REFORMA PROTESTANTE

 AULA 2 / 2 - 17/11/2019


A Reforma



BASE BÍBLICA: 
Romanos 1:17 / 8:1 e 2
1:17. "Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".
8:1 e 2. Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,
porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.


👉Versículo para memorizar: João 8:32
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”


ORIENTAÇÕES:
Para a classe dos maiores (8 a 10 anos), é possível se aprofundar mais no assunto e passar todas as informações contidas nesta aula. Para os menores (5 a 7 anos), talvez seja necessário resumir mais o conteúdo.

RECURSOS VISUAIS:
* As 5 solas; placa de "homens trabalhando" (para explicar sobre fazer uma reforma); placa de "95 Teses" (para explicar que Martinho Lutero escreveu 95 teses contestando a igreja); figura da igreja (para explicar o formato da igreja católica e que ela precisava de uma reforma); placas ecrito "reforma" e "protestante"; boneco que simboliza Lutero.
* Vídeo sobre a Reforma e Power Point (Ambos estão gravados no Notebook)
https://youtu.be/E08DgA4tMK4

Visuais: Bíblia, Boneco Martinho Lutero, placa – homens trabalhando, igreja, as 5 Solas

OBJETIVOS:
CONHECER: que a criança aprenda que somos chamados de protestantes por causa de Martinho Lutero que protestou a forma de como a igreja católica seguia os ensinamentos bíblicos.
SENTIR: que a criança sinta que é salva em Cristo Jesus.
AGIR: que a criança seja uma proclamadora do evangelho e confesse sua fé em Jesus.

1- ORAÇÃO:
Fazer um momento de oração onde as crianças participem com frases ou palavras de agradecimento e louvor a Deus.

2- CÂNTICOS:
A Reforma Protestante

3- QUEBRA GELO:
Uma bala para quem merece!
Escolha uma criança ou um monitor e lhe presenteie com algumas balas ou se achar melhor, alguns biscoitos.
Pergunte se ele(a) desobedece aos pais. Ele(a) vai responder que às vezes não, então tire um doce dele(a) e diga que ele(a) não merece, pois é desobediente.
Faça algumas perguntas que com certeza a criança ou o monitor não faz e vá tirando um doce por vez até acabar todos, sempre dizendo que ele(a) não merece, pois não consegue ser totalmente bom.
Explique que é apenas uma dinâmica, que depois todos ganharão os doces ou os biscoitos.
Ainda bem que Deus não fez assim com a gente, não é mesmo? Se ele só garantisse a salvação para as pessoas que fizessem tudo certinho, provavelmente ninguém seria salvo, não é verdade? Ainda bem que por nos amar muito, enviou Jesus para morrer pelos nosso pecados, apenas precisamos crer nEle e nos arrepender dos nossos erros.

4- REFLEXÃO: (Conhecer)
(Texto extraído do site ultimato.com.br - autorizado)
Professor(a) - Inicie falando sobre algumas reformas que vemos por aí, reformas em casas, prédios ou até mesmo em uma roupa. Mostre a roupa e pergunte o que leva uma pessoa a reformar algo. Aguarde as respostas e em seguida, enfatize que reformar é “dar forma melhor e mais aperfeiçoada; modificar algo estava em mau estado e pôr em bom estado”. (use o recurso Placa de homens trabalhando)

Hoje, eu quero falar sobre uma reforma que aconteceu na Igreja há muitos anos. Não estou falando de paredes quebradas, tijolos, cimentos ou coisas do tipo. Você pode imaginar que reforma foi essa? (Ouça as crianças, é possível que ela já tenha conhecimento básico do assunto. Reforce que foram necessárias mudanças, pois a Igreja não estava mais ensinando a Palavra de Deus – mostre sua bíblia – e as pessoas estavam se afastando cada vez mais do Senhor).

Há muitos e muitos anos, a Igreja Católica Romana ensinava que as pessoas deveriam fazer coisas para merecer a salvação e o perdão dos seus pecados. O que vocês acham que as pessoas deviam fazer? (Incentive a participação e reforce as boas obras). Mas a coisa piorou ainda mais quando chegou a compra das indulgências. (Peça para as crianças repetirem essa palavra e explique que a indulgência, ou o perdão dos pecados, era dada a quem fizesse as coisas certinhas para merecer ou para quem poderia comprar). Um grande “vendedor” de indulgências (Tetzel) gostava até de cantar uma musiquinha mais ou menos assim 
“Assim que uma moeda no fundo do cofre cai, uma alma para o céu vai”.

Em meio a tudo isso vemos um monge chamado Martinho Lutero. Ele morava na Alemanha. Lutero queria muito agradar a Deus, mas sempre se sentia culpado, com medo e isso lhe causava muito sofrimento. Ele pedia perdão a Deus toda hora e nunca se sentia perdoado, porque achava que não merecia, mesmo se esforçando tanto para ser uma boa pessoa. (Sente e levante algumas vezes como se estivesse pedindo perdão, com expressão de contrição e sofrimento. Peça para as crianças fazerem o mesmo). (Use o recurso – Boneco de Martinho Lutero)

Lutero começou a estudar mais e mais a Palavra de Deus. Ainda bem que ele tinha acesso à Bíblia, poucas pessoas tinham esse privilégio, não só porque tinham poucos exemplares, mas também porque não eram escritas na língua do povo. Lutero estudou, buscou a Deus de todo coração. E um dia ele leu: “visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá pela fé” (Rm 1.17). Uau! Finalmente Lutero entendeu que por ele mesmo não tem como ser justo, mas a salvação vem pela fé, pela fé em Jesus. Que alívio! (Mostre as palavras perdão, salvação e segurança e peça para as crianças dizerem o que essas palavras tem a ver com o que aconteceu com Lutero).

E agora, essa descoberta ficaria só para ele? De jeito nenhum! Lutero continuou seus estudos e escreveu 95 pontos que a igreja estava errando e que precisava corrigir. Ele foi até a porta principal da igreja e pregou lá. Esse era o costume da época, a porta da igreja era tipo um mural para a cidade. Isso aconteceu no dia 31 de outubro de 1517. Então, neste ano essa data tão importante está completando 502 anos.

No começo, parecia que ninguém se interessou, mas poucos anos depois essa boa notícia se espalhou e as pessoas começaram a seguir as ideias de Lutero. Isso não agradou a liderança da igreja. Lutero foi perseguido e corria perigo de morte. Eles pediram para Lutero negar o que tinha escrito e o que estava ensinando, Lutero disse que até poderia fazer isso se eles o convencessem, usando a Bíblia, que o que ele estava falando era errado. Mas eles não puderam fazer isso, não é crianças? Então, Lutero e outros tantos foram chamados de protestantes. O perigo continuou por um bom tempo, mas Lutero continuou a ensinar, escrever (inclusive para crianças!), compor músicas e traduzir a Bíblia para que mais pessoas pudessem ter acesso à Palavra de Deus.

5- CONTEXTUALIZANDO A HISTÓRIA COM A VIDA DA CRIANÇA: (Sentir)
Querem conhecer os cinco pontos que resumem bem esses ensinos?
(Use o recurso As 5 Solas)



Esse resumo é conhecido como As Cinco Solas. A palavra Sola quer dizer só, somente.
• Somente a Escritura (Sola scriptura): tudo o que somos, cremos e tudo o que fazemos precisa estar em obediência ao que a Bíblia diz. Ela é a Palavra de Deus, somente ela!
(2Tm 3.16-17)

• Somente Jesus (Solus Christus): não existe outra forma de termos o relacionamento consertado com Deus a não ser por meio de Jesus Cristo. (1Tm 2.5)

• Somente a graça (Sola gratia): graça é um presente que a gente não merece. Não somos salvos pelo que fazemos. A salvação é de graça, pela graça. Quem pagou o preço foi Jesus, na cruz, morrendo pelos nossos pecados. (Ef 2.8-9)

• Somente a fé (Sola fide): para sermos salvos, é preciso ter fé em Jesus Cristo. É Deus que nos dá fé suficiente para crermos em Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor: a fé é dom de Deus. (Gl 3.11)

• Glória somente a Deus (Soli deo gloria)
: tudo o que fazemos (tudo mesmo) é para glória de Deus, ele deve ser sempre o primeiro em tudo. (1Co 10.31)

Como vocês acham que estaríamos hoje se os reformadores como Martinho Lutero não tivesse protestado contra a forma como a Igreja Católica ensinava os fiéis? Se não houvesse a Reforma Protestante, hoje, assim como as pessoas daquela época, não teríamos acesso a Palavra de Deus e não saberíamos da verdade sobre salvação e perdão em Cristo Jesus. Por isso, todos os anos, no dia 31 de Outubro, relembramos os atos de fé e coragem dos reformadores, que se posicionaram contra a igreja e pregaram somente a verdade do evangelho que salva e liberta o pecador da morte eterna!

6 – APELO:
Perguntar se alguma criança ainda tem dúvidas sobre fé, arrependimento e perdão que Jesus nos oferece se crermos nEle como único e suficiente Salvador.

7 – DESAFIO: (Agir)
Nesta semana você irá apresentar a um amigo ou familiar As 5 Solas. Mostre a atividade que você irá fazer hoje e explique cada ponto.

8 – ATIVIDADE:
Sugestão 1: Montar o símbolo das Solas.
Material:

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