar o menino já morreram.José então foi para a região onde moravam antes:Nazaré.
5-CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA:os anjos ajudaram os personagens da história de hoje. Nós também podemos ser ajudados por eles pedindo a Deus que envie seus anjos para nos proteger e livrar do mal.
6-APELO:
7-DESAFIO: Desafie a criança a orar diariamente pedindo que os anjos do Senhor cuidem da vida delas.
8-ATIVIDADE:
B-Maiores: Infográfico do Nascimento de Jesus - cada uma fará o seu numa folha de A3
Para o conhecimento do professor - ANJOS
Os Anjos são seres criados
Antes de Adão e Eva serem criados, Deus fez milhões de anjos. (Apocalipse 5.11- Fala: “Milhões de milhões e milhares de milhares”) Ele fez essas criaturas celestiais maravilhosas e fortes para amar, adorar, louvar, obedecer e servir a Ele (Salmo 148.2/ Hebreus 12.22/ Apocalipse 5.11). Os anjos são superiores aos homens em poder e inteligência (2 Samuel 14. 17-20/ 2 Pedro 2.11), mas não são todo-poderosos ou oniscientes (Salmo 103.20/ 2 Tessalonicenses 1.7). Eles estavam presentes para rejubilar-se quando Deus criou o mundo (Jo 38.4-7).
Lúcifer e os Anjos Caídos - Numa ocasião, Lúcifer, um anjo importante, se rebelou contra Deus e se tornou Satanás (Isaías 14.12-15/ Ezequiel 28.12-16). Muitos anjos (Talvez um terço – Apocalipse 12.4) seguiram Satanás e foram expulsos do Céu (Apocalipse 12.7-9). Os que não seguiram Lúcifer são agora chamados de anjos santos.
Os Anjos Santos - O imenso exército de anjos não-caídos, ou santos, é conhecido pela sua reverência e obediência à vontade de Deus. Eles se alegram e louvam o nome de Deus (Salmo 103.21; 148.1-2). Um grande número deles permanece diante do trono de Deus, prontos para cumprir todas as Suas ordens (1 Reis 22.19)
Arcanjos - Deus nos conta o nome de dois de seus principais anjos. Miguel, que é o encarregado de cuidar de Israel (Daniel 10.13, 21;12.1/ Judas 9/ Apocalipse 12.7). E outro mensageiro Gabriel, que comunica as mensagens especiais de Deus a seus servos (Daniel 8.16;9.21/ Lucas 1.19,26)
Os Anjos tem Asas? - Alguns anjos, quando visíveis, possuem asas. Gênesis 3.24 fala de anjos especiais chamados querubins, enviados por Deus para guardar o caminho da árvore da vida. Muito mais tarde, quando Deus deu as ilustrações para a construção do tabernáculo, Ele ordenou que dois querubins de ouro fossem colocados sobre o propiciatório, um de frente para o outro. Com asas estendidas sobre o mesmo (Êxodo 25.17-20). Isaias 6.1-2 fala de Serafins (Êxodos 25.20/ Isaias 6.2 / Ezequiel 1. 5-6). Mas talvez, a maioria dos anjos não tenha asas, pois, não apareciam frequentemente como seres com asas, mas como homens.
Os Anjos tem Corpo? - Os anjos são seres espirituais; não podemos vê-los. Porém, Deus pode dar-lhes corpos temporários e fazê-los parecer homens. Abraão viu três homens (Gênesis 18.1, 2, 16, 22; 19.1/ Hebreus 13.2). Josué viu um soldado (Josué 5.13-15). Os pais de Sansão viram um homem (Juízes 13. 8-11). Elizeu e seu servo viram um exército inteiro com cavalos e carros! (2Reis 6.15-17). Anjos apareciam, algumas vezes, como homens comuns. Outras vezes eles brilhavam, luminosos e belos, como os que as mulheres viram no túmulo de Jesus (Mateus 28.2, 3/ Lucas 24.4). Os anjos estavam cercados de luzes brilhantes quando o nascimento de Jesus foi anunciado (Lc 2.9). O anjo que apareceu a Pedro na prisão estava também rodeado por uma luz. (Atos 12.7)
Como os Anjos Servem a Deus? - Os anjos são os mensageiros de Deus. Eles, às vezes, mostravam às pessoas as respostas de Deus aos problemas (Gênesis 22.11, 12/ Atos 10.3), contavam os planos especiais de Deus (Juízes 13.3/ Mateus 1.20, 21/ Lucas 1.11-13, 28), advertiam do perigo (Gênesis 19.1-17/ Mateus 2.13, 14), e revelavam o caminho de Deus (Gênesis 24.7/ Atos 8.26). Os anjos são também os auxiliares de Deus para consolar Seu povo nos momentos de necessidade e tristeza. Em Gênesis 28.11-13, Deus permitiu que Jacó visse anjos, seus auxiliares, subindo e descendo do Céu, ao prometer a Jacó seu cuidado constante. Um anjo abriu os olhos de Agar para ver um poço de água (Gênesis 21.17-19); um anjo levou alimento ao exausto Elias (1Reis 19.2-7). E Deus enviou anjos para salvar o Seu povo do perigo. Anjos fecharam a boca dos leões para não atacarem Daniel (Daniel 6.21, 22), e libertaram Pedro da prisão (Atos 12.7-10). Anjos também cuidaram do mendigo Lázaro na sua morte (Lucas 16.22)
Deus envia anjos para cumprir os Seus juízos. Um anjo matou um exército de 185 mil em uma noite! (Isaias 37.36). Quando Herodes se rebelou contra Deus, um anjo o feriu e ele morreu (Atos 12.21-23). O Livro de Apocalipse afirma que os anjos participarão dos juízos finais de Deus sobre a terra (Apocalipse 8.9)
Os Anjos Vigiam os Crentes? - Muitas vezes, quando os anjos de Deus apareceram ao Seu povo, as suas primeiras palavras foram “Não Temais”. Deus nos ama e quer que confiemos no Seu cuidado, e não tenhamos medo. Os anjos são uma maravilhosa demonstração da provisão amorosa de Deus para nós. Mesmo, atualmente, eles protegem e ajudam os que pertencem ao Senhor (Hebreus 1.13-14/ Salmo 34.7; 9.11). É possível que todos os que já nasceram de novo tenham anjos os protegendo (Hebreus 1.14). A palavra de Deus diz que as crianças têm anjos que estão sempre na presença de Deus (Mateus 18.10)
Como os Anjos se Comparam às Pessoas?
O quadro abaixo indica as semelhanças e
diferenças entre os anjos e as pessoas:
ANJOS |
PESSOAS |
Os anjos são mais poderosos do que os
homens, mas não são todo-poderosos. |
Os filhos de Deus são muitas vezes
protegidos por anjos. Os crentes serão um dia exaltados acima dos anjos. |
Os anjos não experimentam a salvação, pq
nunca pecaram; Jesus não morreu pelos anjos, mas eles estão interessados na
salvação (1 Pedro 1.12) |
Todos pecaram e precisam de salvação. O
Senhor Jesus morreu para pagar pelos nossos pecados (Romanos 3.23). |
Os anjos adoram a Deus (Hebreus 1.6) |
Devemos adorar a Deus e não aos anjos.
Cl2.18 |
Os anjos podem aparecer/desaparecer num
instante, eles, aparentemente, viajam, às vezes, entre |
Nossos corpos humanos estão limitados ao
tempo e ao espaço. |
A Bíblia nunca indica que os anjos podem
morrer ou serem mortos. |
Nossos corpos podem morrer, mas se
confiamos no Senhor Jesus, iremos estar com Ele. Recebemos corpos novos e
perfeitos, que viverão para sempre. Não seremos anjos. De fato, iremos julgar
os anjos.1 Co6.3). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário